Bem-vindo!

Neste blog, poderemos contemplar a via láctea da literatura. Aqui, você poderá não só tecer análises críticas sobre as obras e os autores discutidos em sala, como também postar sugestões de leitura, links interessantes, propor debates sobre obras literárias, brincar de esconde-esconde numa nebulosa e voltar para casa em um lindo balão azul. Pegue carona na cauda deste cometa!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

AVISO A TODOS OS ACADÊMICOS

Pessoal, estamos recebendo alguns comentários que foram plagiados de outras fontes da internet. Acreditamos ser ótima a postura daqueles que pesquisam, porém é imprescidível que seja mencionado o artigo que foi pesquisado e, caso desejar, citar alguns trechos, colocando-os entre aspas.
Todos sabem muito bem qual é o objetivo deste projeto e para que serve este blog. Por favor, utilizem-no adequadamente.

Um comentário:

  1. Cinco minutos é o primeiro romance de José de Alencar e foi publicada em 1856.


    A obra é escrita por uma carta de uma prima, que revela o amor por uma jovem chamada Carlota, porém seu nome só é revelado no desfecho da história.


    A História começa no Rio de Janeiro quando o narrador perde o ônibus por estar atrasado cinco minutos e por esse motivo ele é obrigado a pegar o próximo. Ao entrar no ônibus se senta ao lado de uma mulher que logo se apaixona, porem ele teme que ela seja feia pois seu rosto estava com um véu e não consegue vê-lo, ela parte, mas pede que ele não a esqueça. Depois de um mês tentando descobri quem é sua amada, finalmente a encontra numa ópera, ela foge mas deixa cair um lenço com suas lágrimas. Depois de muitos desencontros o narrador conhece a mulher e se declara. Por carta ela escreve que a tempos já o amava mas não podiam ficar juntos porque ela tinha uma doença incurável, na carta ela dizia que estava partindo no mesmo dia para Petrópolis e que no dia seguinte ela partiria para Europa junto com sua mãe, e que se ele quisesse realmente viver esse amor que fosse até ela mesmo estando doente.
    O narrador vai a sua procura, durante a travessia ele encontra vário contratempos e milhares embaraços. Após muita procura eles se encontram em fim, passam dez dias a beira da morte, Carlota pede um beijo,e quando ele a beija, e como que por milagre ela se reanima e vive, eles se casam e vivem numa provinciazinha.

    Hevelin Leão
    6º Semestre

    ResponderExcluir