Bem-vindo!

Neste blog, poderemos contemplar a via láctea da literatura. Aqui, você poderá não só tecer análises críticas sobre as obras e os autores discutidos em sala, como também postar sugestões de leitura, links interessantes, propor debates sobre obras literárias, brincar de esconde-esconde numa nebulosa e voltar para casa em um lindo balão azul. Pegue carona na cauda deste cometa!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ALUNOS DO 2º SEMESTRE - comentários sobre leituras

CAROS ALUNOS DO 2º SEMESTRE,
Insiram aqui seus comentários sobre suas leituras. Ao final do seu comentário, assine com seu nome completo e RA.
Estamos todos ansiosos para saber a respeito de suas experiências literárias!
Abraços,

106 comentários:

  1. Thayssa D'avila - N20 - 3013030281
    O AMANTE - MARGUERITE DURAS

    Gostei muito de ler esse livro, pois conta a história de romance, entre uma menina de mais ou menos 15 anos que se envolve as escondidas com um homem dez anos mais velho que ela, meio que sem saber o que esta fazendo. O romance se passa em Saigon, e ela de família pobre, onde tentam ao máximo esconder as dificuldades da miséria, com uma mãe que luta para sustentar os 3 filhos, dois homens e a menina. Ela estuda no Liceu, e dorme la, mas depois que passa a se envolver com o homem mas velho, ela pede a supervisora do Liceu para deixa - lá dormir fora, mas não diz aonde e nem com quem, la ela encontra uma colega e a admira de uma forma, que quase a pede para se dormir com o amante dela, só por desejo, prazer, mas isso não acontece pois do nada a menina vai embora do Liceu. A história meio que começa de trás pra frente, contando quão velha ela já está, e no meio, são partes de vai e vem, onde ela conta o romance e a vida, as dificuldades. E no final ela viaja para Paris e não fica com o homem mas velho, nem as pessoas sabem, e termina com ele ligando pra ela, e dizendo que nunca amou ninguém como ama ela ate hoje, mesmo depois de anos e anos.
    Achei o romance bem interessante, envolvente, pois é um vai e vem para se entender a história, é meio embaraçoso, confesso, mas adorável.
    Aqui está meu comentário.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Tamires de Souza Silveira
    RA:9292608129
    Olá caro leitores,
    Gostaria de compartilhar com vocês o romance que li.O nome do livro é "O GRANDE MENTECAPTO,de FERNADO SABINO, inclivelmente magnífico!Amei essa leitura, uma leitura leve, gostosa e apaixonante.
    O livro conta a Estoria de um jovem chamado Geraldo viramundo(seu apelido já o caracteriza pelo fato de realmente ele mudar continuamente de cidade)desde de sua infância até o momento em que...(caro leitores, deixo uma brecha para que vocês imaginem o que se sucede depois)a maneira como o autor descreve os fatos é realmente encantadora, o Autor brinca com os nomes dos personagens e faz comentários muito inteligente e ao mesmo tempo engrassadíssimos!INCRÍVEL!!!
    Realmente foi uma das melhores leituras que fiz, EU RECOMENDO!
    BYE♥ E BOA LEITURA.

    ResponderExcluir
  3. Olá, achei muito interessante o livro que eu lí, é literatura americana, chama-se Jardim de ossos de Tess gerritsen. Conta a história de uma mulher recém separada que compra uma casa muito antiga e quando ela reolve fazer um jardim, ela encontra uma ossada de um humano com mais de 100 anos, ela conhece alguns moradores que sabem da história da casa onde mora, então ela busca uma resposta para o que ela encontrara em seu jardim. Este livro se passa nos dias atuais, e muda conforme o capítulo para o ano de 1830, onde neste ano conta a história de uma mulher que está prestes a dar a luz num hospital e está com sua irmã, nesta época a maioria das mulheres não resistiam após o parto, pois sofriam de uma febre puerperal e foi isso que matou a "Aurnia", após o nascimento de sua filha que se chamaria Margaret, começou a acontecer um serial killer na cidade, onde morriam todas as pessoas que sabiam a existênca deste bebe, a vida de Rose Connoly (irmã de aurnia) foi muito difícil, pois sem família e sem ajuda tinha que se sustentar e cuidar de sua sobrinha recém nascida, e o livro segue nesta linha em função de descobrir quem é o assassino, uma vez que por causa de sua pobreza Rose é acusada, assim como um amigo que fez e que tentou ajudá-la, um estudante de medicina.No desenrolar desta história, a resposta para a ossada do início aparece no fim do livro, uma vez que as histórias se cruzam. É relmente envolvente e interessante, o final é surpreendente, recomendo a todos que gostam de ler um bom livro.
    Obrigada.
    Wanyelle da Silva Xavier
    RA: 9301589574

    ResponderExcluir
  4. Larisse Albuquerque de oliveira - N20 - 3012000374

    vou comentar um pouquinho sobre o ultimo romance que li, chama se "O Anjo Mau" de Taylor Caldwell, uma escritora britânica. Bem o romance conta a trilha de terror provocada por um simples menininho que é um psicopata, seu nome é uma espécie de ironia da autora : Angelo Bruce Saint. sua mãe chama -se Kathy e o protege sempre com a desculpa de que ele é uma criança extraordinária, parece não perceber que há algo de estranho nas atitudes e olhares do filho, ela é inescrupulosa e muito cínica e daí vem as duvidas de que ele possa ter herdado tais características dela; já o pai de Angelo, Mark Saint, é um homem muito bondoso e justo que logo começa a perceber que seu filho não é normal e acha que está enlouquecendo quando pensa a respeito. Há também Alice, a tia do menino, desde que ele era um bebê ela o odeia e tem certeza de que Angelo fará algo de muito ruim em breve mas prefere não assustar Mark. Mas a situação fica tensa quando Alice descobre que Angelo matou o cachorrinho que ganhou do pai, o pobre Pettit teve o crânio esmagado por uma pedrada. Quando Angelo percebe que a tia ja sabe a verdade sobre ele tenta mata-la empurrando a contra a cerca que separava a casa de veraneio de uma escarpa.
    mas pendurada sob o penhasco ela usa psicologia reversa com o menino que desiste de apedrejar a tia temendo ser pego.
    as maldades do menino não param por ai, tenta matar uma professora que também suspeita dele, faz com que um menino se mude de escola depois de expor sua ficha escolar com os antecedentes de familia e por ultimo e não menos importante: quando Angelo descobre que a mãe está grávida, sente se ameaçado e com dois chutes na barriga da mãe acaba matando a irmã ainda no ventre, ao ver sua mãe caida, sentindo muita raiva e desespero sai correndo para chamar alguem e inventar nova desculpa mas um bendito tapete estava em seu caminho e Graças a Deus ele está fora da jogada. Ufa!
    bom o livro é otimo, um enredo bem construido, personagens complexas, e todo o climax das melhores historias de terror que já li.

    ResponderExcluir
  5. Marcos Aurélio Borges Ferreira N20 RA:3016124346

    O livro que estou lendo é de José de Alencar, com dois romances, o primeiro é Cinco Minutos e o outro é A Viuvinha. vou falar agora sobre o primeiro, certa vez um homem que sempre pegava o mesmo ónibus em Andaraí, isto é quando não o perdia pois odiava ficar preso a horário, murmurava sempre, este malditos relógio sempre querendo prender as pessoas, coisa inútil,uma simples agulha de aço com algumas engrenagens, marcando os passos da gente, um belo dia como de costume chegou atrasado ao ponto e perdeu o ónibus,logo chegou outro para Andaraí, sempre fechado em sí mesmo entrou no ónibus pagou e para não ficar ouvindo os casos do trocador foi logo para fundo e últimos bancos assentou-se, com o rosto virado para o lado das luzes, derrepente em um banco vago ao seu lado assentou-se uma mulher com um vestido de ceda e um perfume maravilhoso, colocou a sua mão próxima da sua, e um toque leve em minha mão aquela pele de veludo como pétalas de rosas, com o toque de sua pele, ele já se sentiu em outro mundo, discretamente virou o rosto e tentou ver seu rosto, mas foi uma luta infundada, pois tinha um véu cobrindo o rosto e um maldito e pequeno chapéu palha foi uma batalha sem vitória, com os olhos fechados ele imaginava como seria aquele romance lindo, ele ficou frio, derrepente ele vou voltou em sí, e pensando, e se ela fosse feia, fosse velha e se fosse uma outra coisa sei lá! bom começou a pensar, uma mulher bonita não se esconde deixa se admirar, não fica escondida como uma linda pérola dentro uma ostra, derrepente o meu rosto esta colado em seus ombros, um grito! rapidamente pediu perdão, por causa dos solavanco do ónibus se levando se aconchegou-se mais no canto de seu acento. Bom este romance mostra um homem solitário que busca um amor, sendo sendo capaz de viajar para vários lugares a procura desta mulher, assim que a encontra surgi muitas dúvidas, também muitas pergunta porque usa um véu e tudo mais é uma história muito legal recomendo.

    ResponderExcluir
  6. Esse projeto está me incentivando a ter prazer em ler um texto literário, pois antes confesso, não me cativava esse tipo de leitura pelo seu vocabulário muito culto e de dificil compreensão. Eu li " A Viuvinha " de José de Alencar, esse livro conta a história de um menino chamado Jorge, que foi criado pelo Sr. Almeida, melhor amigo de seu pai, devido à sua morte. O pai de Jorge havia deixado uma grande fortuna a ele, porém ao fazer 18 anos consome toda a sua herança com mulher, festa e bebida. Essa história só mudou quando Jorge se apaixonou por uma doce jovem chamada Carolina. O amor era tão intenso que decidiram então marcar a data do casamento.
    Tudo estava perfeito até que na vespera de seu casamento seu ex-tutor decide procura-lo para informar que ele estava falido e tinha sujado até o nome de seu falecido pai. Jorge ficou desesperado e o Sr. Almeida muito triste ao presenciar essa situação.
    No dia seguinte, Jorge deixa um bilhete à sua esposa avisando o seu suicidio, porém isso foi uma farsa. Ele foi para os Estados Unidos tentar recuperar seu dinheiro.
    Só após cinco anos ele decide voltar, quando já estava bem sucedido novamente. Jorge então vai ao encontro de Carolina, esclarece toda a história e para a alegria de ambos ficam juntos novamente e vão morar na Europa, na fazenda do Sr. Almeida.
    Recomendo a todos que leião esse livro, pois ele é muito interessante e envolvente.

    Renata Pinto Jara
    RA: 3006103778

    ResponderExcluir
  7. Daiane Quadros Miranda RA: 3017143494
    O PRIMO BASÍLIO DE EÇA DE QUEIRÓS
    Eça de Queirós foi um dos principais responsáveis pela introdução do realismo em Portugal, e O Primo Basílio foi um dos dois livros (sendo o outro 0 crime do Padre Amaro, também dele) que mais colaboraram para desbancar o romantismo de Camilo Castelo Branco ou Júlio Dinis e instalar em Portugal novos padrões de arte e de visão da sociedade e da vida. O Primo Basílio é um romance de Eça de Queirós. Publicado em 1878, constitui uma análise da família burguesa urbana no século XIX. Este romance é uma intervenção moralizadora dos costumes da burguesia média de Lisboa. Os personagens têm mais independência, autenticidade e mais verdade psicológica do que em qualquer dos outros romances, a sua galeria de tipos divide-se entre os que estimamos, os que detestamos e os que inspiram perdão e piedade:
    Luisa, Basílio, Jorge, Juliana, Julião, Ernestinho, Sebastião, Leopoldina e Acácio.
    Passado em Lisboa, nesta obra conta-se a história de um casal – Luisa e Jorge – A ação começa quando Jorge tem que viajar para o Alentejo (uma região portuguesa a noroeste de Lisboa) por motivos profissionais. Durante a ausência do marido, Luisa é inesperadamente surpreendida pela visita de Basílio, seu primo e amigo de infância com quem havia trocado algumas cartas românticas. Seduzida por este, Luisa acaba por cair em adultério. Mas, Luisa tinha uma criada, Juliana, que, rancorosa e mesquinha, ao descobrir o segredo dos dois amantes através de uma carta, faz chantagem, obrigando-a a servi-la como se fosse ela a dona da casa, e exigindo pelo seu silêncio uma quantia exorbitante. A pobre senhora sujeitou-se a todas as humilhações, mas não tinha tanto dinheiro. Pediu-o a Basílio, mas este, já entediado das relações com Luisa e também sem dinheiro, regressa apressadamente para França. Com a chegada do marido, a situação complicou-se ainda mais. Luisa começa a ficar doente abatida e sem apetite, fato que preocupa e indigna Jorge. Luisa, já desesperada, numa tentativa de solucionar o problema, conta tudo a Sebastião, um amigo de Jorge que, com a ajuda de um policial conhecido, consegue tirar a carta das mãos da criada. Assustada pela inesperada advertência sofre um ataque cardíaco e morre. O sucedido enche de alegria Luisa, que julga ver os seus tormentos acabados. Mas o destino não quis que fosse assim. Basílio tinha recebido na França uma carta de Luisa pedindo-lhe dinheiro, mais uma vez, à qual decide responder muito tempo depois de tê-la recebido. Nela promete enviar a quantia necessária para calar a criada. A carta acaba sendo lida por Jorge que, naturalmente, exige explicações à esposa. Vendo-se desmascarada, Luisa adoece e não resiste à morte. Após a sua morte, Jorge abandona a casa onde haviam vivido. Algum tempo depois, Basílio volta a Lisboa e procura a prima. Ao ver a casa fechada, é informado que ela havia falecido. Basílio responde com uma indiferença impiedosa à notícia.
    A leitura atende múltiplas finalidades, é uma atividade básica na formação cultural da pessoa.
    Espero que todos gostem, até a próxima!!! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Ana Luiza de Figueiredo Metzker n20 RA:3001817822
    Falar sobre Clara do Anjos de Lima Barreto é denunciar até os nossos dias, tantos preconceitos e tanta exclusão social por causa da cor, da classe,do lugar onde se mora.Lima Barreto, mesmo fazendo parte do pré-modernismo, nesta obra problematiza a realidade social e cultural brasileira, o que viria a acontecer com mais ênfase no modernismo. Parece estar tão longe de todos nós, mas infelizmente ainda é o que acontece nos bastidores da vida real. Lima é fantástico quando retrata com tanta riqueza de detalhes o Rio de Janeiro da boemia, da malandragem vestida de terno de linho e a famosa moda pastinha no cabelo, como era chamado o homem que usava gel e o cabelo meticulosamente partido ao meio.
    Clara dos Anjos, moça mulata, pobre, moradora do subúrbio do Rio,sem ambições, como tantas outras moças da época, sonhava com um bom casamento e um homem gentil e romântico ao seu lado. Era filha de um carteiro de nome Joaquim. Homem simples e trabalhador, casado com Engrácia, mulher comum, vivia para a filha e para o lar. Cuidava de Clara como se fosse uma boneca, sem mostrar a ela a realidade da vida,deixando-a sair apenas com Dona Margarida, mulher forte, de personalidade.Joaquim tinha alguns amigos, entre eles, Marramaque, que era padrinho de Clara. Este tentou avivar seu compadre para o caráter de Cassi Jones, homem crápula,por quem Clara se apaixona cegamente, mesmo sabendo de suas trapaças e das coisas terríveis que já havia feito com tantas moças, abandonado-as logo após ter conseguido o seu principal intento, que era lhes tirar a virgindade. Logo após, fugia do compromisso e tinha o apoio de sua mãe, para que continuasse fazendo das suas, impunimente. Por esse homem Clara se apaixonou e Marramaque querendo salvar sua afilhada acaba assassinado por Cassi e um dos seus comparsas de malandragens. É morto à pauladas, morre pela grandeza de seu caráter e de sua honestidade, como retrata muito bem Lima, no episódio de morte de Marramaque.
    Enfim, Cassi Jones consegue engravidar Clara, que se vê em apuros, pois o mesmo, foge sem deixar rastros. Pensa em abortar, o que foi interpelada por Dona Margarida, que não a deixou cometer este delito e a leva até em casa para contar a seus pais o que havia acontecido. Sua mãe desesperada leva-a até a casa de Cassi. Quando chegam lá, Clara é humilhada. A mãe de Cassi Jones, diz que seu filho não vai casar com uma negra e pobre.À partir daí, a personagem Clara passa por uma transformação, deixando o lado plano e mostrando-se mais esclarecida de sua posição na sociedade da época. Deduz que poderia ter sido tudo diferente, caso ela se valorizasse como pessoa e mulher. Sentiu também o quanto ela era reprimida e excluída do meio social devido a sua cor e classe. No final do livro ela volta para casa indignada e diz para sua mãe que elas não eram nada mesmo, retratando a sua tardia reflexão sobre o mundo do qual eles faziam parte, onde a discriminação era tão arraigada, o que não foge muito aos dias.Amei o livro e espero que muitos que não o tenham lido possam mergulhar neste mundo maravilhoso de Lima Barreto.

    ResponderExcluir
  9. SENHORA - JOSÉ DE ALENCAR

    É um livro que conta a história de Aurélia é uma jovem de origem humilde que era apaixonada por Fernando Seixas, que a troca pelo dote de Adelaide. Aurélia se tornou rica com morte do avô Lourenço. Da noite para o dia, Aurélia se tornou um centro das atenções nos salões do Rio de Janeiro. Sua mãe morre, seu pai também e, ela ficou com a tutela de tio Lemos e de D. Firmina, uma parenta afastada.
    Aurélia nunca deixou de amar Fernando e, sendo rica, compra-o por intermédio de seu tio e tutor Lemos. A compra se mostra como uma verdadeira transação comercial, com contrato e recibo. Fernando não sabia que estava sendo vendido para seu antigo amor. Só fica sabendo dias antes do casamento com Aurélia. Ele fica muito feliz. Aurélia o trata muito bem antes do casamento, porém, na noite de núpcias, ela o ofende e diz que ele é um "vendido", que não era seu esposo e sim seu escravo. Vivem um casamento de aparências: diante do público mostravam-se ser o casal mais feliz possível, por detrás, viviam como desconhecidos.
    Fernando, tendo o orgulho ferido, trabalha duramente para pagar sua liberdade e consegue após 11 meses.Paga com juros. Aurélia propõe que tudo seja esquecido e diz que nunca deixou de amar Fernando. Ele, porém, se recusa, até que Aurélia, para demonstrar seu amor, mostra-lhe que depois do casamento, ele é o verdadeiro domo de sua fortuna. Então eles passaram a viver aquele amor ardente e fulminante que existia.
    É um romance bem tipo da época, é legal mas com uma linguagem um pouco difício.
    Obrigada.

    Miriane Paiva - N20 - 9301595703

    ResponderExcluir
  10. Sebastião Luciano do Prado RA 9292641460

    O livro que li foi Um Chapéu Para Viagem, de Zélia Gattai.
    Nesse livro a autora conta a história dela desde a infância, sua vida na cidade de São Paulo, seu primeiro casamento, seu primeiro filho, seus grandes amigos, o encontro e o romance com Jorge Amado, a convivência com os pais dele, que no começo foi difícil, mas depois se tornaram grandes amigos.
    Fala também das viagens que ela fez, acompanhando Jorge Amado, por isso o título do livro chama-se Um Chapéu Para Viagem.
    A parte mas divertida do livro é as aventuras que o casal tem com os animais do sítio deles.
    O livro mostra também a perseguição que eles sofreram devido a ditadura militar.
    É um ótimo livro!

    ResponderExcluir
  11. Aluna :Márcia Carolinne RA:9292608088.


    O romance escolhido foi Iracema – de José de Alencar que em suas obras tenta retratar o máximo da realidade faz com que o leitor sinta o que está acontecendo que imaginem a realidade que está se passando no momento que mostra um romance entre uma india Iracema a virgem dos lábios de mel e um branco Martin ,um livro com uma linguagem muito dificil, bem complicado para se entender .
    O livro começa quando Martim está numa jangada e depara-se com Iracema banhando-se,ela logo o vê e dá uma flechada nele que apenas o machuca, Iracema leva ele até o pajé Martin é bem tratado.Irapuâ procura uma guerra conta martin,mais o Andira um velho guerreiro não queria guerra.Martin e iracema tem um romance,ele adormece Iracema diz pra Martin partir e diz que quem a possuise morreria logo depois e ele vai embora pra manter a segurança
    Os guerreiros tabajaras querem matar Martin, Iracema e Martin entram em uma gruta pra fugir da guerra ,pois Iracema já sabe se se entregasse a outro morreria.
    O livro continua contando a historia dos dois, logo depois Iracema fica gravida,depois de um tempo Martin vê Iracema chorando, ela diz que assim que seu filho nascer,ela ira morrer e Martin pode voltar a sua terra .Nasce o filho de Iracema (Moacir).
    Assim que ele sai, Iracema tenta alimentar seu filho, porém sem sucesso. Após grande esforço, ela consegue. Sofre.Poti e Martim vêem Iracema. Ela pousa Moacir nos braços de Martim e morre. Ele a enterra perto de um coqueiro. Martim sofre.Martim parte levando o seu filho.Poti é batizado como cristão e depois de um tempo Martim volta às terras brasileiras, trazendo padres e guerreiros de sua terra. Portanto recomendo a todos para ler esse livro muito interessante ,um pouco dificil mais vale a pena!!!!Beijossssss.

    ResponderExcluir
  12. Clélia Guimaraes Apolinario
    RA:3020894475

    Clara dos anjos relata a historia de uma mulata filha de um carteiro do subúrbio que apesar de todo o cuidado e cautela que recebe da família ela é enganada, iludida e depois desprezada por um rapaz de condições pouco melhores que a de sua família.é um livro bacana tem uma linguagem de época ,mas eu recomendo para as pessoas que assim como eu são apaixonadas pelas obras de Lima Barreto.

    ResponderExcluir
  13. CAROLINE BORGES/ RA: 3001819155

    A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
    ZUSAK, MARKUS

    Esse livro é ótimo! Prende a nossa atenção, e além de ser um belo romance escrito sob o real horror que foi o nazismo na Alemanha! Me emocionei várias vezes, durante a minha leitura, o final é surpreendente! Vale a pena se deliciar com essa leitura!é a MORTE quem narra a história de uma menina chamada Liesel Meminger. Bem no auge da guerra na Alemanha. Se você ler, vai ficar surpreso como a própria narradora (a MORTE)...descreve as coisas nos mínimos detalhes e o mais surpreendente, o ponto de vista dela sobre o q se passa.
    A narração é perfeita, dá vontade de ler bem devagar só para ficar apreciando cada frase.

    ResponderExcluir
  14. Luciola - José de Alencar

    Este livro é muito envolvente, conta a historia de uma cortesã rica e muito cobiçada que é Lucia, aquela que sempre jurava não se prender à ninguem, e um belo jovem, Paulo, era rapaz modesto, correto e que tinha recem chegado ao Rio de Janeiro. O livro conta a história da paixao de Lucia e Paulo, que logo quando se conheceram tiveram uma intensa atração um pelo outro e acabam por ser entregar a ela, e assim Paulo com sua alma pura ajuda Lucia a modificar seu jeito de ser, seus modos em sociedade e dessa forma ela se prende a Paulo como nunca imaginou se prender a nenhum homem, e depois de algum tempo juntos, morando na casa de Lucia, ela diz a Paulo que quer que ele fique na verdade com sua irmã Ana pois ela nao poderia lhe servir como esposa, e nem lhe dar os filhos e a familia que ele merecia e concerteza gostaria de ter, é então nesta hora que ela conta a Paulo depois de ele não concordar em se casar com Ana que ela (Lucia) estava gravida porém chocada com a noticia perde o bebê, e na mesma noite ela em seu leito de morte, confessa a Paulo que lhe ama muito, que ele lhe encantou desde o primeiro encontro, e que ela lhe amará eternamente, e pede, implora que Paulo lhe jure que irá ficar e cuidar de sua irmã, e ele lhe promete que cuidará dela. Paulo conta que mesmo depois de seis anos que Lucia lhe deixou ele ainda sente seu espirito, e cuida de sua irmão como uma pai (Ana no momento ja se casou e é muito feliz ao lado de seu marido, que segundo Paulo lhe ama como ela merece).
    Apesar do final triste, pela morte de Lucia, é um livro ótimo de ler... Eu recomendo.

    Mayara Caroline de Souza Parron N20-RA:3004882217

    ResponderExcluir
  15. Sebastião Pereira da Silva Neto
    RA:3001784740

    "O primo Basílio"

    O livro é um romance de Eça de Queiroz publicado em 1878.

    Os personagens principais: Jorge,Luisa e Basílio(Primo). Jorge e Luisa são casados, Jorge é um engenheiro bem sucedido e Luisa é romantica e sonhadora eles vivem em uma classe medía.
    Basílio primo de Luisa vem do exterior (França)conquistador não demora muito para conquistar a Luisa (eles já tinham namorado antes)
    Luisa tem duas empregadas e uma delas com o nome de juliana descobre tudo e começa chantagear a patroa Luisa que começa sofre com a chantage ou seja adoeçe.
    Basílio vai embora e depois de um certo tempo Jorge volta de viajem á serviço. e depois de um tempo chega uma carta a Luisa estranha Jorge a lê e descobre tudo, como ele ama Luisa a perdoa até mesmo para ajudar em sua recuperação.( não irei falar o que acontece com Luisa e Jorge ) pois voces deveram lê para descobrirem.
    Basilio Conversando com um amigo que critíca sua atitude pergunta a ele:-porque fez isso com sua prima. ele responde: - ela foi só uma amante eu não a amava antes tivesse ficado com o marido do que comigo.

    O livro é muito bom pois são fatos que acontece até hoje. E apesar de ser o primeiro romance que li recomendo para todos.É um romance muito interessante.

    ResponderExcluir
  16. ANA LIVIA Salan20,2ºsemestre,RA:3001803438
    A Viuva Sem PECADO DE NELSON RODRIGUES!
    E um romance aonde a personaem e muito apegada ao pai e é muito religiosa,casa-se cedo com dalton seu marido e ele vem a falecer,o enrredo depois de sua morte e muito improvalvel e interresante porque ela o trai com 7 personagens, no final ele ressusita e ela acaba tomando a decisao de espanto,quem le o fim da historia sabera o fim!!ESPERO QUE LEIAM E GOSTEM OBRIGADo.NELSON RODRIGUES FOI UM DRAMATURGO DE PEÇAS TEATRAIS PSICOLOGICAS SUA OBRAS SAO ALEM DE ROMANTICAS LOUCAS.<:>>

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Maria carolina Martins Rezende. N20 RA:3001806963

    Olá, Gostaria de falar um pouco sobre o livro que eu lí e gostei muito. O livro é o Primo Basílio do Eça de Queiroz,uma obra que retrata a vida cotidiana, os amores e traições da pequena Lisboa.É um romance que tem como pano de fundo o adultério, marcado pelos personagens Luisa e Basílio seu primo.O relacionameto deles acontece quando Luisa descobre que seu primo está revisitando a cidade, e nesse mesmo espaço de tempo seu marido saí de viajem , contrariado , a trabalho e começa o romance entre os dois.Marcado por ser uma relação clandestina, que depois de algum tempo é descoberta pela sua criada Juliana, que então passa a chantagear sua patroa Luisa e esta por sua vez acaba sendo abandonada por seu amante que acaba fugindo para Paris, Luisa não suportando toda essa tensão acaba morrendo.
    Bom , o que tenho a dizer é que este livro é excelente, o Eça de Queirz tem uma meneira de escrever que para mim é de fácil entendimento. Eu recomendo a todos que querem ler um romance este livro.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Olá pessoal. Parece que quanto mais nos aprofundamos no mundo da leitura mais acabamos por concluir que nada sabemos e que a vida é um eterno copiar e recopiar. Será que a vida imita arte? Ou será vice-versa? Se lemos estilo romântico ficamos a sonhar com um mundo menos cruel e racional e mais ligado ao belo e à sensibildade, se nos deparamos com o realismo assustamo-nos com as desigualdades sociais e brutalidades do mundo e se chegamos ao modernismo ficamos um pouco ufanistas e até valorizamos mais as nossas entranhas, mas deparamos com o real sem subjetivismos, sem rodeios, sem rebusques europeus. É iso é ser brasileiro e apoderar-se do que é nosso. Qanto mais leio e também escuto relatos de outras leityras mais sinto sede de conhecer outros mundos fantásticos ou não, reais ou não que as leituras nos proporcionam. ler é muito bom mesmo!!!
    Ana Luiza de figueiredo Metzker (segundo semestre) RA: 3001817822

    ResponderExcluir
  20. O livro que escolhi foi "Amor de Capitu", de Fernando Sabino, uma releitura do romance de Machado de Assis.
    O autor conta a enigmática história na 3ª pessoa, sem o narrador Dom Casmurro. É uma linguagem mais simples e contemporânea, porém, preservando fielmente as características da época em que se passa o romance.
    Contém o mesmo suspense que consagrou este livro como um clássico da literatura brasileira´e a dúvida se Capitu era culpada ou inocente e ainda o ápice do romance.Fantástico!!!!!!!

    Kelly Cristina dos Santos Ferreira
    RA: 3001788545

    ResponderExcluir
  21. João Calixto Neto - RA:3001799784

    Olá Pessoal, semana passada li uma obra de Machado de Assis “Casa Velha” que assume uma originalidade despreocupada com as modas literárias dominantes de seu tempo. Machado de Assis optou por cultivar o fragmentário e interferir na narrativa com o objetivo de dialogar com o leitor, comentando seu próprio romance com filosofias, metalinguagens, intertextualidade. O Texto se passa nos anos de 1838 e 1839. Com o fim de escrever um livro sobre a história do Primeiro Reinado, um cônego procura conhecer uma casa onde morou um ex-ministro, na qual havia papéis que o ajudariam na sua pesquisa.Durante esta pesquisa, o cônego tornou-se grande amigo da família, ficando íntimo dela, inclusive. Deste modo, vê na amizade de Félix - filho da dona da casa, D. Antônia - e Lalau - praticamente, agregada da casa - uma possível paixão. No desenrolar da trama, descobre que sua observação estava correta e os dois realmente se amavam. Contudo, esta união não era possível, pois D. Antônia, embora considerasse Lalau como filha, não aceitava que eles ficassem juntos devido à relação social de ambos. Para fim de obter a separação do casal, D. Antônia chega a pedir ao cônego que levasse seu filho, Félix, para conhecer a Europa (tendo como desculpa a formação pessoal deste). A derradeira tentativa de D. Antônia foi a de revelar que Lalau era filha do falecido ministro, pai de Félix. Com esta revelação, há grande espanto por parte de todos, inclusive do padre, que, então, ajuda D. Antônia a separar o casal; para isto, ele revela a ambos a paternidade de Lalau. Ao revelar esta falsa verdade à tia de Lalau - com quem esta morava devido a morte de seus pais quando pequena -, ela lhe revela a verdade, que o verdadeiro pai de Lalau não era o ex-ministro; mas diz, também, que houve relação deste com a mãe de Lalau gerando um filho que morreu aos 4 meses de idade.O cônego, portanto, vai ter com D. Antônia, esta diz que realmente inventara a paternidade, e que, inclusive, não desconfiara jamais de traição por parte do marido. E que descobrindo isto da forma como descobriu, viu que deveria cumprir pena por ter feito revelação em falso. Segundo ela, parte da pena estava cumprida (descobrir-se traída), a outra metade seria casar seu filho com Lalau. Com esta notícia, o cônego sente-se muito alegre, embora um pouco triste pelo fato de ter feito a traição ser revelada; ao contatar os principais envolvidos na história, o cônego tem uma surpresa ao perceber que Lalau não se casaria com Félix do mesmo modo. Esta não tem sua ideia mudada mesmo por intervenção de sua tia, Félix, e nem D. Antônia. Félix e Lalau casam-se com outras pessoas, sendo este o fecho do livro: "Se ele e Lalau foram felizes, não sei; mas foram honestos, e basta."

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  23. Caro leitores.
    Gostaria de compartilhar com vocês um momento mágico que está acontecendo em minha vida!
    Tudo começou num lugar tão, tão distante....(hehehe brincadeirinha) :P
    Tá mais falando sério agora!
    Gostaria de dizer que apartir do momento em que decidi cursar LETRAS tomei a importante decisão de me interessar mais pela leitura, afinal de contas sabe-se que ler é essencial em nosso curso, e tomando esta iniciativa tive grandes surpresas magnícas! Antes sentia-me muitas vezes solitária e hoje descobri que lendo o meu livro onde quer que eu esteja, seja no Ônibus, no sofá da sala, NO PONTO DE ÔNIBUS(que por sinal é um ótimo lugar para a leitura, principalmente quando o seu Ônibus demora uma século pra chegar!!!)enfim, onde quer que eu esteja, não me sinto mais só, pois tenho em minhas mãos histórias, seja ela de amor, terror, ficção, qual for, o importante é que hoje os livros fazem parte da minha vida e saciam a minha sede por novas descobertas!Hoje posso dizer com toda a certaza de que SOU SIM, UMA LEITORA!
    By: TÂmy

    ResponderExcluir
  24. Sumaya Hellen RA:3001788551

    O LOBO DA ESTEPE-HERMANN HESSE

    Se ao ler o livro o Lobo da Estepe, você concluir que a história é exageradamente fictícia, eu sugiro que releia então.
    A história nos remete ao mundo interno e as questões sociais e comportamentais de um indivíduo. Eu considero, assim como muitos que o leram, que apesar de ser considerado um romance contemporâneo, também é pura psicanálise.
    Harry Haller é um intelectual erudito, amante de livros e músicas clássicas, que sofre com a separação "forçada" pela mulher e se depara aos 50 anos com a frustração de ser um Lobo da Estepe e não encontrar um abrigo que possa chamar de seu lar e o tirar dessa solidão e tédio. Em um dia de embriaguez e caminhada sem rumo, ele se depara com uns letreiros: "TEATRO MÁGICO, SÓ PARA LOUCOS." E com o tratado do Lobo da Estepe em mãos, ele desesperadamente decide buscar por esse lugar que ele julga pertencer. Dá-se início sua jornada.
    Ele conhece Hermínia, e devo evitar a descrição desse encontro, me levaria muito tempo em tentar emitir esse momento. Harry se encanta por sua inteligência, rebeldia e paixão. Ela o seduz propositalmente aos poucos.
    Ele conhece Maria através de Hermínia, que é oferecida como um presente para satisfazê-lo sexualmente.
    Mesmo não apreciando, conheceu Pablo, um músico habilidoso e admirado que é invejado por Harry. É justamente Pablo que o leva ao Teatro Mágico e mostra ao Lobo da Estepe "suas almas" vestidas por personalidades distintas. É o ápice do livro, onde são dadas todas as respostas de um caminho de leitura misteriosa e contagiante.
    Tento através desse resumo, não passar minha interpretação e deixar a cargo daqueles que irão ler, tirar suas próprias conclusões. Evito também aconselhar o livro a todos deliberadamente e ignorar que se trata de uma literatura extremamente complexa no que se refere às suas mensagens, oras ocultas.

    ResponderExcluir
  25. Samya Matas Ibrahim Martins
    RA:3019138305

    O outro lado da meia noite - Sidney Sheldon



    A emoção, o mistério e o êxtase, são sentimentos que este romance da literatura americana proporciona a partir da primeira página. Posso dizer que a pitada de literatura erótica, transforma a leitura e faz com que o leitor não queira desgrudar do livro a cada capítulo. Esse romance que presencia desilusões amorosas, beleza e encontros inusitados, tem como espaço paralelo a segunda guerra mundial e todos os sentimentos e emoções que esta proporcionou ao mundo.
    Como personagens principais existem Noelle e Catherine, cujo autor, tem total cuidado para descrever e clarear imagem e perfeição. Duas vidas sem total ligação até certo ponto do romance: Quando o mesmo homem toma o coração de ambas, Lary Douglas.
    A cada capitulo estou mais apaixonada e fascinada. É um livro que prende a atenção e através de sua intensidade consigo participar, sofrer, chorar e rir com os personagens. Aqui deixo uma pergunta para os que tenham se interessado por esta pequena mostra: Será que o amor, pode despertar tanto ódio e vingança? Estou praticamente no clímax deste romance e convido vocês a esta leitura maravilhosa.

    ResponderExcluir
  26. Olá pessoal, é muito bom lermos livros que fazem bem pra gente, que nos mostra uma visão diferentes que coisas que "não podemos ver", o livro "A Cabana" de Willian P. Young, mostra isto, idiretamente, ele torna-se um livro de auto-ajuda, pois conta uma história muito linda de um pai que perde sua filha de uns 4 a 5 anos mais ou menos, num acampamento, ele fica desesperado e vai a procura dela junto com a polícia, e então com muita luta , encontram numa cabana apenas o vestidinho dela, a partir de então ele passa a sonhar com a filha e não acreditar mais em Deus. Começa então a receber bilhetes para que retorne a cabana, o lugar em que ele nunca esquecerá, pois foi lá que viu a única coisa de sua filha depois de seu aparecimento, ele hesita por um momento, mas acaba indo pelo fato curioso em que o bilhete é escrito, e esta história, tem um desfecho muito bonito e surpreendente, além de ser uma lição de vida ao meu ver, é também uma maneira de pessoas encontrarem forças para situações difíceis, caso precise.Graças a Deus eu li este livro realmente por curiosidade, e me encantei com ele.
    Excelente, recomendo a todos. Tenham uma boa leitura!
    Até logo.
    Wanyelle da S. Xavier
    RA 9301589574

    ResponderExcluir
  27. - O livro que estou lendo é um passe de mágica da Agatha Christie. É um romance policial onde temos Miss Marple, uma senhora inglesa que viaja para uma casa reformatório em stonygates para descobrir quem esta tentando envenenar a dona da mansão. Nessa casa – reformatório tem muitas pessoas e a família da Carrie Louse (dona da casa) é bem grande onde fica mais difícil descobrir quem é o autor do crime. Alem de terem assassinado seu marido quando ele começou a descobrir a identidade do criminoso.
    - O problema desse livro é que por termos muitos personagens o leitor deverá prestar mais atenção se não se perderá na historia. Gostei e indico esse livro pelo fato da linguagem ser fácil e a autora é uma (se não a melhor) escritora desse gênero.

    ResponderExcluir
  28. Robson de Almeida Andrade N 20 9301594870

    - O livro que estou lendo é um passe de mágica da Agatha Christie. É um romance policial onde temos Miss Marple, uma senhora inglesa que viaja para uma casa reformatório em stonygates para descobrir quem esta tentando envenenar a dona da mansão. Nessa casa – reformatório tem muitas pessoas e a família da Carrie Louse (dona da casa) é bem grande onde fica mais difícil descobrir quem é o autor do crime. Alem de terem assassinado seu marido quando ele começou a descobrir a identidade do criminoso.
    - O problema desse livro é que por termos muitos personagens o leitor deverá prestar mais atenção se não se perderá na historia. Gostei e indico esse livro pelo fato da linguagem ser fácil e a autora é uma (se não a melhor) escritora desse gênero.

    ResponderExcluir
  29. Fábio Pereira do Vale TURMA:N20 RA:3001782881

    Olá pessoal, gostaria de falar de um livro que li e que gostei muito: Uma Vida em Segredo, de Autran Dourado. Esse livro conta a história de uma moça chamada Biela, que perde seus pais muito cedo. Ela mora no campo, num ligar que, como o autor diz "seu fundão, seu mundo perdido". Ela tem de se mudar para a casa de uns parentes, que moram na cidade, pois ficou orfã. É aí que o livro se torna instigante: uma moça criada na roça e que tem de se adaptar aos costumes, aos jeitos, ao modo de vida urbano, tudo completamenter diferente da antiga realidade dela.
    Ela quase não é notada pelas outras personagens do texto, até um certo momento ela é "um nada", um ser à margem da sociedade.
    É um livro que fala da simplicidade, do desapego aos bens materiais que Biela pratica, é algo muito bonito de se ver. Tentam fazer dela um ad: vestidos caros, bons modos, etc., mas ela não se sente bem com nada daquilo. Ela é pedida em casamento,e aceiota por pressaõ de Constança, mulher de seu Primo Conrado, com quem mora agora. Mas, no dia do casamento o noivo a deixa. Isso faz com que ela se feche cada vez mais para o mindo, passando a conviver só com os empregados. Ela volta para o campo depois de um tempo. Termina velha, reclusa e morando apenas com um cachorro que encontrou na rua.
    Esse livro nos faz pensar em como o ser humano pode ser bom, basta que haja um pouco de desapego de coisas materiais. É preciso que as pessoas sejam mais simples. Esse é um livro muito bom e eu espero que vocês se interessem por ele.

    ResponderExcluir
  30. Olá pessoal! O livro que li e indico é: Uma tragédia no Amazonas, de Raul Pompéia. Dizem que ao ler, podemos ir a lugares que nunca fomos e podemos imaginar a beleza de tal lugar. Pois bem,isso realmente é verdade pois, a estória se passa no Amazonas. O livro começa narrando sobre a beleza do lugar, das águas dos rios, das campinas, dos bosques, dos animais, como os macaquinhos que pulam de galho em galho, sempre fazendo algazarra. O livro conta a estória de Eustáquio, um subdelegado de polícia; a sua esposa Branca e uma órfãzinha de nome Rosalina, que logo virou enteada do casal. O livro é rico em detalhes dos persongens. A trama se passa no vilarejo de São João do Príncipe. Começou a acontecer incidentes e Eustáquio começou a investigar. Receoso de algo pior, pediu ajuda para seus superiores onde porém,veio dois guardas militares para proteger a sua casa. A trama ganha força quando aparecem mais personagens e também, a ocorrência de assassinatos. Tudo em torno de violência e roubos.É um livro que prende a atenção do leitor, com palavras de fácil entendimento, onde a pessoa que o lê, vai se envolvendo com a estória, sempre querendo saber o que vai acontecer no final. Excelente obra!

    Izan G. Segato
    RA:9301599859

    ResponderExcluir
  31. Olá pessoal, é muito bom lermos livros que fazem bem pra gente, que nos mostra uma visão diferentes que coisas que "não podemos ver", o livro "A Cabana" de Willian P. Young, mostra isto, idiretamente, ele torna-se um livro de auto-ajuda, pois conta uma história muito linda de um pai que perde sua filha de uns 4 a 5 anos mais ou menos, num acampamento, ele fica desesperado e vai a procura dela junto com a polícia, e então com muita luta , encontram numa cabana apenas o vestidinho dela, a partir de então ele passa a sonhar com a filha e não acreditar mais em Deus. Começa então a receber bilhetes para que retorne a cabana, o lugar em que ele nunca esquecerá, pois foi lá que viu a única coisa de sua filha depois de seu aparecimento, ele hesita por um momento, mas acaba indo pelo fato curioso em que o bilhete é escrito, e esta história, tem um desfecho muito bonito e surpreendente, além de ser uma lição de vida ao meu ver, é também uma maneira de pessoas encontrarem forças para situações difíceis, caso precise.Graças a Deus eu li este livro realmente por curiosidade, e me encantei com ele.
    Excelente, recomendo a todos. Tenham uma boa leitura!
    Até logo.
    Wanyelle da S. Xavier
    RA 9301589574

    ResponderExcluir
  32. Nome: Priscila Fernanda
    Ra: 30018040194

    Livro: O Primo Basílio
    Autor: Eça de Queirós

    Olá Pessoal estou lendo o livro Primo Basílio que apesar de uma linguagem complicada é um romance muito interessante e impolgante de ler ,conta a história de uma jovem chamada Luisa que casou com um engenheiro chamado Jorge. Um belo dia ela recebe uma visita de uma amiga chamada Leopoldina e fica maravilhada com as histórias de amor vividas pela amiga. Mas quando Jorge chega fica sabendo da visita que Luisa recebeu proíbe a amada de receber esse tipo de visitas pois Leopoldina não tem uma boa reputação.
    Jorge então viaja para Alentejo a trabalho, e logo Luisa fica sabendo que o primo Basílio, seu ex-namorado de infância veio da França e está na cidade. Luisa que está sozinha em uma vida de tédio não demora e vive um romance as escondidas com Basílio. O romance não dura muito tempo pois a empregada Juliana descobre e começa chantagear Luisa . Em desespero Luisa propõe a Basílio uma fuga mas ele não aceita a proposta e vai embora sozinho. A empregada Juliana aproveita que Luisa está em suas mãos e obriga Luisa a realizar os serviços domésticos .Quando Jorge volta de Alentejo descobre través de uma carta de Basílio ,que Luisa manteve um romance com o Primo durante o tempo que estava viajando.Luisa que estava muito doente não resiste vem a falecer.
    Bom pessoal eu recomendo a leitura dese romance por ser um livro de leitura impolgante e interessante de ler. Abraços...

    ResponderExcluir
  33. Nome: Priscila Fernanda
    Ra: 30018040194

    Livro: O Primo Basílio
    Autor: Eça de Queirós

    Olá Pessoal estou lendo o livro Primo Basílio que apesar de uma linguagem complicada é um romance muito interessante e impolgante de ler ,conta a história de uma jovem chamada Luisa que casou com um engenheiro chamado Jorge. Um belo dia ela recebe uma visita de uma amiga chamada Leopoldina e fica maravilhada com as histórias de amor vividas pela amiga. Mas quando Jorge chega fica sabendo da visita que Luisa recebeu proíbe a amada de receber esse tipo de visitas pois Leopoldina não tem uma boa reputação.
    Jorge então viaja para Alentejo a trabalho, e logo Luisa fica sabendo que o primo Basílio, seu ex-namorado de infância veio da França e está na cidade. Luisa que está sozinha em uma vida de tédio não demora e vive um romance as escondidas com Basílio. O romance não dura muito tempo pois a empregada Juliana descobre e começa chantagear Luisa . Em desespero Luisa propõe a Basílio uma fuga mas ele não aceita a proposta e vai embora sozinho. A empregada Juliana aproveita que Luisa está em suas mãos e obriga Luisa a realizar os serviços domésticos .Quando Jorge volta de Alentejo descobre través de uma carta de Basílio ,que Luisa manteve um romance com o Primo durante o tempo que estava viajando.Luisa que estava muito doente não resiste vem a falecer.
    Bom pessoal eu recomendo a leitura dese romance por ser um livro de leitura impolgante e interessante de ler. Abraços...

    ResponderExcluir
  34. Nome: Priscila Fernanda
    Ra: 30018040194

    Livro: O Primo Basílio
    Autor: Eça de Queirós

    Olá Pessoal estou lendo o livro Primo Basílio que apesar de uma linguagem complicada é um romance muito interessante e empolgante de ler ,conta a história de uma jovem chamada Luisa que casou com um engenheiro chamado Jorge. Um belo dia ela recebe uma visita de uma amiga chamada Leopoldina e fica maravilhada com as histórias de amor vividas pela amiga. Mas quando Jorge chega fica sabendo da visita que Luisa recebeu proíbe a amada de receber esse tipo de visitas pois Leopoldina não tem uma boa reputação.
    Jorge então viaja para Alentejo a trabalho, e logo Luisa fica sabendo que o primo Basílio, seu ex-namorado de infância veio da França e está na cidade. Luisa que está sozinha em uma vida de tédio não demora e vive um romance as escondidas com Basílio. O romance não dura muito tempo pois a empregada Juliana descobre e começa chantagear Luisa . Em desespero Luisa propõe a Basílio uma fuga mas ele não aceita a proposta e vai embora sozinho. A empregada Juliana aproveita que Luisa está em suas mãos e obriga Luisa a realizar os serviços domésticos .Quando Jorge volta de Alentejo descobre través de uma carta de Basílio ,que Luisa manteve um romance com o Primo durante o tempo que estava viajando.Luisa que estava muito doente não resiste vem a falecer.
    Bom pessoal eu recomendo a leitura desse romance por ser um livro de leitura empolgante e interessante de ler. Abraços...

    ResponderExcluir
  35. amanda beatriz alves rodrigues
    RA:9301593687

    diva-josé de alencar
    o romance diva,conta a história de uma menina mimada flha de um rico capitalista do rio de janeiro,que fica doente e é cuidada por um médico cujo nome augusto,ele se apaixona por emília desde o primeiro instante.No comeco da história ela é uma adolescente nao muito bonita,mas depois que ele volta de uma especializacao que fez fora do pais,emília se torna uma bela mulher,que é galanteada por todos os homens da redondeza,augusto se apaixona ainda mais por aquela linda mulher,tenta por muitas vezes até se declarar,mas é humilhado por ela.
    Cansado de batalhar pela sua amada ele renega o seu amor,emilia percebe que o ama e se declara,e vivem felizes para sempre.José de alencar conta atravez de seus romances que seguem ao pé da letra o estilo folhetim: heróis perfeitos, um obstáculo para o amor (a dúvida de Emília) e um final feliz no último instante.
    boa leitutaa todos!

    ResponderExcluir
  36. Boa noite a todos... Bom, o livro que escolhi se chama 1984, de autoria de George Orwell. Apesar de ter sido publicado em 1949, é impressionante como esta obra se mantém atual, e até real, se levarmos em conta de que se trata de uma ficção futurista, ainda que o ano de 1984 já tenha passado há algum tempo. O enredo trata de uma sociedade totalitária, tirana, onde o Estado controla a vida de todos com mão de ferro. O governo publica falsos documentos, seleciona o que o cidadão deve ou não deve ler, e fiscaliza cada pessoa através de uma força policial opressora chamada Polícia do Pensamento. Onde quer que vá, cada homem, mulher e até as crianças são monitoradas por câmeras, chamadas teletelas, até nas suas proprias casas. Neste futuro, todas as pessoas perderam a autonomia, sua liberdade de expressão, a ponto de não poderem iniciar um romance por conta própria, sendo punidos com o desaparecimento misterioso ou até mesmo sofrendo uma lavagem cerebral. As crianças, essa, na minha opinião, uma das passagens mais terríveis do livro, são ensinadas a vigiar os próprios pais, caso estes apresentem um comportamento suspeito... O Grande Irmão (Big Brother no original, alguma semelhança com um certo programeco?) é uma pessoa talvez fictícia, com o personagem principal, Winston Smith sugerindo isso, aparecendo em todos os lugares, e funciona como uma espécie de força ditadora, guiando, controlando e observando, ele seria o próprio Estado. Este livro, que tive o prazer de conhecer, é um dos melhores que eu já li, e acho que serve de alerta para todas as sociedades sobre as escolhas políticas que fazemos, onde um Estado extremamente conservador pode ser o pior de nossos pesadelos. Um abraço a todos!!!

    Aluno: Marcelo de Oliveira Romero
    RA: 3016123587

    ResponderExcluir
  37. Nome: Thaisy S. Menezes
    Ra: 3004907294


    Livro: Amor de Perdição
    Autor: Camilo Castelo Branco



    Estou terminando de ler o romance amor de perdição na qual é uma historia que não termina com final feliz como na maioria dos livros de romances. Este livro conta a historia de duas famílias da cidade de Viseu em Portugal que se odiavam. Essas eram a família Botelho e família Albuquerque. Apesar do conflito entre essas famílias surge um romance entre Simão Botelho e Tereza Albuquerque, que na verdade deveria se casar com seu primo Baltasar Coutinho, mas isso não aconteceu, e por causa da rivalidade dessas famílias a Tereza é mandada para um convento na intenção de acabar com o romance proibido. Mas um dia Simão encontra com primo de Teresa que era seu rival, então começa uma briga que termina na morte de Baltasar, e Simão se entrega a justiça, onde é condenado a morte. Porem seu pai o juiz Domingos Botelho consegue que a pena de morte seja mudada para prisão de exílio perpetuo na Índia. Quando ele embarca no navio logo tem noticias de que sua amada Teresa havia morrido, então Simão enlouquece, mas fica sobre os cuidados de Mariana uma jovem que ao saber que Simão foi exilado vende todas suas coisas para embarcar junto de seu amado pois sempre teve por ele um amor platônico e queria ficar perto de seu amor impossível. Simão não se mata, mas uma febre violenta o leva a morte. Após sua morte seu corpo é lançado ao mar onde Mariana desesperada se atira junto ao corpo dele. Ao meu ver, essa grande obra relata o conflito entre o amor e o preconceito entre duas famílias rivais, um conflito de que leva a morte por causa de um amor proibido e platônico.
    Eu recomendo esse romance pois apresenta uma historia entusiasmante mas sem um final feliz.

    ResponderExcluir
  38. Olá pessoal, gostaria de falar um pouco sobre o livro que estou lendo, o livro é a Misteriosa Chama da Rainha Loana do Escrior Umberto Eco, estou mais ou menos no começo, pois, o livro é bem grosso!mas eu gosto.Bom, vamos lá o livro trata de um homem que teve um problema de saúde e por meio desta veio a ficar com aminésia, então ele não se lembra de nada na sua vida, nada mesmo, nem seu nome, o da sua esposa e filhos não sabe nem o que ele fazia da vida. As únicas coisas que vem a sua mente são, algumas passagens de alguns livros que ele leu, então ele passa uma parte de sua vida no hospital recitando poemas, versos entre outros...
    O restante eu ainda não lí, mas para quem gosta de romance esse é um bom romance pelo visto. E eu estou adorando ler, pois é um romance ao meu ver de fácil entendimento e o escritor consegue prender a minha atenção.
    Bom Pessoal é isso.

    Maria carolina Martnis Rezende. RA: 3001806963
    Turma: N20

    ResponderExcluir
  39. Sumaya Hellen RA:3001788551


    Olá pessoal, como faz dias que não os vejo aproveitarei pra dar o ar da graça aqui. Essa semana li um livro que há muito tempo ansiava por ler: O estrangeiro de Albert de Camus. Ironicamente posso afirmar que tem muita semelhança com meu primeiro livro citado no blog, com uma diferença que os separam de uma mesma qualificação, os personagens principais têm reações distintas em relação à sociedade, o que não torna um ou outro menos prazeroso de se ler.
    A história se inicia com a morte da mãe de Meursault, que tem que partir para o velório em Merengo. Até aí tudo bem. Sem muitas emoções e sentimentos, ele se despede e volta para sua cidade. Começa uma relação com Marie, faz amizade com Raymond, assassina um árabe e é condenado à morte. Pode parecer um resumo sem qualidade, mas o livro nos permite essa ousadia, já que a cereja do bolo está entre essas circunstâncias. Meursault é um típico sujeito que provavelmente já assistimos em um filme de suspense policial ou presenciamos em ambientes sociais. Aquelas pessoas que despertam curiosidade pelo simples fato de não esboçarem grandes gestos, voz, olhar, que evita falar muito e assume um papel de observador sem sentimentos. Que não ama mas não impede que o amem. Ele não amou Marie, mas pretendeu casar-se com ela. Ele abandonou sua mãe no asilo, não chorou em seu velório e tão pouco quis vê-la pela última vez. Atirou 5 vezes ao miserável do árabe e não soube explicar a razão.
    Uma coisa Meursault teve o privilégio de saber, fora condenado por todos esses atenuantes.

    PS: Marcelo, não posso evitar em opinar sobre o livro que leu. 1984 é também para mim um dos mais fascinantes.

    ResponderExcluir
  40. Katiúcy Mateus da Silva
    RA: 9293681153
    N20
    Bem, o livro que li, que foi como um divisor de águas em minha leitura, foi: Amar, verbo intransitivo, de Mario de Andrade.

    Um livro surpreendente e intrigante, traz consigo um mixto de amor, aventura e polêmica, afinal um jovem de apenas 15 anos ter uma mulher de trinta e poucos anos, para ensina-lhe sobre o sexo, não é tão natural assim, não é mesmo? Ainda mais, quando partimos do ponto de vista de que, quem contratou essa mulher foi seu pai, na melhor das intenções, é claro!!!
    Mas, não é só isso, além de fazer algo incomum, Felisberto( o pai ) contrata a essa mulher como professora de suas três outras filhas, que se dá como profissão de fachada, para que se possa seduzir o garoto.
    Por fim, ao descobrir, Dona Laura ( a mãe ) fica pasmada perplexa, no entanto Seu Felisberto se dá como desentendido e despede a mulher de seu "trabalho". Só então, percebe-se que tudo não passou de algo passageiro para os dois a mulher e o rapaz.

    ESTA FOI UMA DAS MAIS PAZEIROZAS LEITURAS QUE FIZ !!!

    ResponderExcluir
  41. Robson de Almeida Andrade

    Ra 9301594870

    Estou no primeiro capitulo do livro "Os primeiros casos de Poirot" de Agatha Christie. É o segundo livro que leio de romance policial (o primeiro também foi da Agatha Christie) e até onde estou, entendi que fala sobre o começo da carreira do detetive Hercule Poirot. Valeu!

    ResponderExcluir
  42. Olá pessoas!

    Acabo de ler "Quincas Borba"de Machado de Assis, e me encantei pela história pois a ironia que o autor faz e a verossemelhança com a realidade é que sempre me encantam nas historias de Machado, sem mensionar como ele nos envolve e nos trasporta para dentro do livro. É como se vivéssemos a realidades dos personagens. O romance conta a história de um professor chamado Rubião,
    que recebe como herança todos os bens de filósofo Quincas Borba e a responsabilidade de cuidar de seu cão.No desenrolar da historia Rubião conheçe o casal Cristiano Palha e sua esposa Sofia, por quem nosso pobre Rubião se apaixona,os dois muito espertos tiram proveito desta paixão e no final Rubião acaba louco, sozinho e pobre! Somente vcs lendo para perceberem como esse livro é envolvente...

    ResponderExcluir
  43. Olá amigos! Sou eu a Andréia ,um detalhe importante eu postei um comentário sobre o livro Quincas Borba e me esqueci de deixar meu nome e RA!
    Hoje comecei a ler o romance"Dom Casmurro" também de Machado de Assis, e nas páginas que já iniciei minha leitura Bentinho e Capitu que cresceram juntos ainda estão na fase da adolecência, e sua paixão pela Capitu leva a Bentinho a desistir de ser padre uma promessa que sua mãe fez qdo ele nasceu .E essa sua decisão não será façil pois terá que convencer sua mãe por quem tem muito respeito, mas Bentinho contará com a ajuda do ambisioso José Dias o agregado da familia por quem D.Glória tem muito apreço.
    então foi até ai que eu li,depois eu volto e lhes conto mais!besitos e hasta!

    Andréia Lidiane Lopes RA:3008126546

    ResponderExcluir
  44. Aluno: Marcelo de Oliveira Romero
    Turma: N20
    RA: 3016123587

    Buenas pessoal, aqui estou de novo! Desta vez, a escolha do livro foi influência da apresentação de uma aluna na Semana de Letras... O Cortiço, de Aluísio de Azevedo. Sério, há algum tempo não leio um livro e fico indignado, não com a qualidade do mesmo, que, diga-se de passagem, é uma obra excelente, mas com os personagens... João Romão, uma pessoa, quer dizer, um resumo de todos os defeitos, todos os pontos negativos, todas as mazelas humanas estão naquele ser que só pensa em enriquecer, se aproveitando do que puder para atingir seus objetivos. Não que não existam outros personagens sórdidos, mas esse, desculpem o linguajar, esse desgraçado consegue ser pior que dor de dente no meio do mato... Aluísio de Azevedo detalhou, com um realismo e, até acho que com um certo exagero, o pior do ser humano, onde o cortiço, mais parecendo um ser vivo, nos dá a impressão de se alimentar dos defeitos, das angústias, do sofrimento do povo que ali vive, sem permitir aos moradores, mesmo não morando mais ali, como Pombinha, menina-moça que se tornou prostituta, mas sempre aparecendo por aqelas bandas, uma saída daquele lugar que mais parece um poço, onde o oprimido nunca encontra chance de escapar... Ah, e não posso deixar de destacar a figura de Bertoleza, escrava enganada por João Romão, personagem digna de pena, mostrando toda as "virtudes" do português vendeiro... Vale muito a pena ler este livro, e, com certeza, vocês também se emocionarão com ele...
    Um Abraço!!!

    PS: Sumaya, 1984 é demais, não é? Fiquei intteressado no seu resumo, vou buscar esse livro... ;)

    ResponderExcluir
  45. Katiúcy Mateus da Silva
    RA:9293681153
    N20

    bem, estou enviando este comentário para que vocês possam excluir o outro enviado por mim e aceitar o próximo, pois fiz algumas correções...

    obrigada.

    ResponderExcluir
  46. Katiúcy Mateus da Silva
    RA: 9293681153
    N20
    Bem, o livro que li, que foi um divisor de águas em minha leitura: Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade.

    Um livro surpreendente e intrigante, traz consigo um mixto de amor, aventura e polêmica, afinal um jovem de apenas 15 anos ter uma mulher de trinta e poucos anos, para ensinar-lhe sobre o sexo, não é tão natural assim, não é mesmo? Ainda mais, quando partimos do ponto de vista de que, quem contratou essa mulher foi seu pai, na melhor das intenções, é claro!!!
    Mas, não é só isso, além de fazer algo incomum, Felisberto( o pai ) contrata a essa mulher como professora de suas três outras filhas, que se dá como profissão de fachada, para que se possa seduzir o garoto.
    Por fim, ao descobrir, Dona Laura ( a mãe ) fica perplexa, no entanto Seu Felisberto se dá como desentendido e despede a mulher de seu "trabalho". Só então, percebe-se que tudo não passou de algo passageiro para os dois a mulher e o rapaz.

    ESTA FOI UMA DAS MAIS PRAZEROSAS LEITURAS QUE FIZ !!!

    ResponderExcluir
  47. Katiúcy Mateus da Silva
    RA: 9293681153
    N20.
    Olá Pessoal!

    Olha eu aqui de novo para contar a vocês como o mundo da leitura é incrível.
    O livro que li agora, é Cinco Minutos de José de Alencar, pelo qual me apaixonei.
    Com uma história muito linda de amor, encanta a muitos.
    Apesar de um atraso ser motivo de muito estresse, nesse livro percebemos como apenas 5 minutinhos podem fazer a diferença em nossa vida.Uma linda história de amor e entrega pode começar em qualquer lugar, inclusive dentro de um ônibus a caminho do trabalho, não é verdade?

    Todos que o leram sabem exatamente do que estou falando, e os que não tiveram essa oportunidade, o façam, pois irão se surpreender.

    ResponderExcluir
  48. Wanyelle da S. Xavier
    RA 9301589574

    Olá pessoal, aqui estou pra falar sobre o livro "O Rosto" de R. L. Stine, escritor americano, é um livro se suspense, super interessante e envolvente. Conta a história de Martha, que após um acidente que ocorreu a alguns meses, ela perde a memória e não consegue lembra-se do que acontecera. Todos tratam ela com muito carinho, e cada dia que passa alguns relâmpagos de memória voltam , mas mesmo assim é difícil pra ela tentar entender o motivo do acidente que todos falam que foi aterrorizante, ela é desenhista, e precisa fazer um portfólio de desenhos para um concurso, e então quando ela se dispõe a fazê-los, começa a desenhar um rosto estranho, no qual ela não se lembra de quem seja.Vê este rosto em tudo e em todos, o final do livro é intrigante, ele é muito envolvente, mostra que por inveja uma tragédia aconteceu e mudou a história de Martha e de seus amigos: Aron, Justine, Adriana, Ivan, Sean e Laura.
    Muitíssimo interessante este livro, recomendado para quem gosta de suspenses.Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  49. Sumaya Hellen RA: 3001788551

    O MENINO DO PIJAMA LISTRADO-JOHN BOYNE

    Mais um resumo de um livro escolhido particularmente pelas minhas preferências no momento. Eu sempre fui (além da língua portuguesa)apreciadora de história e alguns dos temas que mais me fascinaram pela riqueza de documentos e fatos apresentados nessa disciplina foram as Cruzadas da Idade Média e a Segunda Guerra Mundial. Para mim, estudar esses fatos era voltar no passado e compreender melhor suas consequências.
    Okay, o que meu gosto pela história tem a ver com o livro?
    Nesse livro voltamos na decada de 40, na Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler acabava de invadir e dominar a Polônia, mantendo o campo de concentração de Auschwitz, localizado nas redondezas de Cracóvia, seu desejo era eliminar a nação polonesa. Foi um dos maiores genocídios que a história já teve, mas não se preocupe, você não irá revisar isso...
    O livro narra a história de dois personagens que se encontram em uma cerca de arame farpado que divide seus mundos.
    Bruno é um alemão de 9 anos, próprio de sua idade, gosta de brincar e não conhece muito o que seu pai faz. Tinha uma vida maravilhosa em Berlim, três amigos bacanas para se divertir, um espaço grande para explorar e um corrimão da escada ótimo para deslizar. Seu pai é chamado para um outro lugar a trabalho e eles se mudam. Ele sofre nos primeiros dias com a nova casa e se sente sozinho por não ter seus amigos, avista um "vilarejo" próximo e inveja as crianças de pijamas listrados que lá vivem porque têm amigos para brincarem. Quando resolve explorar o território do seu quintal, descobre Shmuel, um dos meninos desse "vilarejo" e sua única esperança para brincar com alguém. Apesar do arame farpado que os separa, nasce uma amizade pura e comovente.
    O livro trata com carinho dessa relação, colocando em segundo plano o holocausto e a história dramática que os judeus viveram. Coloca como foco a visão de um garoto que desconhece que seu pai é um oficial de Hitler e que Shmuel é um judeu condenado. Nomes conhecidos são substituídos, para dar uma falsa ignorância ao leitor e nos remeter ao papel desinformado e ingênuo de Bruno. Em Algumas partes do livro foi inevitável resistir ao drama. Em alguns momentos desejei ser Bruno e não saber muito.

    Obs: Desculpem a ausência dos desfechos em meus resumos, mas não dou aos outros o que também não quero.

    ResponderExcluir
  50. Miriane Paiva - RA: 9301595703 N20
    CINCO MINUTOS-JOSÉ DE ALENCAR


    Bom, adorei ler o livro que conta a história de um romance fortíssimo que acontece dentro de um ônibus sem querer por conta de um atraso a caminho da cidade.
    Ele se apaixona por uma moça, mas ele não sabe nem o nome dela e onde mora. É quando começa a procura que faz pela a amada.
    Nessa busca ele descobre que ela também o ama, porém ela não quer ficar com ele por conta de uma doença, assim pensando que pode acabar com a vida dele.
    Ela tem que viajar para tentar se curar e aproveita a situação para que ele a esqueça. Ele mais que um homem apaixonado foi à procura dela em todos os lugares não desistiu nunca. E por fim ele vai de encontro a ela e conseguem ficar juntos e com o amor enorme que os dois sentiam, ela acaba se curando.

    É UMA HISTÓRIA FORMOSA, ENVOLVENTE E COM UMA LINGUAGEM FÁCIL. RECOMENDO A TODOS QUE LEIAM.

    ResponderExcluir
  51. Olá Pessoal, aqui estou eu novamente para falar um pouco sobre o livro um clássico da Literatura Estrangeira, é o "Morro dos Ventos Uivantes" da escritora Emily Brontë.
    Bom, este livro a primeiro momento para mim foi um pouco cansativo, e enfadonho porque os personagens como vou dizer parecem confusos, e na realidade eu me pegava pensando quem era quem.É um romance que se passa no séc.XIX entre dois jovens o Famoso Heathcliff e Catherine, mas como na época é um amor proibido pois, Heathcliff era criado pelo pai de Catherine então esse amor não poderia vir a acontecer, durante boa parte da trama os dois sofrem em segredo principalmente Heathcliff, por nunca ter confessado que gostava de Cathy,como ele assim a chamava.Um belo dia Cathy conhece um rapaz que eu esqueci o nome, pois ele é um personagem secundário, e acaba se casando com ele, e para desgosto de Heathcliff que acaba indo embora.O desenrolar da trama acontece,com o sofrimento dos dois e deste amor que não tem como acontecer.Mas do meio para o final do livro me surpreendi pois, o livro se tornou uma leitura deliciosa, e eu aconselho quem tiver um tempo a ler este livro, o final é lindo!
    Bom acho que é isso,Bom feriado pessoal.
    Abraços.


    Maria Carolina Rezende. RA: 3001806963
    TURMA N20

    ResponderExcluir
  52. Olá Pessoal gostaria de fazer um comentário sobre o livro “Quincas Borba” de Machado de Assis. Esse livro conta a história Rubião um professor mineiro que recebeu a herança de seu amigo Quincas Borba com a condição de cuidar do seu cão também chamado Quincas Borba. Após o acontecido sua vida mudou e em uma de suas viagens para o Rio de Janeiro conheceu o casal Cristiano Palha e Sofia. Convivendo constantemente com o casal ele se apaixonou loucamente por Sofia, mas ela não correspondeu a esse sentimento e contou ao marido o interesse do amigo. Mesmo assim o marido continuou a amizade com Rubião, pois estava interessado em tirar-lhe toda sua fortuna. Como Sofia não lhe correspondia ao sentimento Rubião foi levado à loucura. Essa loucura o levou à morte e foi comparada à mesma que causou o falecimento de Quincas Borba. Louco e explorado por várias pessoas, principalmente Palha e Sofia, Rubião morre na miséria. O livro representa a filosofia inventada por Quincas Borba, de que a vida é um campo de batalha onde só os mais fortes sobrevivem e que fracos e ingênuos, como Rubião, são manipulados pelos superiores e espertos, como Palha e Sofia, que no fim da obra terminam vivos e ricos. O livro é muito interessante e recomendo a todos.

    João Calixto N20
    RA: 3001799784

    ResponderExcluir
  53. Marcos Aurélio Borges Ferreira RA:3016124346 N20

    Bom, o livro Romance que estive lendo é “O Arqueiro do Rei" (Quentin Durward)de Walter Scott traduzido em português por Hernâni Donato. Este livro fala sobre a vida de um jovem escocês com uma profissão fantástica e muito respeitada na época que era ser um “arqueiro da guarda pessoal do rei” um jovem mito audaz, aventureiro, viajante, corajoso, forte, e muito fiel ao seu rei, uma das coisas o que eu achei muito interessante também neste livro foi às dificuldades que este jovem passou, muitas vez até ariscando a sua vida para socorrer alguém, outra foi à audácia de um velho rei, com duas faces, uma face de ser dono de um albergue para viajantes, outra que é de ser o rei, passando sorrateiramente pelas passagens secretas de seu castelo, eu também gostei muito da riqueza de detalhes desta obra, pois o autor fala com riqueza minuciosamente, os detalhes da armadura do jovem arqueiro, os detalhes das expreções faciais, outra coisa foi o amor do jovem arqueiro (Quentin) a Isabel, mesmo sabendo das diferenças, pois ela sendo de origem nobre, ele nem tanto, mas com muito caráter, eu achei também fantástica a ajuda de seu tio um chefe da guarda real, por uma vez salvando a vida do sobrinho o jovem Quentin de suas travessuras, outras o ajudando a ingressar na guarda real, livrandu-o da forca, uma das coisas legais deste livro é que tem muito diálogo entre os protagonistas, outras vezes do narrador, olha, eu achei que por ser um livro épico, o amor do jovem arqueiro “Quentin” e a sua amada a condessa “Isabel” eles ficarão muito tempo juntos em viajem, mas pelo rigor e severidade da época poucas vezes trocarão carinhos, finalizando, que bom novamente com a ajuda de amado tio o jovem arqueiro “Quentin” fica para sempre com sua amada, a condessa,. Novamente digo eu adorei ler este livro, pois gosto muito de histórias medievais, eu recomendo a todos os meus amigos este livro.

    ResponderExcluir
  54. Márcia Carolinne Pereira Barôa RA:9292608088 2°semestre

    Olá galera!

    O livro que estou lendo é Urupês de Monteiro Lobato um livro muito interessante, ele é composto por contos onde são narrados várias histórias diferentes, o livro possui 14 contos, todos muito interessante, os contos que eu mais gostei foram: o mata-pau, colcha de retalhos e boca torta que é muito engraçado, vou citar um deles; O mata-pau é uma planta que ela cresce e vai matando as que estão ao seu redor, foi assim que aconteceu com rosa e elesbão que não tinha nenhum filho, porém um certo dia aparece uma criança na porta de sua casa e eles decidem adota-lo , a criança cresce acaba tendo um caso com a mae ,ele mata o "pai" a história vira uma tragédia ele rouba tudo o que havia sido deixado para rosa ,acaba ficando na miséria, ele enlouquece e quase mata rosa que fica louca e não precisa presenciar a desgraça na qual ele causou.
    Galera esse é um livro muito bom de MOnteiro Lobato, esse livro é muito importante ele também cai em vestibular, então mais um para a nossa caixinha de conhecimentos.
    valeu :)

    ResponderExcluir
  55. Marcos Aurélio Borges Ferreira RA: 3016124346

    Ola amigos o 3º Livro que eu estive lendo é “Não se esqueçam da rosa” escrito por Giselda Laporta Nicolelis e ilustrado por Célia Kofuji.
    Este livro fabuloso, com uma leitura fácil e as ilustrações muito próprias da história, conta sobre a vida de uma adolescente chamada Hanako “filha da flor”, muito sonhadora, com muita cede de vencer e superar as suas dificuldades, imposta pelo destino, mas por irresponsabilidade de um poderoso governante, que para mostrar seu poder, sem se importa que com seus atos, e assim, simplesmente arrasa com duas grandes cidade japonesa, neste livro também fala do amor inocente de um jovem por amigo de sua sala, sendo capaz de analisar, os olhos, os cabelos, seu jeito de falar, um amor lindo, que muitas vezes sem saber se caso será correspondida, eu achei muito legal também as falas em japonês tais como:ghenshi-bakudan “a bomba atômica” até então uma família muito feliz, muitas vezes por causa de alguns atos impensado, simplesmente marca a muitos inocentes com uma dor até então incurável, neste livro eu aprendi muito, a amar muito mais meus entes queridos, pois não sabemos o que nos espera o amanhã, uma fala que achei muito interessante é na pagina 25 e no 3º parágrafo, fala sobre as escola antigas de freiras onde somente estudavam meninas, e as de padre somente meninos, diz que devia ser chato abeça, minha mãe estudou lá, nem podia namorar. Olha adorei mesmo este livro recomendo a todos que leiam e peçam as seus filhos para também o ler, tem uma grande experiência de vida, muitas vezes nós reclamamos da vida, mas se olharmos ao nosso redor, muitas vezes terá um alguém com um problema muito maior que o nosso. Amigos leiam este pequeno livro é fantástico.

    ResponderExcluir
  56. RELÍQUIAS DE CASA VELHA
    Olá pessoal acabei de ler o livro “Relíquias de casa velha” de Machado de Assis e gostei muito dos contos que li. Uma casa tem muitas vezes as suas relíquias, lembranças de um dia ou de outro. E nesse livro o autor explora contos sobre o amor, sobre a política, sobre família,etc. O conto que mais gostei de ler foi o “Umas Férias”, ele conta em detalhes o dia que o tio foi buscar os sobrinhos na escola. As crianças sonhavam com vários motivos pelo qual estavam indo para casa mais cedo, imaginavam que seria uma festa com muita música, comida e dança. Mas infelizmente foi o oposto. Não havia festa e sim muita tristeza, pois o pai havia falecido. A tristeza foi grande e o menino desejou muitas vezes estar na escola. Achou as férias "sem gosto e achou grande alegria sem férias". Recomendo o livro a todos, pois os contos são ricos em detalhes que nos levam a imaginação com começo, meio e fim sem prolongar demais as histórias, é como se estivesse lendo vários livros.

    João Calixto N20
    RA: 3001799784

    ResponderExcluir
  57. Acadêmica: Thayssa Gomes D'avila
    RA: 3013030281
    Livro: À beira do corpo
    Autor: Walmir Ayala

    Olá!
    O livro que escolhi para ler, é muito fascinante, adoro demais a leitura e recomendo sem sombra dúvidas para todos!
    Bom o livro tem como seus personagens: Bianca, uma jovem de 17 anos que já está de casamento marcado com Vicente, um ferreiro muito trabalhador e muito apaixonado por ela, que até então mora com seu Pai Piero e suas duas irmãs, Rosália e Celina.
    A história é narrada por um 'verme',o verme de Bianca, que vai até o final narrando os sentimentos dela.
    Tudo começa numa cidadezinha pacata Vila Nova, sem notícias, sem novidades, interior mesmo e la Bianca namora o Vicente, eles estavam de casamento marcado pra dali 6 meses, e nesse intervalo de tempo, aparece na cidade o tenente Sebastião,um homem muito misterioso, mas ele aparece com a mulher para morarem ali, e eles se encontram no acaso e ali já pintou um clima entre eles, mas como ambos estavam comprometidos, de momento nada rolou.Bianca cada vez mas envolvida com os olhares,resolve adiar o casamento para dali alguns dias, para tentar fugir do sentimento que já brotará em seu coração pelo tenente.
    Flora uma mulher que logo passa a ser a empregada de Bianca em sua casa já depois de casada, suspeitou dos olhares entre eles, e assim, ela passa a ajuda-los no encontros a escondidas dos dois, e assim foram até o final da história.
    Ela uma menina muito religiosa, vai até o Padre Nilo se confessar,e então o padre acaba revelando que ele é casado e que ela não deve fazer isso,ter esperanças com ele, mesmo contra a vontade dela que acaba deixando a igreja e nem quer mas saber de se confessar, para o espanto do padre.
    Até ai, todos os dias com a ajdua de Flora a jovem Bianca se encontrava com ele, enquanto seu marido trabalhava o dia todo, e a cidade toda já estava sabendo do caso dos dois,até seu próprio pai, e passaram a se encontrar na casa dela, todas as tarde.
    E assim foram muitas tarde de amor, de carícias e ela gravida de Vicente, e quando não se encontravam ela só faltava ficar doente, quase morrer, por tanto querer ver ele.
    Até que um dia a criada lhe pediu dinheiro a mando do companheiro e Bianca não gostou e esbofeteou-a, causando na criada muita raiva, e então ela foi embora da casa, mas já com a intenção de ir contar toda a traição para Vicente. E assim foi, e num belo dia ele inventou que ia viajar por dois para Porto Alegre,e aquele seria o momento de rever Sebastião, e com a ajuda de Flora, se encontraram pela última vez na casa dela e tiveram uma tarde de amor, enquanto isso o marido foi até a casa do pai dela, e pediu para o sogro a sua arma, não contando o que ia fazer, até que chega na casa e vê que os dois estão la, e chega atirando um tiro no peito do tenente e 4 tiros na mulher grávida, e dois caem no chão, sem uma palavra.
    Na segunda parte do livro, vem o julgamento de Vicente que muito calmo, contou tudo e la acabou descobrindo que a sua cunhada era apaixonada por ele, e o Padre confessou tudo que sabia de Bianca e assim todos falaram, e no fim Vicente foi absolvido e todos liberados.
    Após o julgamento com muita chuva, Vicente seguiu pela rua deserta e calada de Vila NOva, sozinho e com a alma limpa e à beira do corpo.

    Gente esse livro é perfeito, leiam!!!!

    ResponderExcluir
  58. IZAN G.SEGATO RA:92312659115

    O livro que li e indico é A viuvinha de José de Alencar. O livro conta a estória de Jorge, que logo cedo perdeu o pai sendo então criado pelo sr. Almeida.O pai de Jorge tinha lhe deixado uma fortuna. Jorge então, durante três anos, começa a gastar esse dinheiro até cansar-se e sentir-se só.Foi então à missa tentar buscar alívio pra alma.Logo se encantou por uma moça que lá estava. Era Carolina. Decidiram-se casar-se onde depois, Jorge ficou sabendo que estava afundado em dívidas.E agora? Desistir do casamento seria uma desonra para Carolina.Teve o casamento, Jorge simulou um suicídio onde depois ele fugiu para os Estados Unidos. Carolina ficou conhecida então como a viuvinha.Finalmente, ele retorna e apresenta-se como Carlos buscando uma nova vida. É uma estória fantástica que vale a pena ler!

    ResponderExcluir
  59. Dayane de Leon Abreu Souza RA:3001816904
    2°semestre

    O livro que li, chama-se A MORTE DE D.J EM PARIS, que é um livro clássico brasileiro de Roberto Drummond, conta a história de um professor que passa a maior parte do seu tempo dentro do sótão de sua casa, criando fantasias de seus pensamentos.
    Particularmente, o autor não conseguiu chamar minha atenção para a história e o modo como ele a conta,se torna confuso e complicado de entender.

    ResponderExcluir
  60. Dayane de Leon Abreu Souza RA:3001816904
    2°semestre

    O livro SENHORA, é uma grande obra de José de Alencar.
    Um romance envolvente, cheio de surpresas e emoções onde os protagonistas Aurélia e Fernando se apaixonam e depois de um tempo se separam, inconformada com a separação, Aurélia, que havia recebido uma herança de seu avô, tenta comprar o amor de Fernando Seixas e assim o faz.
    Depois de agum tempo, cansado de ser humilhado, Fernando arruma o dinheiro e finalmente consegue sua liberade de volta.

    ResponderExcluir
  61. O livro que eu li chama-se "A Águia Pousou", do autor Harry Patterson, mas que assina a obra com o pseudônimo de "Jack Higgins".
    O livro conta a história de um plano audacioso de Adolf Hitler para seqüestrar o primeiro ministro da Inglaterra, Winston Churchill, durante o período da segunda Guerra Mundial.
    Depois de se elaborar o plano começa-se a contar a história de cada personagem recrutado para realizar o feito. São histórias comoventes que às vezes nos levam a torcerem pelo grupo de sequestro, mesmo sabendo que o intento deles era errado.
    É uma história cheia de ação, romance e drama.
    Eu gostei muito de ler este livro, pois adoro filmes de guerra e ao ler os momentos de combate na história fez me lembrar de filmes como O Resgate do Soldado Ryan de Steven Spielberg.

    Sebastião Luciano do Prado RA: 9292641460

    ResponderExcluir
  62. Acadêmica: Daiane Quadros Miranda RA: 3017143494

    O Diário de Anne Frank é surpreendente!
    Página 53: “Ninguém é poupado – velhos, crianças, mulheres grávidas, doentes – todos têm que participar da marcha para a morte”.
    No livro o que predomina é a superação, principalmente quando se trata da Segunda Guerra Mundial. Em Julho de 1942 até Agosto de 1944, judeus se escondiam para não serem sacrificados por alemães nazistas, mais claramente a tropa de Adolf Hitler. O Diário de Anne Frank envolve o leitor do começo ao fim, buscando mostrar a triste realidade do que realmente é uma guerra e o que elas representam para uma nação inocente e sem liberdade. Anne nos mostra o verdadeiro significado que a vida tem e que apesar de todas as dificuldades a vontade de sobreviver é maior. Cada palavra escrita é registrada na memória de cada leitor. Pessoal! É um fato real, parece ser tudo real. A angústia tomou conta de mim, parecia que era eu passando por todo aquele inferno.
    Anne defendia o seu ponto de vista, demonstrando dar valor nas coisas simples da vida, ela ia além da imaginação, buscando seus sonhos e objetivos (o de ser uma escritora famosa). Sua meta foi alcançada graças a seu pai que publicou o Diário e com a ajuda de Miep Gies que resgatou o diário. Infelizmente Anne não viu, mais deixou o que era de mais importante e que até os dias de hoje é lembrado por todos (O Diário).
    Em Maio de 1940, a Alemanha comandada por Hitler, invadiu e ocupou a Holanda. Foram aproximadamente 60 milhões de mortos, incluindo a família de Otto Frank (pai de Anne). No dia 12 de Junho de 1942, Anne completou 13 anos e ganhou de presente um livro para autógrafos, Anne o usou como diário. Em Julho no mesmo ano, a família Frank seria obrigada a se mudar para um campo de trabalhos forçados e para fugir desse destino transferiram-se para um esconderijo o “Anexo Secreto” que funcionava o escritório de Otto Frank e lá permaneceram por dois anos. O Anexo Secreto foi composto por oito pessoas judias. A família Frank (Otto, Edith, Margot e Anne), a família Van Daan (Hermann, Auguste e Peter) e o dentista Dussel. No escritório havia mais três pessoas que os ajudaram: Kraler, Koophuis, Miep Gies e Elli (que foram libertados depois de alguns meses).
    Anne, apesar de ser presa, amadurece, conhece o amor (Peter), desavenças, alegrias, tristezas, tudo é registrado no diário dia a dia.
    Em Agosto de 1944 a policia nazista invade o esconderijo, pois alguém os avisou que estavam lá escondidos, até hoje não se sabe quem foi. Foram todos levados para o centro de concentração em Auschwitz....

    Bom pessoal, aqui está um resumo de como foi a Segunda Guerra Mundial!
    Gostaria que todos pudessem ler, e é claro desvendar o final, porque não vou contar (kkkk), assim desperta o interesse de todos pela leitura, o principal motivo deste projeto. Geralmente os livros têm o final feliz, esse infelizmente não foi muito alegre, mais em compensação a luta de todos eles, principalmente da Anne nos faz acreditar que foi, pois ela foi uma menina que lutou e cresceu sozinha, sem a ajuda de ninguém, buscou seus ideais e graças a seu pai que publicou o seu Diário, hoje é considerada uma ESCRITORA. Obs: Se Anne soubesse que seu pai estava vivo ainda, tenho certeza que lutaria para sobreviver e iria ver seu sonho ser realizado.
    Ela parece muito conosco.
    Tenham uma ótima leitura, explorem ao máximo o que há de bom dentro de vocês, a leitura faz os pensamentos mudarem, mudou o meu gente!

    Obrigado e até a próxima.

    ResponderExcluir
  63. Márcia Carolinne Pereira Barôa RA:9292608088

    Olá!!

    Mais uma vez aqui para contar sobre um livro na qual estou lendo o nome do livro é Reliquias de casa velha de Machado de Assis o livro possui vários contos ,ainda não terminei de ler o livro,mais já resolvi postar o comentário por enquanto tá me parecendo um livro muito interessante ainda mais sendo do machado de assis, o livro começa com Machado fazendo um alerta ao leitor ,ele fala que fica a critério do leitor a impressão que o livro vai causar, esse livro foi escrito após a morte de Carolina sua esposa, e compara esse livro como uma casa velha que tem suas lembranças ,reliquias e histórias.
    Espero que esse livro supere minhas expectativas e que ele seja muito importante para o meu conhecimento e recomendo a todos.

    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  64. Larisse Albuquerque de oliveira
    R.A.: 3012000374

    Bem as leituras que fiz foram de um autor só mas não é qualquer autor não, Os livros que na verdade reli são Crhistine e O Iluminado de Stephen King. nunca me canso de ler o primeiro pois ele consegue me deixar aflita mesmo ja sabendo o final e que para meu desgosto (ou nao)o meu personagem favorito,Arnie Cunningham, do livro morre. Crhistine é um classico que ja foi ate filmado em 1983, a historia nos apresenta a seguinte questão: será que nao conseguimos transferir para nossos objetos de apreço nossos sentimentos ao ponto de mesmo apos a morte eles permanecerem? O segundo Livro tambem me deixa um pouco impressionada ao ponto de ter medo de ficar sozinha em casa, o Ilumindado traz a agonia de ver coisas que ninguem mais pode ver e saber que elas tambem te enxergam e pior ainda podem te fazer mal.
    Eu amo os livros do Stephen porque ele tem um jeito todo especial quando ambienta as suas historias, a riqueza de detalhes é impressionante, mesmo esses dois livros terem virado filmes toda vez que leio eu consigo imaginar as situaçoes mais forte do que as mostradas nos filmes.
    so por uma curiosidade a melhor versão filmada do livro O iluminado é aquela de 1980 com o ator Jack Nicholson, o interessante e que ele conseguiu interpretar todas as loucuras do personagem Jack Torrance pai do pequeno Dani: O iluminado.

    ResponderExcluir
  65. Academica:Hozana Ramos Quirino
    RA:3008114600
    ENCONTRO MARCADO
    FERNANDO SABINO



    Ola pessoas, venho para indicar a voces um livro que amei ler. Li o Encontro Marcado de fernando Sabino que conta a historia de um garoto chamado Eduardo Marciano, eduardo era muito mimado por seus pais por ser o unico filho.Eduardo fazia o que bem queria na infancia mandava e desmandava em tudo,na adolescencia conheceu Mauro e Hugo passaram a ser melhores amigos só andavam juntos tiveram uma fase boemia e aprontaram coisas absurdas porem engraçadas um dia para beber(mas do que ja tinham bebido) pegaram um esqueleto que o pai de Mauro tinha e tentam verder como nao conseguiram eles bebados resolveram enterrar o esqueleto numa praça o que deu o mair bafafa na cidade.Eduardo conhece antonieta,(antonieta morrava com o pai no rio de janeiro mas foi passar uns tempo com sua tia em Belo Horizonte onde conheceu eduardo)logo começaram a namorar mas o povo "comentava" sobre o namoro dos dois com isso o pai de antonieta a leva de volta ao rio de janeiro.Eduardo acaba indo a traz dela se casam e vao viver no rio de janeiro,eduardo acaba conhecendo uns homens se tornaram se seus amigos e volta a vida boemia, deixando sempre antonieta sozinha nesse tempo ela descobre que esta gravida mas eduardo nem liga muito e continua agindo como se fosse solteiro por desgosto ela perde a criança e decide se separar dele. eduardo acaba sozinho.A historia nao é so isso e bem legal voce se diverte,ri e ate se emociona principalmente quando ele descobre que o pai morreu.

    ResponderExcluir
  66. ALUNO: MARCELO DE OLIVEIRA ROMERO
    RA:3016123587
    TURMA:N20

    Bom dia galera, neste feriado de 15 de novembro aproveito para postar a pequena análise do segundo livro de George Orwell que tive o prazer de ler: A revolução dos Bichos, uma crítica feroz ao autoritarismo que o autor também evidencia em 1984, sua obra-prima. O enredo conta a história de uma granja na Inglaterra (o país de origem de Orwell) e a revoluçao que está prestes a se instaurar nela. O porco Major, depois de um sonho, resolve reunir todos os animais que ali vivem para mostrar a condição do animal em relação ao homem, suas vidas sem perspectiva, onde vivem somente para trabalhar e com o alimento suficiente para sobreviver. Depois relata o estranho sonho que teve quando era jovem, sobre uma antiga música que falava sobre o dia em que as terras não serão mais dos humanos, mais dos bichos, o dia em que a tirania dos homens sobre os animais desaparecerá. Passados três dias, Major morre mas suas ideias não... O dono da granja é expulso, os animais tomam conta e finalmente a Revolução tem início. Mas, conforme o tempo passa, a tirania se mostra nas mãos (no caso nas patas) de que pretende comandar seus semelhantes, a insistência em dominar além de qualquer ética ou de qualquer lei, os porcos, que são os animais mais inteligentes da fazenda, criam mandamentos mas alteram conforme as suas conveniências, criando e destruindo princípios para atingir seus objetivos... Só para citar um dos mandamentos primordiais do Animalismo, desse novo regime, é justamente o último, e talvez o mais importante citado no livro: "Todos os animais são iguais" se torna, com o passar do tempo "Todos os animais são iguais mas alguns animais são mais iguais do que os outros", mostra que, apesar das lutas de todos os bichos para se tornarem livres, eles se tornaram vítimas dos que tomaram para si a liderança, a supremacia sobre os seus semelhantes... O livro é de uma genial atualidade, e, mais uma vez, alerta para os perigos do autoritarismo, seja ele em qual campo existir, governamental, familiar, conjugal e até escolar. Todos nós, sejamos homens ou mulheres, devemos lutar para acabar com isso, essa dominação de um sobre o outro, e, como eu li na introdução de Nélson Jahr Garcia, que sabe um dia conseguiremos distinguir a diferença entre porcos e homens. Leiam esse livro, vocês não irão se arrepender.

    ResponderExcluir
  67. Vamos agora mergulhar na intrigante história de Machado de Assis, conheça Bentinho, um homem apaixonado que vai se fechando em si mesmo, até o ponto de ficar conhecido como Dom Casmurro, criado com muito cuidado pela mãe Dona Glória e pelos seus tios Justina e Cosme, e pelo agregado José Dias.
    Capitu, a mulher com olhos de ressaca, linda, inteligente, capaz de prender a atenção de todos ao seu redor. Escobar, o amigo fiel, homem com alegria e disponibilidade para todos. Esses três personagens que nos transportam para um mundo de imaginações, fazendo-nos refletir sobre o adultério, a verdadeira amizade, e nos instiga a repensar sobre o psicológico do ser humano, envolvido pelo sentimento da paixão.

    Nome: Andréia Lidiane Lopes
    RA: 3008126546

    ResponderExcluir
  68. No livro Cinco Minutos de José de Alencar, é apresentado a história de Lucio e Carlota, que devido a um atraso de cinco minutos Lucio teve de esperar cerca de duas horas até a passagem do próximo ônibus, foi quando conheceu uma encantadora mulher, na qual se apaixonou, e devido ao amor intenso entre os dois ela se curou de uma grave doença e eles decidiram se casar.
    Essa é uma história fascinante e encantadora. O autor usa uma linguagem simples, assim a leitura fica muito mais prazerosa. Nos leva a contemplar o mundo do verdadeiro amor, e deicha claro que nessa vida nada acontece por acaso, pois tudo tem um porque, e que o amor pode ser a cura de todos os males e a causa de um milagre.

    Nome: Renata Pinto Jara
    RA: 3006103778

    ResponderExcluir
  69. Samya Matas Ibrahim Martins
    RA:3019138305

    Oi galeraaaaaaa!!!!!
    Fiquei muito feliz, quando alguns companheiros de classe se interessaram pelo ultimo livro que li, e vieram fazer comentários esplendidos em relação à leitura do livro “O outro lado da meia noite” de Sidney Sheldon. Desta forma, como fiquei apaixonada pelo autor, fui em busca de mais um romance do mesmo.
    Tive o prazer de ler mais uma Obra da literatura americana de Sidney Sheldon: “Um estranho no espelho” e sinceramente amei.
    Um estranho no espelho é uma obra maravilhosa que não deixa de lado um pouco da marca do autor que é a literatura erótica, mas que aguça nossa curiosidade pelo drama, suspense e personagens totalmente esféricos. Esse romance gira em torno de dois personagens principais: Toby temple, sonhador e comediante famoso e Jill Castle uma atriz que ultrapassa qualquer um ou qualquer coisa atrás de suas metas. As historias de vida de cada um é a chave mestra para o encontro de ambos, assim nascento uma paixão intensa e perigosa. O final deste romance é o que mais me tocou, pois como uma mulher que diz amar um homem pode ser capaz de tantos atos inescrupulosos? Amor, paixão, maldade, foi o que senti ao ler esta obra.
    Apesar de ser ficção creio que um pouco da realidade é exposta neste livro, pois devido a frustrações vividas, muitas pessoas são capazes de cometer atos impensáveis. Recomendo aqui, mais uma leitura que foge dos padrões que estamos acostumados, Vocês vão amar!!!

    ResponderExcluir
  70. Ana Livia Olmedo
    RA:3001803438
    Lucíola de Jose de Alencar.
    Este livro fala sobre a vida de uma mulher sozinha muito farrista a moda do rio de janeiro,delicada e muito complexa com suas emoçoes e desejos de mulher,frequentava teatros e eventos culturais é uma mulher muito culta,porem leviana,paulo vindo do interior resolvel conhecer a corte,e na primeira vez que viu lucíola logo se interresou seu amigo sá o apresnta para ele e depois todas suas esperanças de uma mulher resgardada foi por água abaixo em uma festa ela se despiu em meio á varias pessoas, e paulo já havia conhecido e gostado dela depois do escandalo ele ficou com ela e viveu momentos maravilhos porém resolveu termina devido sua pouca herança,ela tem um poder maior de dinheiro já ele nao.Porem ele aceitou ela do jeito que ela é e duas pessoas por diferentes situaçoes seja financeira ou por escandalos tem o direito de se APAIXONAR SEM SE IMPORTA com o que as pessoas dizem ele volta atras e resolve viver uma historia de amor com ela.Eu recomendo a leitura e espero que curta esse romance cheio de surpresas.É um romance aonde agente se surpreende a todo estante devido a complexidade de lucíola espressar seu modo de vida sozinha e junto de paulo.

    ResponderExcluir
  71. Nome: Sebastião Pereira da Silva Neto
    RA: 3001784740
    Turma: n20
    Livro: Senhora

    Bom pessoal eu li o livro Senhora, que conta a historia de uma menina com o nome de Aurélia que tem 18 anos, e ela tinha uma beleza deslumbrante, e Fernando Seixas é afim dela mas não fica com ela porque ela é pobre e órfã de pai e sua mãe é costureira. E Fernando Seixas é um moço muito rico mas perde todo seu dinheiro, e com isso ele pretende casar com uma moça rica e conhece Adelaide Amaral, mas não consegue casar com ela. Passando um tempo Aurelia perde a mãe e fica órfã de vez e muito triste, e depois de um tempo recebe uma noticia de que ela é herdeira da riqueza de seu avó, ela pretende se vingar de Fernando quando descobre que ele não se casou com Adelaide, pede para seu tio Lemos para fazer um contrato de casamento com Fernando ele aceita se casar sem saber quem é a noiva. No dia do casamento Fernando fica muito feliz pois sua noiva é Aurélia na noite de núpcias não tem nenhum contato pois Aurélia esta se vingando, dias após dias de humilhação Fernando pede divorcio e consegue dinheiro para quitar sua divida com ela e se separam. Eles voltam a se encontrar e ela mostra o testamento dela dando toda sua herança a ele e no final os dois ainda se amam e continua junto

    ResponderExcluir
  72. Nome Sebastião Pereira da Silva Neto
    RA: 3001784740
    Sala n20
    Livro: Não Esqueçam da Rosa

    É um livro muito lindo, que conta uma história real de uma menina com o nome Hanako ( que significa "Rosa Vermelha" ) ela é filha de um pai japonês e mãe brasileira, seu pai de nome Akio veio para o Brasil com seus tios fugindo da bomba de hiroshima. Akio é pai de três filhas uma delas é Hanako. Akio na sua infância teve contato com a radio-atividade e não sabe e passa para sua filha Hanako, que começa a morrer aos poucos.
    Hanako sempre foi uma menina que gostava muito de ler, ela era muito fã de uma autora chamada Adriana, ela leu o livro o diario de Anne Franke e se comparava com ela poi as duas eram vitimas da mesma doença.
    Ela critica muito as usinas nucleares, falam dos protestantes é muito legal o livro e eu recomendo muito ele pessoal é muito bom.

    ResponderExcluir
  73. Acabei de ler um livro de José de alencar intitulado Lucíola. Alencar faz uma crítica social e moral àquela época, narrando em primeira pessoa, uma série de cartas a uma Sra., contando o seu amor por uma cortesã. Paulo havia recém-chegado ao Rio de Janeiro. Vinha tentar a vida, não era rico e encontra com Lúcia e começam a ter um romance. Este foi ficando cada vez mais forte e mesmo com todas as demonstrações dos seus amigos avisando que Lúcia era avarenta e cruel, quando queria se ver livre de um amante inconviniente, não desistiu. Mas lúcia também se rendeu a Paulo e dentre muitos conflitos travados entre os dois ele permanecem juntos a tal ponto que Lúcia vende sua casa na cidade e muda-se para o campo. Isso acontece quando os dois sabem da vida um do outro. lúcia conta toda a sua saga, de como e porque se prostituiu e reencontra com sua irmã Ana que acabara de sair do colégio interno. Lúcia muito adoentada deixa tudo que tem para Ana e pedi a Paulo para cuidar dela como,primeiramente marido, mas Paulo não aceita casar-se com a irmã da mulher que ele ama. Então Lúcia pedi a ele que seja um pai para Ana em sua ausência. Lúcia morre e anos depois Ana casa-se e Paulo cumpri a promessa de cuidar dela. Assim é o ramantismo. Arrebatando sentimentos escondidos,a alma sobrepujando o corpo, o subjetivismo. O amor sendo doce e legítimo por alguém proibido. É a paixão movendo a ação.

    ResponderExcluir
  74. O segundo livro que eu li, no 2º semestre de 2010, foi Vinte Mil Léguas Submarinas de Júlio Verne.
    Tinha uma grande curiosidade de conhecer esta obra, pois já tinha visto algumas adaptações, principalmente em desenho animado. A história conta às viagens do Capitão Nemo, pelos mares do mundo, abordo de seu submarino Nautilus. Há três personagens que embarcam acidentalmente nestas viagens que são: Ned Land, Conselho e o professor Aronnax. Destes três a principal figura é o professor Aronnax, que vive um dilema a bordo do submarino, tentar fugir em busca de liberdade ou ficar para descobrir os segredos do fundo do mar.
    É um livro bom, cheio de aventura, só ficou devendo uma explicação mais clara, do ódio do Capitão Nemo pelos seres humanos.

    Sebastião Luciano do Prado RA: 9292641460

    ResponderExcluir
  75. Miriane Paiva RA: 9301595703 N20

    O Mandarim – Eça de Queiroz

    Teodoro era um homem sonhador, que não tinha uma vida muito boa, morava em uma pensão e era servidor público.
    Um dia logo após o jantar ele achou um in-fólio que tinha a lenda “Mandarim”, quando ele leu ficou assustado. No livro estava descrito se tocasse a campainha que estava ao seu lado, ele ficaria muito rico, mas o mandarim proprietário de toda essa riqueza iria falecer. Na hora o homem ficou assustado, nervoso, mas ai que surge o Diabo aproveitando a situação e influenciou Teodoro a seguir com a magia. Ti-Chin-Fu (mandarim) morreu...
    Teodoro tornasse um homem cheio de luxos e se casa, mas não teve sorte no amor. Depois de alguns meses de casados Cândida (mulher) o trai com Alferes.
    Com isso, ele fica triste com os acontecimentos e lembra do Ti-Chin-Fu e decide ir para Pequim para devolver a herança para a verdadeira família, porém não encontra ninguém e começa a entrar em desespero, ter alucinações com o mandarim. Chega até a pedir ao Diabo que retirasse sua riqueza e traga o Ti-Chin-Fu de volta, mas ele não aceita.
    Assim Teodoro acaba deixando sua mansão e volta para a pensão, já com seu testamento pronto sente a morte e acaba deixa tudo para o Diabo.
    Adorei o livro é muito bom.. Recomendo.

    ResponderExcluir
  76. Academica:Hozana Ramos Quirno
    RA:3008114600
    CAI O PANO
    Agatha Christie
    ola vim falar um pouco sobre um romance de agatha Christie cai o pano. onde o investigador hercule Poirot volta a Styles onde ja havia esclarecido um outro caso.Poirot volta a mesma casa onde hoje é uma pensao convida seu melhor amigo(Arthur Hastings) para ir ate Styles passar uns dias com ele, Hastings vai e ao chegar lá Poirot diz a ele que nao esta lá por acaso que la vai acontecer um assasinato e que precisa da ajuda de seu melhor amigo para impedir. Hastings fica assustado e querendo saber quem é o possível assasino Poirot se nega a dizer ao amigo pois sabe que ele é uma pessoa que demonstra na cara que sabe quem é, e nesse caso Poirot precisava do máximo de descriçao,Poirot ja esta muito velho e debilitado entao pede para Hastings ser seus olhos e ouvidos pela pensao Hastings assim como nós leitores muitas das vezes mudamos de suspeita Hastings chega a suspeitar ate de sua filha Judith que tambem esta ospedada na pensao a trabalho mas assim como nos leitores ele se engana Hastings esperava um assasino direto mas esse assasino era indireto ele coagia as pessoas a fazerem assasinatos fazendo intrigas entre elas.O engraçado que desde o começo do livro Poirot sabia que haveria um assasinato como ele sabia? por que ele mesmo cometeria o assasinato mas hastings nao sabia Poirot morre no final do livro mas deixa uma carta a Hastings onde ele descobriria tudo o que aconteceu na noite dos assasinatos pois Poirot sabia que hastings nao descobriria e que Hastings ficaria se cupando pelo resto da vida.Contei resumidamente por que espero que vocês fiquem curiosos para saber quem matou quem e vao ler o livro por que é maravilhoso todos os livros de Agatha Christie

    ResponderExcluir
  77. Tamires de Souza Silveira RA:9292608129
    Olá,
    cara que raiva hein!tinha escrito um comentário muito fera sobre meu livro coloquei todas as minhas emoçoes nele...SNIF,SNIF..., mais o pc resolveu desligar bem na hora que eu estava colocando meu RA.
    MAs tudo bem, lá vamos nós de novo, talvez não fique tão bom quanto o outro.Magoei agora!
    O livro chama-se O OUTRO LADO DA MEIA NOITE" de Sidney Sheldon;
    Conta a histórias de duas mulheres totalmente diferentes uma da outra que se apixonam pelo mesno cara, porém uma delas é completamente possessiva e ambiciosa e decide que não irá deixá-lo ficar com mais niguém a não ser com ela.
    O cara é um gato viu! Sério mesmo, ele é Fracês,muito inteligernte,tem cabelos negros na altura dos ombros e muito mais muito charmoso( o autor que o descreve assim gente!)isso é o suficiente para enlouquecer qualquer mulher hein!
    E foi o que aconteceu, Noelle e Catherine se apaixonaram loucamente por ele(opss, não me lembro do nome dele...Acho que é Nick,ou Netan.hihihi :).
    Cara, mais vô dizer hein, o livro é fera! O autor trabalha inicialmente com as histórias de Noelle e Catharine separadamente, só depois ele unem as duas histórias fazendo um encaixe perfeiro do enrredo.ISSO É QUE É ESCRITOR HEIN!
    Me apaixonei pelo "SIDÃO"(SIDNEY SHELDON)depois que li este livro só ando caçando livro dele na biblioteca sabe, incrível,um dia você nem sabe que ele existe, mas basta ter um contato com uma de suas obras e de repente BAMMM, você se apaixona pelo escritor.
    Muito bom mesmo!
    Lê ai o livro gente, vocês vão gostar. Eu garanto!!!
    abraços e boa leitura.
    Tamires de Souza Silveira RA:9292608129

    ResponderExcluir
  78. Tamires de souza silveira RA:9292608129
    O livro é...
    DOIDINHO!(Não que o livro seja doido sabe, esse é o nome mesmo, doidinho!hihihi..)
    de José Lyns Rego....Literatura Brasileiraaa gentee!!!Aêêê!
    Pois é, o livro é fera hein!Gostei muito.
    Conta a história de um meninho que vai estudar em um colégio interno e lá acontece cada coisa hein que vou te falar.Coitado dele, a história se passa na época em que a palmatória ainda era usada como forma de punição quando o aluno errava a atividade, dá pra imaginar?Que coisa mais cruel hein!
    Pois é mais não é só isso que o doidinho passa lá não viu, é, ela se apaixona por uma menininha muito da bonitinha sabe e os seus colegas descobrem e ficam zuando ele, fazendo de tudo para que ele leve "bolos"(era como eles chamavam as batidas na palma da mão, por exemplo, "hoje você errou cinco questões então vai levar cinco bolos)na frente da sua amada.
    A hiastória se passa praticamente toda na escola, o doidinho que é o próprio narrador vai narrando tudo que acontece lá na escola,desde o amanhecer até o entardecer, tudo é detalhado de forma que o leitor sinta-se parte daquele história.
    muito bom!
    AHh, esqueci de dizer que o apelido dele era dodinho porque ele sempre estava armando planos para tentas fugir de lá ,por isso seus colegas o chamavam assim.
    Leiam e apreciem sem moderação!!!
    beijos e boa leitura.
    Tamires de Souza Silveira RA:9292608129

    ResponderExcluir
  79. Priscila Fernanda RA: 3001804019

    Olá Pessoal estou lendo livro Se houver o Amanhã de Sidney Sheldon, ele tem uma forma marcante e empolgante de escrever que parece nos transportar para a história.
    Ele conta a história de uma jovem chamada Tracy Whitney, ela tem uma vida perfeita trabalha em um banco , tem uma mãe muito carinhosa e esta noiva do socialite Charles Stanhope III .Mas A felicidade e a vida perfeita de Tracy não dura muito tempo porque logo descobre que sua mãe cometeu suicídio porque não suportou perder todo o patrimônio que o marido deixou para Joe Romano um integrante de uma máfia. Tracy resolve então tentar fazer justiça e cai em uma armadilha onde é condenada por roubo e tentativa de assassinato. Quando vai para a prisão ela se sente muito sozinha porque o noivo para evitar escândalos na família a abandonou.A vida dela agora é de muito sofrimento, ela é estuprada pelas próprias colegas de cela e acaba perdendo o filho........

    Bom pessoal como ainda não terminei de ler deixo aqui o gostinho para realizarem a leitura desse livro e descobrir qual o final dessa emocionante história .....
    Abraços....

    ResponderExcluir
  80. academica: Thaisy S. Menezes
    RA: 3004907294


    IRACEMA


    Oiii....bom, eu não sou muito fã de ler livros de literatura romântica, prefiro os de ficção cientifica mas estou acostumando a lê-los.Eu li o livro Iracema, digamos que é um livros meio complexo pois sua linguagem é um tanto complicado mas conta a historia de uma jovem indígena que se apaixona por um jovem português mas por serem de famílias bem diferentes um do outro torna-se um amor proibido mas que para viverem juntos precisam se arriscar e fugir para que possam se casar.Nesse livro também conta que os franceses se aliaram com uma tribo de índios para lutar contra os portugueses na intenção de posse de terra do Brasil.E u entendi que é um livro que conta um pouco da historia da colonização do Brasil mas com uma historia romântica de um casal apaixonado para que a historia se torne mais emocionante......

    ResponderExcluir
  81. academica:Thaisy S. Menezes
    RA: 3004907294

    DIVA!

    Estou lendo mais um livro de romance e esse é DIVA de Jose de Alencar e é uma historia em que você Le e pensa que não vai termina em um final feliz pois a Emilia é uma adolescente mimada por quem o medico Augusto é apaixonado mas ate onde estou lendo ela parece arrependida por ter negado o amor do tal medico e ele acho que ainda deve gosta dela então quem sabe os dois ainda não vão ficar juntos mas só vou saber quando terminar de ler esse livro.......

    ResponderExcluir
  82. Ana Livia olmedo
    RA:3001803438
    Os sofrimentos do jovem werther.
    DE:Johann Wolfgang von Goethe
    Esse livro fala da historia de um menino que se apaixona por lotte sua amiga no começa,é amada e desejada por ele ate a sua melancolia,
    werther era um ser humano muito sensivel gostava de parks e natureza um belo dia conheceu lotte dai entao se apaixonou perdidamente por ela,ele vivia uma vida com bastante sentimentos,a paixao pelo belo da natureza e as coisas simples com proporçoes de felicidades maiores,acreditava que as peessoa stinham que amar umas as outras que so o amor reinava ,teve um flerte com lotte sua amada, mais sabia que ela era compromtida se passaram algum tempo e ela se casou ele nao conformado resolvel se matar, mais ate o seu suicidio ocorrem relatos em sua vida em sociedade que acabaram influenciando ainda mais a vontade de nao viver mais.
    Com uma depressao sobre o seu mundo resolveu e achou por direito e revolta atirar em sua cabeça uma pessoa que amava e pensava demais,ja lotte e seu noivo e depois marido tinha os pes no chao pois se amavam mais no entanto se separasem nao chegariam ao ponto que Werther chegou por um fim em um sofrimento agudO
    Esperam que gostem obrigada.

    ResponderExcluir
  83. Kelly cristina RA:3001788545
    Caros leitores;
    Li um dos clássicos do maravilhoso machado de assis, "Esau e Jacó".Ele conta a história de dois irmãos gêmeos que tinham muita rivalidade entre si. Pedro e Paulo se apaixonam pela mesma mulher o que só piora a situação entre eles. O triângulo amoroso termina de forma trágica com a morte da mulher amada.
    Amei este livro, e recomendo para todos!

    ResponderExcluir
  84. Kelly cristina RA:3001788545
    O romance que li é "A Normalista" de Adolfo Caminha.
    Resolvi ler por indicação, e acabei atraída pela história que se passa no Ceará do século XIX. A seca e a miséria daquela época antiga é a mesma de hoje, cem anos depois, apesar de tantas evoluções. A história é bem chocante, como diz a personagem em uma citação ao Primo Basílio, livro ela estava lendo: "...A gente parece que está vendo as coisas, está sentindo...
    Se quiserem saber mais sobre o livro Leiam!

    ResponderExcluir
  85. Priscila Fernanda RA 3001804019
    Pessoal agora estou aqui para contar a vocês sobre o romance de José de Alencar, “A Viuvinha”. A história se passa no Rio de Janeiro conta a história de Jorge um jovem órfão que ao completar a maioridade fica responsável por todo patrimônio que seu pai deixou quando morreu, mas Jorge acredita que com sua profissão e com a venda do patrimônio ele poderia ter uma vida tranqüila. Viveu durante três anos com a vida tranqüila que planejou onde se encheu de dividas mas se sentindo sozinho conhece uma moça chamada Carolina e depois de um tempo decide se casar com ela e as vésperas do casamento sabendo que estava muito individado e com a mente confusa resolve talvez não se casar para não magoar o seu amor, mesmo assim Jorge casou com ela com uma cerimônia simples e com poucos amigos. Ainda triste por ter casado e sabendo que iria prejudicar a vida de Carolina ,resolve tirar sua própria vida com tiros de pistola e deixando uma carta para sua esposa. Carolina então fica conhecida como a Viuvinha e não trai a memória de seu falecido marido mesmo com juras de amores de outro homem.
    Sabendo que o outro homem era Jorge com outra identidade vão viver em uma fazenda distante daquele lugar.

    ResponderExcluir
  86. Rodrigo Rodrigues Turma: N20 RA:3008120377


    Olá pessoal, estou aqui para falar sobre os livros que li. O pirmeiro foi "O pecado de Liza"( Liza of Lambeth) de William Somerset Maugham. Nesse livro, ele conta a história de Liza, uma moça que mora em Lambeth, nos subúrbios de londres. Ela é uma moça boa, alegre, bondosa, encantadora, doce. Ela tem um pretendente, Tom, que é um rapaz tímido, porém muito apaixonado por ela. Um dia, ela conhece um outro rapaz, Jim, e se apaixona loucamente por ele. Mas ele é casado, e ela, sem pensar duas vezes, não dá importância à isso e se entrega à esse romance proibido. Maugham é um doa autores estrangeiros que eu mais gosto. Em suas obras, ele busca mostrar a realidade suja de todas as pessoas, até das mais pobres, como Liza. A hipocrisia humana, as falhas e fraquezas,, avida como ela é: tudo isso resume a essência desse autor maravilhoso.
    Outro livro que eu li foi "Casa velha", de Machado de Assis. Conta a história de um padre recém-chegado da europa, que resolve escrever uma história sobre o império em suas minúcias. Há um local, uma casa velha, onde morava o ex-mionistro. Lá, existe uma biblioteca com muitos documentos que concerteza o ajudariam muito. Pede ajuda de seu superior para conseguir ter acesso à ela. Consegue. Lá, ele conhece Dona Antônia, mãe de Félix, de quem se torna mui próximo. Nesse ambiente, acontecem muitas coisas: o amor de Félix por Lalau, menina criada quase que como filha de Dona Antônia; uma adultério; um possível incesto; e até mesmoo amor proibido de um padre. É um livro com um desfecho seco e que te deixa um pouco pasmado, principalmente aquelas pessoas que esperam finais felizes pra tudo.

    ResponderExcluir
  87. Acadêmica: Daiane Quadros Miranda RA:3017143494

    SENHORA DE JOSÉ DE ALENCAR.

    A leitura desperta o interesse do leitor e principalmente de quem começou a ler a pouco tempo, foi o meu caso.
    Depois de ter lido um romance maravilhoso (O Diário de Anne Frank) percebi o quanto a leitura é importante no dia a dia das pessoas e para mim está sendo ótimo compartilhar com todos vocês essa alegria.
    Bom, o livro que estou lendo novamente é Senhora de José de Alencar, um romance surpreendente que conta a história de Aurélia (Protagonista) e Fernando Seixas separados pela ganância e por interesses (dinheiro).
    A história mostra a superação e ao mesmo tempo o sentimento de vingança. Foi uma vingança bem planejada e executada por Aurélia, onde ela busca mostrar que o verdadeiro amor está acima de tudo e até mesmo do dinheiro. Fernando era muito ganancioso e se casou por interesse com uma moça que não gostava. Aurélia era muito pobre e não tinha nada pra lhe oferecer, então Fernando abre mão do seu amor verdadeiro para se casar com quem podia lhe dar um futuro melhor. O destino fez com que Aurélia ficasse rica, assim, transformou-se numa mulher forte e cheia de vontade para enfrentar os problemas. O que posso dizer pessoal, é que Aurélia conseguiu dar uma grande lição em Fernando. O final é surpreendente, espero que todos gostem desse pequeno resumo e desperte o interesse em lê-lo, pois é muito bom.

    Até a próxima.

    Queria agradecer a todos os professores e coordenadores e acadêmicos do curso de Letras do 2° Semestre que me ajudaram bastante.

    Beijos a TODOS.

    ResponderExcluir
  88. A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães se passa na época do Quientismo onde os senhores de escravos e barões do café predominavam, o romance é cheio de crítica a sociedade onde uma bela moça de pele clara é torturada pelo seu dono o senhor Leôncio que quer te-la a qualquer preço. Ela então foge com o seu pai e conheçe Álvaro por quem se apaixona e vivem um romance reciproco, cheio de interrupções e fortes emoções.Esse livro é cheio de suspence e nos leva a ter sentimentos de raiva e pena, fazendo com que queiramos entrar na história e ajudar a pobre escrava Isaura.


    Renata Pinto Jara RA:3006103778

    ResponderExcluir
  89. Fábio do Vale Turma:N20 RA: 3001782881

    Olá pessoal, queria contar um pouco sobre os livros que li. O primeiro é "Triste fim de Policarpo Quaresma" de Lima Barreto. Conta a história de um Major, Policarpo Quaresma, um homem extremamente nacionalista, estava sempre procurando formas de melhorar a economia, a política e a sociedade em geral do Brasil. Em certo momento do livro ele vai em busca de tradições indígenas; um dia vai à assembleia legislativa e propõe que o tupiu se torne nossa língua oficial. É óbvio que ninguém aceita e que todos riem e o chamam louco. Certo dia, ele está redigindo um documento muito importante, só que todo em tupi e nem percebe. É mandado ao manicômio por isso.
    Tudo isso mostra como ele defendia seus princípios, tanto que no final do livro ele entra na política, no meio da revolta da armada. Lá, ele vê uma execução injusta e denuncia para Floriano Peixoto, que o entrega, Policarmo é preso, condenado ao fuzilamento e morto. E nada do que ele tentou fazer para ajudar seu país deu certo. mas ele não desistiu. Acho que isso fica de exemplo.
    O segundo livro que li foi "São Bernardo" de Graciliano Ramos. É a autobiografia de um homem chamado Paulo Honório; um homem triste, amargurado, só, que resolve contar sua história podre e monstruosa. Ele foi um homem com uma infância difícil, onde passou fome e sede; já na adolescência comete o seu primeiro crime: esfaqueia um rapaz chamado João Fagundes, por ter mexido com Germana, sua "cabritinha sarará".
    Através de golpes, falcatruas, empréstimos, ele consegue dinheiro e vai para Viçosa, Alagoas. Lá havia uma fazenda que ele queria muito: São Bernardo. Ele se aproxima do dono dela, Luís Padilha, que é um bêbado, mulherengo. Ele se faz de amigo, dá dicas para Luís que só fazem com que ele destrua sua fazenda; faz empréstimos para ele, que fica com uma dívida enorme. Paulo acaba comprando a fazenda de Luís por um preço irrisório. Depois disso, com a Ajuda de seu capanga Casemiro Lopes mata o velho Mendonça, da fazenda vizinha. Rouba também a fazenda vizinha. resolve se casar e casa-se com a uma Professora, a Madalena. Ela era uma mulher muito boa e não suportava as atitudes do marido. Ela se suicida. Ele cria um desamor por seu filho. Depois disso, tudo começa a dar essado em sua vida, na sua fazenda, e tudo termina no momento atual, no qual ele vive, onde percebeu quão monstruoso ele foi. Esse é um livro que eu recomendo, gostei muito. Ele começa a escrever para tentar entender tudo o que se passou pela sua vida.
    um estilo seco, rude e tenso.

    ResponderExcluir
  90. Acadêmica: Ana Luiza de figueiredo Metzker
    RA: 3001817822
    "Oliver Twist" de Charles Dickens
    O livro narra o drama da vida do menino Oliver Twist e se passa na Inglaterra no século XIV.
    A mãe de Oliver falece em seu nascimento e este é vendido ao Sr. Sowerberry que o coloca para executar trabalhos domésticos pesados. Ele, então, decide fugir para Londres e, nas ruas, é encontrado por garotos deliquentes e levado para casa de um ladrão chamado Fagin que ensina crianças a roubar para ficar, para ele, com o produto dos roubos.
    Em seu primeiro assalto Oliver fracassa, mas é inocentado e levado para a casa da vítima do roubo, o Sr Brownlow, que passa a confiar nele, pois ele vê em Oliver uma criança de boas intenções. Num determinado dia Brownlow dá a Oliver uma incumbência: levar um valor em dinheiro e alguns livros para uma pessoa, mas no caminho, Oliver é encontrado pelos meninos do ladrão Fagin que o levam de volta para a vida de crime. Mesmo que outros digam que Brounlow foi enganado por Oliver este não acredita; prefere acreditar que ocorreu algum acidente fora do controle de Oliver.
    Oliver, então, é obrigado, sob ameaça de morte e contra todas as suas convicções, a participar do assalto a uma casa. Ele deveria abrir a janela para permitir a entrada dos ladrões. Os donos da casa acordam e ocorrem disparos. Oliver é ferido com os tiros e abandonado pelos comparsas, mas é socorrido e retorna à casa de Brownlow, que recebe a visita de Nancy, namorada de um dos ladrões e desvenda o mistério sobre as origens de Oliver: ele foi primeiramente abandonado porque seu meio-irmão, Monks, queria para si a herança da família. Monks combinou com Fagin que este deveria corromper Oliver para que ele perdesse o direito à fortuna deixada pelo rico e falecido pai de Oliver. Oliver é adotado pelo Sr. Brownlow e demonstrando sua grandeza de espírito divide a fortuna com Monks, apesar de toda maldade por este praticada.
    "Oliver Twist" é um livro permeado por ideias do bem contra o mal, nos apresenta personagens de boa índole e suas antíteses nos leva a acreditar que Oliver fará com que o bem triunfe. Nos transmite um sentimento de esperança, transferindo ao Sr. Brownlow a responsabilidade de ser o "salvador" de um garoto infortuno em sua triste jornada. Um garoto revestido de uma inocência extrema, que cai em uma armadilha do destino, e se vê praticando crimes, não por maldade, mas por simples ingenuidade.

    ResponderExcluir
  91. Olá! ontem dia 17/08 postei meu comentário sobre o livro de Bernardo Guimarães A Escraava Isaura. Porém me equivoquei,lá eu disse que era QUINHENTISMO e não é. Espero que o considerem, mesmo assim obrigado.

    Renata Pinto Jara RA:3006103778

    ResponderExcluir
  92. Caroline Borges - N20 RA: 3001819155


    O "Primo Basílio" de Eça de Queiroz é um livro muito interessante. Conta a história de Luiza uma mulher romantica, casada com o engenheiro Jorge, que ao fazer uma viajem de negocios,acaba sendo traído por ela, que se encanta perdidamente pelas gestos romanticos de seu primo Basílio, vivendo entao uma aventura amorosa. MAis tarde seu marido descobre o acontecido, acaba perdoando o erro ,mas Luiza por estar gravemente enferma, acaba não resistindo e vem á falecer.
    Apesar de ter uma linguagem meio complicada,o livro é muito empolgante, e envolvente, recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  93. Caroline Borges - N20 RA: 3001819155


    O "Primo Basílio" de Eça de Queiroz é um livro muito interessante. Conta a história de Luiza uma mulher romantica, casada com o engenheiro Jorge, que ao fazer uma viajem de negocios,acaba sendo traído por ela, que se encanta perdidamente pelas gestos romanticos de seu primo Basílio, vivendo entao uma aventura amorosa. MAis tarde seu marido descobre o acontecido, acaba perdoando o erro ,mas Luiza por estar gravemente enferma, acaba não resistindo e vem á falecer.
    Apesar de ter uma linguagem meio complicada,o livro é muito empolgante, e envolvente, recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  94. Lúcia Romero
    RA: 3006797276
    Quincas Borba

    Escolhi ler esse romance por indicações de colegas meus da classe que já leram e pelos comentários gostei bastante.
    É uma história de um homem que está com uma doença e resolve chamar um velho amigo, chamado Rubião.
    Desde então Rubião começa a cuidar de Quincas Borbas. Quincas tem um cachorro o que ele gosta tanto, que o nome do cão é Quincas Borbas.
    Ele vai ao Rio Janeiro resolver uns negócios e morre. Quando Rubião fica sabendo logo pega o cachorro e leva para casa de uma prima.
    Quando leem o testamento Rubião descobre que ra o herdeiro, ai também descobre que precisa ficar responsável pelo cão. Ele vai buscar o cão de volta.
    Passado um tempo ele vai ao Rio de Janeiro, em BOtafogo, e no caminho encontra um casal, Palha e Sofia.Eles então ficaram amigos, e ambos contavam coisas de suas vidas.

    Vou deixar o final para atiçar a curiosidade dos leitores aqui presentes, mas já adianto que é um livro muito bom.

    Até o meio do livro, passa que Rubião iria ficar com tudo, mas não foi isso que aconteceu, então ai já imaginem ne.

    Leiam!

    ResponderExcluir
  95. CLELIA GUIMARAES RA: 3020894475

    a casa velha machado de assis


    A casa velha é um livro de época é uma obra politica que se passa entre os anos 1938 e 1939.O livro conta a historia de um padre que queria escrever um livro contando o reinado de Dom Pedro I,com isso ele inicia uma busca de fatos ou historias sobre o primeiro reinado.Ele descobre uma casa onde morava um ex ministro do rei,conhecida como a casa velha.Isso na agradou muito Dona Antonia que era a viuva do ex ministro,pois na casa havia muitos papeis sobre a familia.O padre acaba se tornando amigo da familia e percebe na amizade de Felix filho de dona Antonia e Lalau que morava na casa e era considerada da familia algo alem de uma simples amizade.é onde ele tenta ajudar o casal a ficar junto,mas dona antonia nao gosta nada da ideia e tenta separar o casal e acaba mentindo dizendo que lalau e felix seria irmaos.Eu recomendo esse livro as pessoas que gostao de romance.Mas que este nao tem aquele final feliz.é uma obra conotativa onde machado conta os fatos mas ao mesmo tempo nao conta,deixa muitos detalhes no ar.

    MUITO INTERESSANTE O LIVRO ESPERO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADOOOOO E LEIAM OK!

    BJOS:)

    ResponderExcluir
  96. CLÉLIA GUIMARAES RA: 3020894475

    Se houver amanha sidney sheldon

    OLHA ESSE AUTOR É ESPETACULAR, EU NAO CONHECIA NENHUMA OBRA DELE,MAIS TEM UMA ALUNA DA SALA QUE CONTOU ALGUNS LIVROS QUE ELA LEU E ACHEI SUPER INTERESSANTE É BEM DIFERENTE DO QUE A GENTE TÁ ACOSTUMADO COM ESSAS LITERATURAS BRASILEIRAS E PRA QUEM GOSTA DE LIVROS DE TERROR,SUSPENSE TÁ AI UMA OPÇÃO.
    Esse livro é bem marcante de fatos bem atarentes que nos arrastao para dentro da historia.é impossivel parar de ler,pois cada capitulo é como se fosse o ultimo,o autor sabe utilizar bem as artimanhas para prender o leitor.
    Tracy é uma garota que trabalha em um banco,bem alegre cheia de sorte e esta noiva de Charles.Mas ao descobrir que sua mae se suicidou por conta de ter perdido todo o patrimonio que o marido havia lhes deixado,ela perde toda a alegria e acaba por mudar totalmente o seu destino.Tracy resolve ir ataz do Joe Romano que fazia parte da mafia que havia roubado todo o seu patrimonio,e se envolve numa grande armaçao.Acaba sendo presa e comdenada por tentativa de homicidio e roubo.Na prisao ela procura a ajuda do noivo que a despresa e nao quer nem ouvir as explicaçoes para o que acontecera.Na prisao ela sofre muito,acaba sendo violentada,estuprada e assim perde o bebe que nem ela sabia que estava esperando.Mas só ai que percebe a realidade da vida e aprende a conviver no mundo como ele realmente é.Seus dias dentro da penitenciaria foi para ela como um aprendizado para que ela pudesse sobreviver no mundo lá fora,e assim colocar em pratica seus planos de vingança....

    ResponderExcluir
  97. Samya Matas Ibrahim Martins
    RA:3019138305
    2 semestre

    O Perfume (Patrick Suskind)

    De certa forma, muitos já ouviram falar desse livro, pois existe um filme antigo que relata esta obra com poucos detalhes. Mas nada melhor do que a leitura, pois os detalhes e magia que este romance passa é fenomenal. Conhecido como perfume, a historia de um assassino, essa historia tem inicio na antiga paris com o nascimento de um menino chamado Jean Baptiste Grenouile, considerado “filho do demônio, mal das trevas”, pois nasce sem cheiro algum. Dessa maneira algo curioso surge em seu interior, o sentido do olfato de Jean evolui, fazendo com que ele seja capaz de reconhecer pessoas apenas pelo cheiro. Essa leitura é muito intrigante e surpreende, pois Jean após sofrimento profundo de anos sai em busca do cheiro perfeito, ou seja, do perfume perfeito.
    Ainda estou no meio da leitura e totalmente surpresa com o andamento deste romance, pois estou descobrindo do que este personagem é capaz, para se apossar de odores de pessoas. É uma leitura que prende nossa atenção e de certa forma nos faz pensar um pouco em situações que acontecem ate os dias de hoje, como por exemplo, o preconceito, abandono e rejeição, assim tornando as pessoas amarguradas e sem perspectivas. Talvez seja um pouco absurdo afirmar isso, mas é essa a mensagem que até agora consegui tirar desta leitura, mesmo sendo ficção e de época.
    Para aqueles que gostam de suspense e histórias bizarras, recomendo esta leitura. Ainda não sei o final, mas o desenrolar esta ótimo.

    ResponderExcluir
  98. academico: Hudson Ribeiro Machado
    RA: 3016124185

    A viuvinha - José de Alencar


    Olá!!!!! a TODOS.
    O livro que li e que comentarei é de José de Alencar, A viuvinha. Este livro me surpreendeu, pois eu tinha uma visão diferente do Romantismo e principalmente de José de Alencar. O que mais me chamou atenção nesta obra foram as críticas feitas sobre a sociedade da época. por exemplo este trecho da obra: "Chegando a maioridade, Jorge tomou conta de seu avultado patrimônio e começou a viver essa vida dos nossos moços ricos, os quais pensam que gastar dinheiro que seus pais ganharam é uma profissão suficiente para que se dispensem de abraçar qualquer outra."
    O livro conta a estória da jovem Carolina e do Jovem Jorge que apaixonam-se um pelo outro. Jorge era um moço rico, pois seu pai deixara uma herança e toda essa fortuna foi gasta em seus prazeres. Sr. Almeida, que foi o tutor de Jorge quando este era menor de idade, foi ter com ele afim de dizer-lhe que estava pobre e esta informação foi-lhe passada as véperas de seu casamento...... e daí quem quiser saber o final deste Romance maravilhoso, por favor LEIA!!!
    É muito interessante mesmo.
    A personagem que mais me chamou a atenção foi Carolina, pois com todas as atitudes de Jorge, antes e depois do casamento, ela nunca deixou de ama-lo. Esta é uma característica marcante do Romantismo.
    Espero que leiam e que também gostem, pois é uma obra fantástica de José de Alencar.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  99. Academico: Hudson Ribeiro Machado.
    RA: 3016124185

    São Bernardo - Graciliano Ramos

    Esta obra é interessantíssima, o narrador que é o próprio Paulo Honório(protagonista) nos prende com o desenrolar de sua estória. esta obra nos apresenta temáticas totalmente opostas. enquanto Paulo Honório é um Capitalista, Madalena, sua esposa é socialista, ela sempre se envolve com os problemas sociais. Esta obra nos mostra também que aquele que tem o poder sobre outras pessoas, sempre desejará exercer o poder sobre mais e mais indivíduos. Mesmo depois da morte de Madalena, é díficil de entender a posição de Paulo Honório.
    Obra muito inteligente. É uma escolha muito boa.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  100. Thayssa Gomes D'avila
    RA: 3013030281
    A pata da gazela - José de Alencar

    Olha pessoal, venho aqui para postar mas um romance impressionante que tive o prazer de ler e espero que possam gostar também, assim como eu.
    Bom, é uma história meio irônica, porque e comparada com a história da cinderela, que perde seu sapatinho e tal, então o autor quis fazer uma recriação da história, e assim deixando-a mas interessante.
    Tudo começa com duas jovens senhoritas, Amélia e Laura, respectivamente primas, passeando numa Vitória pela Rua do ouvidor e então o lacaio delas deixou cair um par de botina que estava num embrulho mal fechado, até então eles não tinham notado tal deslize.
    Ai então que dois moços, Leopoldo e Horácio, estavam na rua, e observaram a mesma cena, sem se conhecerem, e Horácio tomou a iniciativa de pegar o delicado par de botina e tão apreciado pelo Senhor.
    Foi a partir dai q começa a busca incessante de Horácio atrás da jovem da botina, e sem ao menos ver os rostos delas.
    Nessa época haviam muitos encontros de senhoras da sociedade na casa de D. Clementina, e dos senhores também onde Horácio e Leopoldo passaram a frequentar e que Amélia e sua mãe já frequentavam.
    Numa noite no teatro, Horácio avistou Laura e passou a corteja-lá com os olhares, que a deixaram muito apreensiva.
    Até ai, a história foi correndo com ´Horácio atrás de Amélia, ate que consegue ver um pé dela e se decepciona e então vai atrás de Laura, achando que ela é a dona da linda botina e de um belo pezinho pequeno. Mas antes disso Horácio teve a audácia de pedir sua mão em casamento para seu pai, que num momento pediu um tempo para responder em 15 dias, mas depois que ja vira seu pé, ele foi até ela desistir do pedido e tentar se aproximar de Laura.
    No fim ele descobre que o pé feio era o de Laura e o fino e lindo de sua amada Ámélia que a essa altura se casa com Leopoldo, que se apaixonara por ela apenas por um olhar, e então ela na lua-de-mal entrega-o uma pantufa com a inicial L, e então ele se encanta por seu pezinho,e HOrácio acaba cercado pela pata da gazela.

    Aiaiai é um romance encantador de verdade, boa leitura e cultura.
    Abraços a todos,

    ResponderExcluir
  101. Thayssa Gomes D'avila
    RA: 3013030281
    A pata da gazela - José de Alencar

    Olha pessoal, venho aqui para postar mas um romance impressionante que tive o prazer de ler e espero que possam gostar também, assim como eu.
    Bom, é uma história meio irônica, porque e comparada com a história da cinderela, que perde seu sapatinho e tal, então o autor quis fazer uma recriação da história, e assim deixando-a mas interessante.
    Tudo começa com duas jovens senhoritas, Amélia e Laura, respectivamente primas, passeando numa Vitória pela Rua do ouvidor e então o lacaio delas deixou cair um par de botina que estava num embrulho mal fechado, até então eles não tinham notado tal deslize.
    Ai então que dois moços, Leopoldo e Horácio, estavam na rua, e observaram a mesma cena, sem se conhecerem, e Horácio tomou a iniciativa de pegar o delicado par de botina e tão apreciado pelo Senhor.
    Foi a partir dai q começa a busca incessante de Horácio atrás da jovem da botina, e sem ao menos ver os rostos delas.
    Nessa época haviam muitos encontros de senhoras da sociedade na casa de D. Clementina, e dos senhores também onde Horácio e Leopoldo passaram a frequentar e que Amélia e sua mãe já frequentavam.
    Numa noite no teatro, Horácio avistou Laura e passou a corteja-lá com os olhares, que a deixaram muito apreensiva.
    Até ai, a história foi correndo com ´Horácio atrás de Amélia, ate que consegue ver um pé dela e se decepciona e então vai atrás de Laura, achando que ela é a dona da linda botina e de um belo pezinho pequeno. Mas antes disso Horácio teve a audácia de pedir sua mão em casamento para seu pai, que num momento pediu um tempo para responder em 15 dias, mas depois que ja vira seu pé, ele foi até ela desistir do pedido e tentar se aproximar de Laura.
    No fim ele descobre que o pé feio era o de Laura e o fino e lindo de sua amada Ámélia que a essa altura se casa com Leopoldo, que se apaixonara por ela apenas por um olhar, e então ela na lua-de-mal entrega-o uma pantufa com a inicial L, e então ele se encanta por seu pezinho,e HOrácio acaba cercado pela pata da gazela.

    Aiaiai é um romance encantador de verdade, boa leitura e cultura.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  102. CINCO MINUTOS (José de Alencar)
    Conta a história de um rapaz que vive no Rio de Janeiro e que por um acaso do destino, atrasou-se e perdeu o ônibus e devido a isso foi obrigado a pegar o próximo, e neste mesmo ele encontra uma moça que lhe sede um lugar ao seu lado e acaricia-lhe as mãos, sem nenhum motivo ou explicação, ele imediatamente se apaixona só que ela logo desce da condução sem nem mesmo se identificar, apenas diz uma frase, para que ele não se esqueça dela; e ele apaixonado por aquela mulher sem nem mesmo ter visto seu rosto (que estava coberto por um véu) ou saber seu nome, começa uma procura incansável à sua mulher amada. Após um mês de procura em uma orquestra ele a encontra e revela seu amor, porém ela foge, sem lhe dirigir uma palavra apenas deixando um lenço encharcado por seu choro, e por esta atitude pensa que ela não corresponde ao seu amor. Depois de vários desencontros, ele a conhece pessoalmente vê seu rosto e fica mais admirado pela sua beleza, porem ela viaja mais ela manda uma carta onde lhe explica porque fugiu tantas vezes desse amor, por que não lhe dava atenção, estava gravemente doente, e devido a esta doença incurável não queria se entregar a este amor, para não lhe fazer sofrer, mesmo amando-o antes de ele conhecê-la, ela já o conhecia de outros bailes. Na carta onde explicava o motivo de sua fuga, ela dizia que iria viajar e que se ele quisesse ficar ao seu lado, aceitando à mesmo doente deveria encontrá-la antes que ela embarcasse no paquete inglês, onde sua mãe lhe levaria para viajar e conhecer outros lugares, como Itália entre outros países. Ele passou por vários imprevistos, ficou ate perdido em um barco no mar acompanhado de um pescador cansado, sem remos, mais foi este mesmo, o pescador que amarrou uma corda em seu próprio corpo e nadou ate conseguir chegar a uma ilhazinha e pegar remos para chegar ate o destino desse louco apaixonado. Mas também quando Carlota ò viu do paquete antes da partida acenou e a cada porto ela mandava uma carta, e no final eles se encontram na Europa e ela diz-lhe que esta sentido o ar lhe faltar e sente como se sua morte estivesse chegando e pede-lhe um beijo, e no exato momento que ela à beija ela reanima, e senti como se estivesse mais forte, tendo sua vida de volta. E eles se casam e montam sua casa na Europa, ela não teve mais problemas com sua doença, diz que esse amor a curou.
    O livro é maravilhoso, recomendo a todos... Ou melhor somente pra quem gosta de um romance água com açúcar...
    Acadêmica: Mayara Caroline de Souza Parron RA:3004882217

    ResponderExcluir
  103. A Viuvinha (Jose de Alencar)
    Jorge, um negociante, residente no Rio de Janeiro, depois de arruinar a fortuna que seu pai lhe deixara depois de morto que ficou aos cuidados do Sr. Almeida, amigo de seu pai e que cuidou de sua herança ate que Jorge terminasse os estudos e tivesse a maior idade para assumir o patrimônio de seu pai, ele deu vários conselhos a Jorge quando o mesmo não pensava no futuro apenas gastava o patrimônio que tinha de herança, com festas e vida de luxo, isso durou três anos, ate que se viu só e então, então sem saber o que fazer, no dia seguinte pela manha, parou na janela e viu o sino da igreja e decidiu ir a igreja, chegando lá como não sabia rezar apenas se ajoelhou e ficou observando o que havia ao seu redor, e foi ai que viu Carolina, uma garota de perfil delicado e olhos encantadores, e ao sair segue Carolina que vai para casa com sua mãe, ele percebe que ela tem uma casa singela no bairro de Santa Tereza, e que é feliz penas por viver ao lado de sua mãe e decide cortejá-la, em dois meses de cortejo irão se casar, mais um dias antes de seu casamento, seu antigo tutor Sr. Almeida aparece-lhe e diz que devido a seu exagero em gastos durante os últimos três anos, esta pobre. Para quem vive ao redor do luxo e rodeado pelo dinheiro que quase tudo compra, é difícil se habituar a vida de pobre. Jorge então se vê mal, por ter perdido todo o patrimônio que seu pai com muito custo conseguira e deixava-o para ele e ainda por ter manchado a honra que seu pai, arrependido pensar em desistir do casamento pôr que desonra seria deixar Carolina a véspera do casamento, Jorge então se casa em uma cerimônia simples, e chama sua esposa para conversar e coloca um entorpecente para que ela adormeça mais rápida, e foge pela janela deixando uma carta, e se dirige ao lugar onde as pessoas geralmente se suicidavam, onde os corpos eram encontrados, decidido a deixar a vida. Escutam-se dois tiros e os trabalhadores que trabalham próximo, correm ate o local e verificam um rapaz morto com o rosto desfigurado e com um bilhete no bolso, se dizendo ser Jorge e que não quer que faça muito alarde, apenas que peguem o dinheiro em seu bolso e arrumem seu velório e enterro. Cinco anos depois Jorge volta porem com o nome de Carlos recuperando os títulos e a honra de seu pai, e retomando também o amor de Carolina que durante todos esses anos vestiu preto e guardou seu luto, por este motivo era conhecida como A viuvinha do Rio de Janeiro. Porem Jorge somente conseguiu recuperar o patrimônio de seu pai e sua honra devido a ajuda do Sr. Almeida que lhe segui no dia de seu casamento imaginando seu pensamento, e na hora que ele iria se matar Sr. Almeida o - interrompeu e lhe deu idéia de aproveitar um corpo que no local se encontrava com o rosto desfigurado, deixando um bilhete se dizendo ser ele, e o ajudou a sair do pais imediatamente para reconstituir tudo de direito, seu patrimônio, a honra de sua família e ate mesmo sua felicidade ao lado de Carolina, quando descobri que ela o ama verdadeiramente, devido pedir lhe um encontro depois de mandar-lhe flores varias vezes a sua janela de uma forma discreta através apenas de uma sombra e depois um recado marcando um encontro, e lá chegando ela diz que não pode se envolver pois ama seu finado marido, e o respeita, e ele então a beija e eles retomam o casamento e vão morar em uma chácara aos arredores da cidade, para evitar comentários ao pessoal da corte.
    O livro é magnífico, adorei, recomendo a todos que gostam de um romance água com açúcar... Pois este é um dos melhores que já li... Lindo.
    Acadêmica: Mayara Caroline de Souza Parron RA:3004882217

    ResponderExcluir
  104. Miriane Paiva N20
    RA: 9301595703

    Bom, o livro que eu estou lendo é “A MORENINHA” de Joaquim Manuel de Macedo é um romance muito bom.
    O livro conta sobre quatro rapazes e amogos; Algusto, Felipe, Leopoldo e Fabrício.
    Um dia os amigos estavam conversando quando o Felipe convidando a todos para passar o feriado na casa de sua avó, os rapazes ficaram bem animados, menos Algusto.
    Disse que nem conhecia sua avó, que não seria legal ele ir. Foi quando o Felipe falou que suas primas estariam lá na casa.
    Ele até concordou em ir, mas disse que não ia se apaixonar por ninguém.
    Felipe falou que duvidava disso, que ele apostaria com o Algusto que em menos de quinze dias ele já estaria apaixonado, e se isso o acontecesse teria que escrever um romance e mandar para todos os amigos.
    A história está me encantando é bem divertida estou adorando! Recomendo que todos leiam.
    Bjus..

    ResponderExcluir
  105. Wanyelle da S. Xavier
    RA: 9301589574

    Olá pessoal, estou aqui para contar a história de um romance que li há alguns anos, O Seminarista de Bernardo Guimarães, é a história de Eugênio, que por conta de uma promessa que sua mãe fizera, ele teria que tornar-se padre, mas ele tem um grande amor inocente que cresceu junto consigo, Margarida, filha da empregada da casa, mas pela diferença social e pela promessa de sua mãe os dois não podem ficar juntos. Eugênio então, depois de crescido vai até a cidade entrar no seminário, uma vez que ele morava na fazenda. Afastando-se então de sua amada ele se torna padre, e logo é chamado para fazer uma oração no leito de uma moribunda, a qual ele nem imaginaria que seria Margarida, ele não aguenta em ver sua amada em tal estado, mas acaba ficando com ela. Vai embora, alguns dias depois, Eugênio é chamado para rezar uma triste missa para uma pessoa que tinha morrido, quando chega até a igreja, vê que a pessoa que está morta é sua amada Margarida, sai desnorteado da igreja, sem chão, sem rumo.
    É um livro muito bonito, retrata bem os costumes de alguns anos atrás, gostei muito de tê-lo lido.Bom, é isso aí, até mais pessoal.

    ResponderExcluir
  106. Wanyelle Xavier
    RA 9301589574
    Bom dia, irei contar um pouco da história do primeiro livro do best-seller Diários do Vampiro, esté é o 1º O Despertar, escrito por L.J. Smith. Bom este livro conta o ínicio de uma longa história, que irá se desenvolver nos outros 4 seguintes, conta a história de Elena Gilbert, uma garota muito bonita, que conseguia tudo e todos que queria, era o centro das atenções e a mais popular da escola onde estudava em Fell's Church. Elena escreve todos os dias em seu diário os acontecimentos importantes, logo ela relata quando Stafen entra em sua escola e não dá a mínima para sua existência, isso a incentiva a conquistá-lo, mas o que era uma conquista para apenas constar que ela conseguia todos, virou uma conquista por amor, Elena se apaixona por Stefan sem saber o que ele realmente á. Stefan acaba ficando com Elena e ela descobre que seu amado é um vampiro quando o vê se alimentando de uma ave, mas depois de todas as explicações que ele lhe dá, ela não o abandona, mesmo sabendo que o motivo que o levara a esnobá-la era que sua feição, seu corpo, tudo o lembrava de sua amada Katerine que morreu há alguns anos para que ele e seu irmão Damon não brigassem por ela, o que aconteceu ao contrário, Stefan e Damon lutaram e se "mataram" tornando-se então 2 vampiros, pois haviam sido mordido por Katerine, mas ao contrário de seu irmão, Stefan, fazia de tudo para não se alimentar de sangue humano, assim tornava-se mais fraco, pois Damon não limitava sua sede e se alimentava de qualquer pessoa que visse, e ele tinha o desejo de ter Elena que lembrava Katerine, a qual os dois amavam, este livro termina com o sumiço de Stefan, que levanta suspeita de que Damon teria sequestrado o irmão para poder ficar com Elena..... é um livro muito envolvente, para quem gosta deste perfil, eu recomendo, gostei muito...

    ResponderExcluir