Bem-vindo!

Neste blog, poderemos contemplar a via láctea da literatura. Aqui, você poderá não só tecer análises críticas sobre as obras e os autores discutidos em sala, como também postar sugestões de leitura, links interessantes, propor debates sobre obras literárias, brincar de esconde-esconde numa nebulosa e voltar para casa em um lindo balão azul. Pegue carona na cauda deste cometa!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

NOVA ÁREA PARA COMENTÁRIOS

Caros acadêmicos, a partir de hoje, vocês terão um espaço exclusivo para comentar sobre os livros que estão lendo. Prestem atenção ao espaço referente ao seu semestre letivo.
Boa participação e ótimas leituras!
Abraços

13 comentários:

  1. Por favor, quem postou essa mensagem arrume a palavra "expaço"(espaço)!! Erro grotesco.

    ResponderExcluir
  2. Valeu o aviso! Mas vamos considerar que foi erro de digitação, ok?
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Marcos Aurelio Borges Ferreira19 de setembro de 2010 17:01

    Meu nome é Marcos Aurélio Borges Ferreira RA:3016124346 do curso de Letras turma N10 Uniderp Anhanguera.

    O livro que estou lendo é de José de Alencar, este pequeno livro contem dois romances, o primeiro Cinco Minutos e o segundo romance e A Viuvinha, o primeiro romance fala de um homem solitário, que em sua vida não era muito pontual, odiava ser escravo dos relógios, então sempre perdia o ónibus, um certo dia saiu para tomar um ónibus de Andaraí,como de costume sentava-se nos últimos bancos do carro para evitar as conversar insignificante, como os carros cheios demais, os buracos nas linhas dos ónibus etc.Um certo dia em sua vida rotineira e melancólica, uma senhora com um vertido de ceda, assentou-se próximo, com um perfume maravilhoso, por sorte o seu braço encostou no dela, percebendo que ela tinha uma pele de veludo como pétalas de rosa, ele muito fechado em como sempre, discretamente tentou ver seu rosto mas por causa de um maldito véu que caíra em seu rosto e um pequeno chapéu de palha foi impossível de vela, ele como uma pessoa carente demais, ficou encantado por ela, ficou automaticamente apaixonado, ao fechar os óleos se imaginou beijando-a, acariciando sua pele maravilhosa de uma mulher linda, mas voltando a realidade com os solavancos do ónibus, percebeu onde estava, derrepente ela deu um grito, pois estava com o rosto colado no dela, então já aproveitou para pedir perdão, bem suave em seu ouvido, mas ela não respondeu e ficou muito mais no canto do acento, rapidamente se levanta para descer, novamente sente a o toque de sua pele de veludo deliciosa, derrepente veio em sua ideia, e se ela fosse velha ou muito feia ou outra coisa, pois ainda não tinha visto o seu rosto, bom segundo ele ficou frio e começou a refletir...

    ResponderExcluir
  4. Recordações da casa dos mortos mostra a esperiencia da vida no presídio, sua tristeza, sonhos, falta de esperança, medo, em fim, narra em forma de romance, fazendo com que o autor tratasse de problemas existente em nossa sociedade relacionados com a culpa e a punição pelo crime, realidade concreta do mal em si, bem como mostra os limite em que o homem pode reaçizar suas ações dentro da ordem social em que vive.
    Faz uma intertextualidade com o filme "Help" e com o livro "A balada do Cárcere de Reading", monstrando de forma clara os problemas que acontece em um presidio.
    Simone 6° Semestre

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Suellen Alves Gomes Ra:46177 4° semestre de letras, postei 1 comentario de 1 livro que li mas, não apareceu, mas, tudo bem vou postar outro.O livro que eu tinha lido se chamava Eurico o presbitero,mas vou postar outro livro que li recentemente.
    Li o livro Harry Potter e a pedra filosofal,assisti o filme e li o livro conta a estória do jovem Harry que resolve entrar na escola de bruxaria,na escola de magia ele descobre a pedra filosofal que devera ser destruida por ter poderes e quem se apoderar da pedra podera ficar imortal.
    o livro é muito bom,o filme também.

    ResponderExcluir
  6. J. K. Rowling
    Harry Potter e a pedra filosofal
    O livro que eu li chama-se "Harry Potter e a pedra filosofal" Conta a história de Harry um jovem que tem sua vida mudada
    ao se matricular na escola de magia.Harry resolve se matricular na escola de magia,nesta escola tem lugares muito secretos.
    Então Harry acaba encontrando uma sala onde tem uma pedra que é muito importante por que quem possuir a pedra pode ser imortal ,então Harry teve que destruir a pedra lutando contra um feiticeiro muito mal.
    O livro é muito bom para quem gosta de aventura e um pouco de suspense gostei muito de ler este livro.

    Suellen Alves Gomes RA:46177

    ResponderExcluir
  7. ANA CLAUDIA MARTINEZ9 de outubro de 2010 19:53

    O Livro que tive a oportunidade ler foi Água Viva de Clarice Lispector esta obra é maravilhosa como outras que autora escreveu pois se prestar bastanta atenção de como autora apresenta em discurso,interrupções,coerência a qual funciona como auxiliar para impulsiona a consciência da imaginação do leitor ,Clarice mostra em sua obra que não existe enredo,trabalha a pintura e a literatura onde ela expressa a poesia .momentos de neologismo,solidão,sentimento,amor agonia,a sensibilidade,percepção.A autora Clarice Lispector nesta obra mostra como vver a vida á medida que for lendo vai aguçando e despertando naquele momento da leitura a inspiração da autora vivencias e experiêcias a flor da pele e que quando acabado de ler podemos fazer uma reflexão do que podemos ir além dos nossos limites recriando-a em linguagem simples onde todos possam entender eu recomendo este livro é ótimo ficção- romance (87 páginas bem distribuidas em um formato de texto integral)R.A:143563

    ResponderExcluir
  8. Marici RA-134649
    Olá pessoal,venho aqui para comentar do meu outro livro que escolhi,com autoria de Paul Auster,a obra se chama- O livro das ilusões(romance), logo de cara seu tema me chamou muito atenção.É uma história de um professor de literatura que levou um chacalhão da vida,com a morte de sua esposa e de seus filhos em um acidente de avião.
    Depois desta tragédia,entra em depressão e vive adoentado,sua vida resume em assistir televisão e em bebidas.
    Até que derrepente em um destes programas que assistia, um em especial consegue lhe tirar muitas risadas que é um programa de tv que conta histórias de artistas de cinema mudo, onde aparece uma parte do filme de Hector Mann.
    A partir daí começa a se dedica a publicar um livro, contando a vida de Hector Mann e suas obras.Surpreendentemente recebe uma carta que supostamente era da própria mulher de Hector Mann, dizendo que ele queria se encontrar com o professor,ele não acreditando pois acreditava até que Hector não se encontrava mais com vida.
    Enfim o autor com sua imensa imaginação,nesta obra faz um mistura do real com irreal,o cómico e o trágico,a violência e a ternura,vale pena conferir.
    Galera até o próximo beijus.

    ResponderExcluir
  9. Colleen McCullough

    Pássaros Feridos

    Meu nome é Suellen Alves Gomes RA: 46177 Curso Letras, o livro que eu li se chama Pássaros Feridos.
    Os principais personagens são Ralph e Meggie.
    Meggie cresce apaixonada por um padre o nome dele é Ralph, ele também ama Meggie, mas fica dividido entre a vocação religiosa e o amor que sente por Meggie.
    Ralph resolve mudar de cidade e pede que Meggie o esqueça.
    Meggie fica muito magoada e ela conhece Luke que gostava muito dela, mas, não como Ralph, pois ele sentia mais atração física por Meggie do que amor; por que Meggie era muito bonita.
    Após um tempo de casamento Meggie fica grávida e da à luz a uma menina chamada Justine, ela não amava tanto Justine com um amor tão materno, por que ela gostava mesmo é de Ralph, e Justine era filha de Luke.
    Quando Justine nasceu, Luke nem foi visitar Meggie, pelo contrario foi o padre Ralph que foi ver ela, lá ela diz a Ralph que a culpa foi dele, por ela estar casada com Luke.
    Padre Ralph retorna a cidade e encontra Meggie casada, eles têm um relacionamento secreto. Meggie fica grávida e tem um filho o nome dele é Dane, Luke fica enganado pensando que Dane é filho dele, mas Luke não se importava tanto com ela e com os filhos. Fee a mãe de Meggie descobre que Dane é filho de Ralph, mas, resolve guardar segredo, por que Meggie também tinha um irmão Frank que não era filho de Paddy seu pai. Fee disse que Meggie pagaria pelo que ela fez em ter um filho de um padre e fora do casamento.
    Mais tarde Padre Ralph vira Arcebispo, e Dane resolve ser religioso e se tornar padre.
    Dane sempre gostou de Ralph, mesmo sem saber que era seu pai e sentiu se atraído pela vida religiosa desde cedo.
    Dane é ordenado padre pelo próprio pai Ralph. Dane torna se padre. Justine a filha mais velha de Meggie resolve trabalhar e vai embora da cidade lá ela conhece um rapaz que se chama Rainer e ambos se casam. Dane morre afogado e Justine sofre com a perda do irmão.
    O livro é muito bom, o amor de Ralph e Meggie é muito conturbado e proibido. Meggie já não amava mais Luke.
    O amor dela por Ralph sempre foi muito forte, ela foi à mulher que ele sempre amou.
    Suellen Alves Gomes RA:46177

    ResponderExcluir
  10. ANA CLAUDIA MARTINEZ13 de novembro de 2010 11:21

    o livro QUE ESTOU LENDO LITERATURA INFANTO-JUVENIL UMA SUGESTÃO PARA ALNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE 6° AO 9°ANO JUDY MOODY SALVA O MUNDO TÍTULO ORIGINAL:JUDY MOODY SAVES AUTORA:MEGAN MCDONALD FALA DE UMA MENINA QUE ESTUDA NA TERCEIRA SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL, JUDY SEMPRE FOI UMA MENINA QUE SE PREOCUPA COM O MUNDO COM AS PESSOAS MAIS FICA BEM CLARO ELA NÃO TEM INTENÇÃO DE SALVAR O MUNDO COMO UMA HEROÍNA O LIVRO TRÁZ COIASA DO COTIDIANO DE UMA CRIANÇA DA IDADE DE JUDY TEM COMO PODER MELHORAR A CADA DIA A MANEIRA DE LIDAR COM COISAS SIMPLES TRANSFORMANDO TENDO CRIATIVIDADE E DESPERTANDO ISSO E FOI COM ESSA FORMA DE MUDAR ALGO QUE JUDY ONDE ELA ESTA APRENDENDO MUITO COM O MEIO AMBIENTE,A DESTRUIÇÃO DAS FLORESTA E ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO E TAMBÉM QUERER GANHAR UM CONCURSO DE BAN -AID COMO ASSIM A HISTÓRIA É QUE ALEM DELA QUERER MOSTRA QUEM TEM AMELHOR CRIATIVIDADE DE INVENTAR UM NOVO BAN-AID COLORIDO,COM DESENHOS QUE INCENTIVAR A PRESERVAR A NATUREZA MAIS TAMBÉM APOSTANDO EM SEU TALENTO PARA PODER GANHAR PRESTÍGIO NA ESCOLA ONDE ESTUDA COM PREMIAÇÕES VALENDO MENÇAO HONROSA E O MÊS INTEIRO FICA DIVULGADO SEU TRABALHO COM O BAN-AID MAIS CRIATIVO DE TODOS ANOS PARA CHAMAR ATENÇÃO DA ESCOLA, PROFESSORES,INSPETOR E DIRETORES EU ESTOU NA PARTE QUE ELA ESTA CONFECCIONANDO SE BAN-AID MAIS O SEU IRMÃO É GRANDE CONCORRENTE TEU E VAI SER PAREO DURO NO FINAL DESTE CONCURSO ESSA HISTÓRIA E POR CAPÍTULO E VAI INSTIGANDO O LEITOR A QUER SABER DO FINAL QUE É COM CERTEZA SUPREENDENTE É LÍNGUAGEM FACÍL GOSTOSA DE LER E QUE JUDY E OUTROS PERSONAGENS DA HISTÓRIA DESCOBRIU QUE SUAS FAMILÍAS PRECISAM APRENDER SE RECICLAR EU RECOMENDO A LER ESTE LIVRO QUE O TERCEIRO LIVRO DA AUTORA E OUTROS QUE ELA ESCREVEU QUE É JUDY MOODY DE BOM HUMOR ,JUDY DE MAU HUMOR PARA SEMPRE ,JUDY QUER A FAMA!,JUDY ADVINHA O FUTURO,JUDY A VOLTA AO MUNDO EM OITENTA E UM EM DOIS DIAS ,JUDY MOODY E CHICLETE NATAL,JUDY NA UNIVERSIDADE,DOUTORA JUDY MOODY SUPERLEGAL,ILUSTADO POR PETER REYNOLDS ONDE PROCURAR EDITORA MODERNA POR 29,90 é muito bom leiam!!!

    ResponderExcluir
  11. O livro que li no mês de setembro foi o romance Pergunte ao Pó, do escritor americano Jhon Fante, a obra narra a vida de um escritor sem inspiração chamado Artur Bandini, que sonha em escrever um grande livro e ficar rico e famoso, enquanto isso não acontece, Bandini vive morando em hotéis baratos e sobrevivendo com poucos recursos financeiros, até que um dia decide mudar de hotel por não ter mais dinheiro para pagar o quarto onde estava; transfere-se para um quarto na California onde ao lado da janela há uma palmeira que por vezes passa a ser sua fonte de inspiração, Arturo usa a mesma janela como porta de entrada e saída, poucas vezes usa a porta.
    O romance retrata a década de trinta nos Estados Unidos, dando ênfase ao preconceito sofrido por Mexicanos, muitas vezes o próprio Bandino foi confundido com um por ter a pele não muito branca e o sobrenome Bandini, o nome era italiano, isso ele fazia questão de ressaltar todas as vezes que fosse possível. mal tinha dinheiro para um café, sobrevivia de pequenas publicações de contos que eram realizados por Mencken, personagem que não aparece e se comunica apenas por cartas.
    Um dia num café Arturo se apaixona pela garçonete Camila, uma Mexicana que não sabia ler nem escrever em inglês, ele começa a ter um caso com Camila e ao mesmo tempo com Vera, uma mulher rica e deprimida por ter várias cicatrizes pelo corpo, até que um dia ela morre vítima de um terremoto em Long Beach, ele consegue sobreviver e se entrega ao amor de Camila, que outrora tratava com desprezo.
    Decidem se mudar para uma casa à beira da praia onde possa ter inspiração para terminar seu romance, nessa casa vive os melhores dias com a Mexicana, até que Camila começa apresentar sintomas de tuberculose, ela foge para uma cabana no deserto, Bandini sai a sua procura, quando a encontra está nos últimos minutos de vida, Camila morre em seus braços.
    Arturo Bandini finalmente consegue escrever seu romance e alcançar a posição desejada.

    Eder Manoel ra: 121403

    ResponderExcluir
  12. Amor de perdição
    Esta obra é um romance,um pouco tragico porque no final aaba em tragédia.
    Simão e Teresa são apaixonados um pelo outro.
    Teresa não pode amar Simão em vez disso tem uma mulher que se chama Mariana que é apaixonada por Simão.
    Teresa morre e Simão também morre, Mariana que é apaixonada por Simão se suicida após a morte do amado.
    Eu recomendo este romance é um pouco triste.

    Suellen Alves Gomes
    ra:46177

    ResponderExcluir
  13. OLÁ ! GOSTARIA DE SABER QUANDO PODEREMOS INICIAR NOSSAS POSTAGENS SOBRE OS LIVROS QUE ESTAMOS LENDO OU SE JÁ PODEMOS POSTA-LAS. ACADÊMICA: CIBELE _13/03/2011 GRATA .

    ResponderExcluir