Bem-vindo!

Neste blog, poderemos contemplar a via láctea da literatura. Aqui, você poderá não só tecer análises críticas sobre as obras e os autores discutidos em sala, como também postar sugestões de leitura, links interessantes, propor debates sobre obras literárias, brincar de esconde-esconde numa nebulosa e voltar para casa em um lindo balão azul. Pegue carona na cauda deste cometa!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ALUNOS DO 4º SEMESTRE - comentários sobre leituras

CAROS ALUNOS DO 4º SEMESTRE,


Insiram aqui seus comentários sobre suas leituras. Ao final do seu comentário, assine com seu nome completo e RA.

Estamos todos ansiosos para saber a respeito de suas experiências literárias!

Abraços,

135 comentários:

  1. DESCANSE EM PAZ MEU AMOR – PEDRO BANDEIRA
    Por Alan Silus da Cruz

    Um grupo de jovens resolve fazer uma excursão de fim de semana, e vão para uma mansão antiga parecida com aquelas onde os nobres europeus construíam, até um cemitério para enterrar os familiares que residiam nela havia.
    Caia uma forte tempestade quando acabou a luz e Márcia, Ludmila, Sílvio, Paulinho, Geraldo e Débora ficaram assustados com o barulho feito com um trovão. Neste momento entra pela sala Alexandre para a surpresa e espanto dos demais colegas. Alexandre começou a debochar dos colegas por estarem com medo daqueles rangidos de porta e janelas, pois a casa estava em uma situação deplorável.
    Afirmando que aquilo não era problema, os amigos de Alexandre começaram a lhe dizer algo que foi interrompido pelas gargalhadas do mesmo. Então eles começaram a contar várias estórias de terror. O primeiro a contar foi Geraldo, seguido por Ludmila, Débora, Sílvio e Paulinho, e Alexandre mesmo ao ouvir aquelas estórias tenebrosas continuou a gargalhar afirmando que o sobrenatural não existia.
    Foi quando Márcia sua namorada começou a contar a sua história, levou-o até o cemitério daquela casa, seus amigos desenterraram um saco e lá estava o corpo de seu namorado – morto. Alexandre achando ser uma brincadeira brigou com os colegas dizendo que aquilo não tinha nenhuma graça, então Márcia contou que ele havia morrido em um acidente próximo dali e eles o enterraram.
    Mesmo sem acreditar, Alexandre retirou-se daquele local e Márcia em prantos disse: _ “Descanse em Paz, Meu Amor”, frase que finaliza a trama composta por dez capítulos divididos pelas estórias de cada colega, excetuando os capítulos 1, 2, 4, 6 e 8 que ocorrem a introdução da obra e as continuações e interrupções a cada estória contada por cada amigo de Alexandre.

    ResponderExcluir
  2. Nesse semestre, quando iniciou a república, vi a oportunidade para ler um livro de Clarice Lispector que sempre quis.Fui à biblioteca e peguei uma obra sua intitulada A Bela e a Fera. Porém esta obra não é um romance e sim a junção de vários contos e segundo a prof. Clélia eu deveria ler um romance. Porém já estava com a obra e então a li. Adorei. Clarice fala do íntimo conflituoso de suas personagens, na maioria mulheres e a tentativa de escapar da rotina esmagadora da realidade. Depois li o livro de José de Alencar, uma obra da escola literária Romantismo,A PATA DA GAZELA. Nela Alencar conta o triângulo amoroso entre Horácio, que ele chama "O Leão", Amélia"A Gazela" e Leopoldo. A obra é considerada A CINDERELA brasileira. Narrado em 3ª pessoa o narrador tem presença constante, descrevendo-nos o ambiente onde a ação se passa, apresentando-nos os personagens, introduzindo o leitor no universo do romance. Foi escrito em 1870. Pode-se observar o uso de metáfora pelo autor , inclusive no título da obra. É uma obra tbém admirável e que mereçe ser lida.Eu amei as duas e pretendo aumentar o meu acervo intelectual cada vez mais com ajuda e incentivo da república. AURICÉLIA 1901430798.

    ResponderExcluir
  3. Franciele Paula Rizzi
    RA:1099113892
    Lucíola - José de Alencar

    Se passa em meio uma sociedade capitalista do Rio de Janeiro na década de 50 do século XIX.
    Que narra o romance entre uma cortesã bem sucedida LUCIA e um homem de poucas posses PAULO.

    Eu em particular gosto dos romances pelos detalhes que trazem, físicos, psicológicos, é sim uma historia triste, mas eu gostei, não por ser triste é claro, mas pela força, superação e amor que a obra trás, e pequeno e de fácil entendimento, ai vai os trechos que mais gostei.

    "Lucíola é um lampiro noturno que brilha de uma luz tão viva no seio da treva e a beira dos chavos. Não será a imagem verdadeira da mulher que no abismo da perdição conserva a pureza divina."

    “ A alguns passos de mim, uma linda moça.... adimirei-lhe do primeiro olhar, um talhe esbelto e de suprema elegância.”

    “ A revelação súbita da sensibilidade embotada pelos choques violentos que partiram o estame de uma infância infeliz.”

    “Essa mulher ou é um demônio de malicia ou é um anjo que veio ao mundo sem roçar suas asas brancas.”

    ResponderExcluir
  4. Franciele Paula Rizzi
    RA:1099113892

    O Pequeno Príncipe- Antoine De Sant-Exupéry.

    O pequeno príncipe é um livro de criança?...de adulto?com certeza é feito para todas as pessoas que gostam de ler e procuram a verdadeira criança que a dentro de si mesma.
    Saint-Exupéry retrata em um personagem infantil, toda pureza da infância, mostra como a criança vê o mundo e os adultos.
    Lendo a obra é possível relembrar o passado e se perceber criança, pode também identificar vários tipos de adultos.(o mandão, o homem de negócios, aquele que nunca tem tempo para nada,o bêbado retratando os vícios, e o “geógrafo” que pensa que conhece tudo mas que no fundo não conhece nada).
    O principezinho mostra que depois que nos tornamos adultos não damos mais valor e importância a pequenos detalhes e coisas.

    Eu no principio não gostei,achei meio chato, mais com o passar dos capítulos fui gostando e acho que todos deveriam ler e não só uma vez mas varias....separei alguns trechos.

    “Os homens do teu planeta- disse o pequeno príncipe- cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim... e não encontram o que procuram... mas os olhos são cegos é preciso ver com o coração.”

    “O essencial é invisível aos olhos...foi o tempo que perdeste com a tua rosa que a fez tão importante...”

    “...por favor cativa-me!!disse a raposa.Eu até gostaria, disse o principezinho, mas não tenho muito tempo, tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer...A gente só conhece bem as coisas que cativou disse a raposa...”

    ResponderExcluir
  5. Academica: POLLYANNA PEREIRA

    Livro:
    O Ateneu
    (Raul Pompéia)
    Adorei O Ateneu, um livro que prende a atenção do espectador, é muito mais que uma biografia. O colegio “Ateneu” é uma redução da sociedade como um todo, em seus fatos e personagen complexos.
    Baseado em memórias, Sérgio vai relembrando os medos da adolescência,que viveu no internato.
    Sérgio, já adulto, relembra quando aos onze anos foi estudar no Ateneu, o colégio de maior prestígio na época.Durante o primeiro ano fez muitas amizades.

    Depois ao interessar-se pelos livros fez mais duas amizades, Júlio Verne e Bento Alves.
    Bento e ele tinham uma amizade de irmãos. Nesses tempos Sérgio recuperou seu rendimento, pois o ano letivo estava para acabar.

    No segundo ano passou por momentos divertidos, mas sem explicação um dia brigou com Bento rompendo a amizade. Bento saiu da escola.

    Então fez uma nova amizade, Egbert, com esse tinha uma amizade forte, mas depois de um jantar na casa do diretor, a amizade de acabou.
    Sérgio adoeceu de sarampo, ficou aos cuidados do diretor, pois, sua família viajava para a Europa. Nesses dias que permaneceu doente viu D. Ema, mulher de Aristarco, pela qual criou grande admiração. Ansiava o encontro a cada manhã com D. Ema.

    Um dia, Sérgio saiu de sua cama e percebeu que estava tudo pegando fogo. Por fim, a escola estava carbonizada, o culpado do incêndio era Américo um aluno recém chegado. Durante o incêndio D. Ema despareceu.
    Com o fim do Ateneu, o livro se encerra.

    ResponderExcluir
  6. Por: Cibele Melgarejo - 4ºsem. RA: 1901419005

    As Pupilas do Senhor Reitor é um romance do escritor português Júlio Dinis.

    O romance foi lançado ao público em formato de folhetim em 1863 e, posteriormente, editado e publicado como livro em 1867.
    Personagens Principais:
    Sr. Reitor: tornou-se tutor de duas jovens órfãs, a quem muito estimava, e lhes valeu como pai, conselheiro e professor: Clara e Margarida.
    Clara: “Clara possuía um gênio, com o qual se não davam as apreensões. Não calculava conseqüências. A vida era o presente. (...) A sua confiança em tudo chegava a ser perigosa. Um inesgotável fundo de generosidade, elementos principal daquele caráter simpático.”
    Margarida: “De caráter triste e sombrio, que é traço indelével que fica de uma infância, à qual se sufocaram as naturais expansões e folguedos, em que precisa de transbordar a vida exuberante e bela.”
    Daniel: Amigo de infância de Margarida, filho do abastado José das Dornas, também pai de Pedro. Margarida afeiçoara-se a Daniel. Daniel tem constituição física frágil, o que leva o pai a direcioná-lo para o sacerdócio por meio do Reitor.Como Daniel aos treze anos confessa que não tem vocação para a carreira religiosa, o Reitor convence o pai a envia-lo ao Porto para estudar medicina e ser doutor.
    Pedro: irmão de Daniel e noiva de Clara.
    Dr. João Semana: médico octagenário de idéias limitadas e ultrapassadas.
    João da Esquina: comerciante boçal, atento a intrigas e brigas locais, representante do meio mesquinho e pequeno.
    Velho Mestre: velho filósofo que se instalara na vila para procurar paz na vida do campo e preparar-se para morrer. O velho servia de mestre a Margarida, criando amizade com a moça, que muito aprendia com o filósofo.
    Num cenário povoado de tipos humanos cuja bondade só é maculada pelo moralismo quase ingênuo de comadres fofoqueiras, desenrola-se o drama amoroso. Daniel, ainda menino, prepara-se para ingressar no seminário, mas o reitor descobre seu inocente namoro com a pastorinha Margarida (Guida). O pai, José das Dornas, decide, então, enviá-lo ao Porto para estudar medicina. Dez anos depois Daniel volta para a aldeia, como médico homeopata. Margarida, agora professora de crianças, conserva ainda seu amor pelo rapaz. Ele, no entanto, contaminado pelos costumes da cidade, torna-se um namorador impulsivo e inconstante, e já nem se lembra da pequena pastora. A esse tempo, Pedro, irmão de Daniel, está noivo de Clara, irmã de Margarida.
    O jovem médico encanta-se da futura cunhada, iniciando uma tentativa de conquista que poria em risco a harmonia familiar. Clara, inicialmente, incentiva os arroubos do rapaz, mas recua ao perceber a gravidade das conseqüências. Ansiosa por acabar com impertinente assédio, concede-lhe uma entrevista no jardim de sua casa. Esse encontro é o ponto culminante da narrativa: surpreendidos por Pedro, são salvos por Margarida, que toma o lugar da irmã.
    Rapidamente esses acontecimentos tornam-se um grande escândalo que compromete a reputação de Margarida. Daniel, impressionado com a abnegação da moça, recorda-se, finalmente, do amor da infância. Apaixonado agora por Guida, procura conquistá-la. No último capítulo, depois de muita resistência e de muito sofrimento, Margarida aceita o amor de Daniel.

    ResponderExcluir
  7. Marcel Koziura e Paiva
    R.A. 9292608087

    O Senhor e a Senhora Peste são realmente terríveis, sempre aprontavam um com o outro, como no episódio do olho de vidro, onde a Sra Peste tirou seu olho de vidro e colocou na caneca de cerveja do Sr. Peste, e muitas outras traquinagens que só lendo para ver ... mas a temática principal do livro, eram os macacos ... Os Pestes tinham preso em uma gaiola o macaco Simão, a macaca Catarina e seus dois filhinhos. O objetivo dos Pestes era o de montar o primeiro Grande Circo dos Macacos de Cabeça para Baixo do Mundo. Mas a situação muda no quintal dos Pestes quando aparece um grande pássaro africano que entende a língua dos macacos ...
    Esse é um livro de leitura agradável e rápida, no qual é ótimo utilizá-lo com crianças de 12 à 14 anos para o estimulo da leitura.

    ResponderExcluir
  8. Joseane Galvão Miranda
    RA:1904471179

    Livro:QUINCAS BORBA
    Autor: MACHADO DE ASSIS

    Eu escolhi este romance por ser uma obra de Machado de Assis. Considerado um dos autores mais importantes da literatura brasileira, fundador da Acadêmia Brasileira de Letras.
    Recentemente nós lemos "O Primo Basílio de Eça de Queirós, literatura portuguesa, da mesma escola literária, o Realismo. Então, eu optei por ler Quincas Borba da literatura brasileira e pude perceber algumas diferenças e semelhanças no estilo literário de cada autor.
    Eça de Queirós, por exemplo, utiliza-se de intermináveis descrições que caracterizam muitos traços importantes dos personagens, compondo o caráter daquele que é descrito. Eu pude perceber que Machado de Assis também utiliza-se deste recurso, ao descrever os personagens ele compõe suas características físicas e psicológicas. Outro fato que eu observei, foi em relação aos capítulos, pois Eça compõe capítulos mais prolongados, enquanto Machado de Assis propõe capítulos mais curtos.
    No entanto, as obras assemelham-se em constituir personagens que podem ser considerados espelhos da sociedade vigente da época. Uma sociedade, relatada na filosofia de Quincas Borba,o "Humanitismo" que demonstra com objetividade, a sobrevivência e a ascensão social conquistada pelos mais fortes, no caso, o casal Palha e Sofia, a amada de Rubião, que ingenuamente se deixa dominar por um amor não correspondido, e que o leva à loucura.
    Rubião é o personagem central da obra, que vivenciará a filosofia de Quincas Borba,"O Humanitismo", acompanhado de um amigo fiel, cujo nome tabém é Quincas Borba. O filósofo acredita que ao morrer, seu nome sobreviverá por meio do cachorro. Então, Rubião é declarado herdeiro universal, desde que cuide do cachorro até a morte deste.
    Contudo, na minha concepção o tema continua sendo muito atual, pois cada vez mais,a sociedade adota um comportamento de jogo de interesses, valorizando principalmente à quem tem a oferecer.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Marcel Koziura e Paiva
    R.A. 9292608087

    GARRA DE CAMPEÃO - de MARCOS REY

    Felipe chega do interior, para São Paulo para morar na casa dos tios. Dono de uma moto que dirige com muita habilidade, ele encontra junto ao tio incentivo para lançar-se nas competições de Motocross pelo Brasil, quando enfrenta Rato, um motoqueiro experiente que o desafia nas pistas e na disputa pelo amor de Joyce. Esse Romance é excelente para trabalhar com o 8º ano pois desperta a competitividade e a vontade de conseguir o que se almeja ... vale a pena a leitura - Romance de Marcos Rey

    ResponderExcluir
  11. Gabriela Pael R.A 1901413698

    UM AMOR DE VERÃO - Álvaro Cardoso Gomes

    Esse livro narra à história de Valter, um garoto que se julgava feio por usar óculos e ser magrelo. Valter amava leitura e escrevia muito bem. Tinha uma mãe superprotetora, e uma difícil relação com sua irmã, com quem vivia a trocar palavrões.
    Valter era apaixonado por Ana, uma garota nova de sua sala. Mas sua timidez o impede de se declarar para a menina, e não percebe, que ela sente o mesmo por ele. Valter conversa com Ana algumas vezes, somente pelas matérias da escola, já que Ana anda muito ocupada com tantos meninos apaixonados por ela. Varias coisas acontecem num roldão de acontecimentos. O tempo passa e Valter viaja para uma fazenda com seus amigos, que só pensam em se divertir. Lá, ele se vê dentro de varias confusões com as irmãs de um de seus amigos, que até quebram seus óculos. Mas é nessa fazenda também que Valter conhece Selma, uma prima mais velha de seu amigo Marcel, com quem se dá muito bem e acaba contando de Ana e pedindo conselhos. Selma encoraja Valter a conversar com Ana e contar de seu amor pra ela assim que voltar para sua cidade. Depois de muitas diversões na fazenda, Valter retorna pra casa. Chegando à cidade, a primeira coisa que Valter faz é ir à casa de Ana, que o chama para entrar e tomar uma Laranjada (suco de laranja). Valter fica extremamente nervoso, e decide que não vai mais contar nada de sua paixão para Ana.
    Ele se levanta, e quando isso acontece, cai de seu bolso um bilhete, no qual tinha feito pra entregar para Ana falando tudo que sentia. Ana mais que depressa, pega o papel e o lê em voz alta na frente de Valter, que cai em desespero. Ana ri, se aproxima de Valter, quase o deixando sem respiração e diz: “você demorou, eu também sou apaixonada por você”, e beija Valter, que não se cabe dentro de si de tanta felicidade.

    ResponderExcluir
  12. Acadêmico: Stephen Diego
    RA: 1901427685
    Livro: Terceiro Travesseiro – Nelson Luiz de Carvalho


    Escolhi este livro por ser um romance contemporâneo contendo fatos reais integrados numa trama de ficção, se tornando um romance nada comum pelo seu enredo. É usada uma linguagem muito simples e aberta, escrito de uma maneira bem realista com um apelo erótico do mundo moderno ao falar de paixão, amor e liberdade do prazer.
    A trama gira em torno de um triângulo amoroso formado a partir de uma amizade, tudo se inicia com os protagonistas Marcus e Renato, estudantes da mesma escola que descobrem que existe algo a mais além da simples amizade, com isso começam a compartilhar de suas fantasias amorosas, dos seus desejos e dos sentimentos. No meio da luta por este amor, chega o terceiro elemento deste triângulo, Beatriz, uma antiga namorada de Renato que acaba descobrindo da relação dos dois e por fim se insere no meio da situação.
    Os três vivem muitos apaixonados, num clima de paixão e erotismo com um misto de ciúmes e inveja, desfrutando do prazer deste fetiche, até que Beatriz engravida de Marcus e os conflitos se tornam mais graves, com esta união nada comum e com um bebê a caminho, o sonho deles acabam sendo interrompido por um trágico acontecimento no final da trama.
    O livro pode chocar os leitores não só pelo tema, mas quando descreve em mínimos detalhes cada uma das experiências vividas e todas as suas sensações de prazer não só de Marcos e Renato como também do triângulo. Ele também pode emocionar ao relatar o esforço sem igual de um pai conservador que passa por cima de suas convicções para tentar aceitar algo que vai contra seus princípios e dar ao seu filho uma vida digna apesar de sua opção.

    ResponderExcluir
  13. Acadêmico: Stephen Diego
    RA: 1901427685
    Livro: Bóris e Dóris – Luiz Vilela



    “Bóris e Dóris” foi um livro que me chamou muita atenção e me deixou vidrado do começo ao fim, não só pelo dialogo intenso travado entre o casal, mas também pela reflexão social contida no livro e também pela convivência de longos anos do casal.
    A história gira em torno da conversa que o casal Bóris e Dóris tem no decorrer do dia, certa vezes agressivas e estressadas, outras já divertidas e engraçadas, típico de um casal de longa data.
    Bóris é um empresário comum de idade avançada que lutou sua vida inteira por reconhecimento profissional para alcançar a promoção desejada, sempre de poucas palavras, rude e seco, deste jeito que tratava todos e principalmente Dóris.
    Dóris já é aquela esposa mais jovem, muito sonhadora, querendo desfrutar do amor e da felicidade, mas na verdade é depressiva e sempre tomada pelo vazio e muito infeliz.
    Na espera angustiante do motorista do serviço de Bóris que o levaria para uma convenção onde acreditava que receberia a tão aclamada promoção, é onde a história se desenrola, enquanto Dóris tinha a necessidade de se desabafar com o marido, Bóris só menosprezava a inferioridade da esposa e só estava preocupado consigo mesmo.
    Dóris tenta de toda forma chamar a atenção do marido, até inventar uma traição ela tentou, mas sem sucesso, pois Bóris não mostrou muito interesse em saber e nem se preocupou muito.
    Após esta longa conversa, Bóris finalmente vai para o congresso deixando sua esposa abandonada no hotel, e ao retornar ele está arrasado por causa da promoção que não recebeu e que foi dado á alguém muito mais jovem e menos experiente, por fim eles deitam na cama e vão dormir como um simples casal.
    Podemos perceber a conformidade com a vida ser do jeito que é, e mesmo querendo que as coisas sejam como gostaríamos não é deste modo que realmente é e que o tempo não para. Vemos também a realidade social em que vivemos.

    ResponderExcluir
  14. Priscilla Tavares Ortiz RA 5466318 de setembro de 2010 17:11

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Matheus Barretto Magalhães
    RA: 1850000247

    O Caso de Charles Dexter - H.P. Lovecraft

    Conheci o autor a pouco tempo, como sempre gostei de filmes e video games de terror e suspense mais antigos então era inevitável que eu me interessa-se pelas obras de Lovecraft, já que foi ele que inspirou Stephen King, que infelizmente só conheço pelo cinema e Akira Yamaoka responsável pela série de video game Silent Hill que mereçe ser conhecido por qualquer fã de ocultismo e terror psicológico. A república foi ideal para ler algum de seus muitos livros, o escolhido foi O Caso de Charles Dexter, imediatamente achei atrativo pelo seu jeito de contar a estória, não por uma narrativa em primeira ou terceira pessoa, mas por um tipo de relato investigatório. O livro conta a estória de Dr. Willet que é contratado para investigar um Arqueólogo, Charles Dexter, que descobre que um de seus antepassados que era dito como um bruxo pelo povo, por seu comportamento estranho e pelos sons de agonia vindos de sua casa. Charles Dexter muda de comportamento e personalidade ao estudar sobre seu antepassado e Dr. Willet tenta descobrir o porquê. O livro usa um linguagem antiga e algumas vezes cansativa mas concede uma experiência satisfatória, que me convenceu a ler mais obras de H.P. Lovecraft.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Luana Melsa Cavalcante
    RA:1901429184

    Eu estava lendo um Livro chamado Vitória de Lia Zatz estava não já terminei a leitura desse livro.É um livro muito interessante pois ele aborda temas e fatos reais, ele conta uma historia de uma menina de 14 anos chamada Vitória que só porque nasceu numa sexta feira 13 é discriminada o tempo todo por sua mãe ou seja sua mãe morre de medo que aconteça alguma coisa com sua filha prende a menina demais e não deixa fazer nada é o tempo todo querendo viver a vida da menina; além de tudo isso a menina ainda sofre com um grave problema bulimia de querer ser magra custe o que custa. Vitória conhece sua verdadeira entidade quando vai passar seu aniversário longe da sua mãe pela primeira vez no começo sente muito medo mais começando a interagir com os colegas Vitória vai conseguindo ter uma vida normal, ao chegar em casa e depois de passar 20 dias internada tem uma conversa seria com a mãe que acaba se conscientizado dos seus erros e tenta ajudar a filha com seu problema grave de bulimia

    ResponderExcluir
  19. Luana Melsa Cavalcante
    RA:1901429184

    Eu estava lendo um Livro chamado Vitória de Lia Zatz estava não já terminei a leitura desse livro.É um livro muito interessante pois ele aborda temas e fatos reais, ele conta uma historia de uma menina de 14 anos chamada Vitória que só porque nasceu numa sexta feira 13 é discriminada o tempo todo por sua mãe ou seja sua mãe morre de medo que aconteça alguma coisa com sua filha prende a menina demais e não deixa fazer nada é o tempo todo querendo viver a vida da menina; além de tudo isso a menina ainda sofre com um grave problema bulimia de querer ser magra custe o que custa. Vitória conhece sua verdadeira entidade quando vai passar seu aniversário longe da sua mãe pela primeira vez no começo sente muito medo mais começando a interagir com os colegas Vitória vai conseguindo ter uma vida normal, ao chegar em casa e depois de passar 20 dias internada tem uma conversa seria com a mãe que acaba se conscientizado dos seus erros e tenta ajudar a filha com seu problema grave de bulimia

    20 de setembro de 2010 13:29

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. quero deixar um breve comentario do livro , senhora de jose de alencar , onde se passa no rio de janeiro do seculo XIX, bom , escolhi este livro porque gostaria de avaliar , como era a vida das mulheres daquela epoca , bom , Aurelia era uma moça de 18 anos que recebe uma herança , alem do mais tem uma beleza incrivel, e assim sendo acaba chamando atenção de todos os rapazes fluminense,Aurelia e uma moça que precisa casar ,e para isso chama o seu tutor que na verdade e o seu tio lemos irmão da sua mãe emilia , aurelia pretendese casar com um rapaz recem -chegado da europa , mas para isso ela precisa pagar alguns contos de reis ,para que o moço desista, de se casar com adelaide, com quem ele esta se casando, no inicio ele não aceita, mas depois ele volta atras, seixas acaba deixando de se casar com adelaide.mas durante toda a historia ele fica sendo menosprezado pela aurelia , aurelia perde o seu pai e mais tarde ,o seu irmao, assim,sendo aurelia fica apenas com a firmina, uma especie de mãe de encomenda.

    ResponderExcluir
  22. anonimo disse ; willer cano ra 124230 este livro senhora livro de jose de alencar mostra claramente como vivia as moças daquela epoca , onde o dinheiro compra tudo ate mesmo o casamento bom , o livro retrata como era a situação das mulheres , bom aurelia e uma tipica moça de uma vida humilde , que derrepente, fica rica , graças a herança que recebe do seu avô , e assim ela acaba se tornando uma rica e tambem com uma beleza , impressionante, aurelia , acaba querendo se casar, e para isso ela tem uma ideia de muito interessante, para isso ela chama seu tutor lemos que na verdade eo seu tio , irmao de sua mãe emilia, ela pede ao seu tio lemos desfaça um casamento com seixas , e assim , ela acaba tendo uma ilusao, ou, seja , tem , uma grande, ilusao amorosa, e assim sendo ela tem uma cheio de desafios pela frente.

    ResponderExcluir
  23. Aluno: Felipe Rocha Marques
    RA: 1904469651

    Livro: O Hobbit
    Autor: J.R.R. Tolkien

    Sou um grande fã da trilogia O Senhor dos Anéis, então resolvi pegar emprestado esse livro para a república, O Hobbit apesar de fazer parte do mesmo universo do Senhos dos Anéis,possui um enredo único, até mesmo um pouco infantil, com uma linguagem simples e divertida. O que mais me impressionou nessa obra foi que apesar do livro fazer parte da literatura infantil, o enredo e os personagens são muito bem trabalhados, é incrível como Tolkien consegue passar uma atmosfera medieval e fantasiosa com apenas palavras em diálogos simples e infantis.
    O livro conta a história de um hobbit que ignora as origens pacíficas e individualistas de seu povo e saiu de sua vila para uma grande aventura na terra média junto com o mago Gandalf, o mesmo mago dos filmes, e outros treze anões para derrotarem um dragão e tomarem seu rico tesouro.
    Uma leitura simples e prazerosa que pode ser apreciada não só por crianças, mas como adultos como eu.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Jéssika Chaves Santos
    RA: 1901402540

    Vitória de Lia Zatz
    Poder escolher o seu futuro, realizar seus sonhos é magnifico, mas foi isso que observei neste livro. Com o desejo de ter uma vida "normal", Vitória é uma menina triste, pois pensa ser uma menina azarenta por ter nascido numa sexta-feira treze. Lia Zatz, aproveitando esta coleção de adolescentes, aborda uma tema muito comum no meio artistico da modelagem, a doença bulimia, onde a personagem principal faz tratamento fica curada e luta para enfim ter a vida tão almejada. Na vida, temos que saber escolher o camiho a seguir, e defendê-lo até o fim, não deixando nenhum meio influenciar na vida profissional ou religiosa.

    ResponderExcluir
  26. Jéssika Chaves Santos
    RA: 1901402540

    Marley e eu - A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo DE John Grogan

    Este livro relata a história de amor entre o cão seu dono, o autor consegue contar a história relatando as travessuras do cão e também os momentos em que cão, através da sua alegria contagia os seus donos mesmo eles estando tristes, quando Marley brinca com os filhos do casal, ele mostra que tem um pedacinho humano dentro dele. Pena que no final ele morre por ser um cachorro velho e por ter comido bobeira a vida inteira. O animal, é um ser muito importante na vida de qualquer pessoal ou casal.

    ResponderExcluir
  27. Jéssika Chaves Santos
    RA:1901402540

    A sombra da suspeita de Raul Drewnick

    Este livro retrata a vida de muitas pessoas que sofrem com brigas em casa entre pai e mãe, ameaçando até uma separação. Natália é uma menina que tem amigos, mas muda suas atitudes apartir do momento em que vê seus pais brigando em casa, e prefere sofrer sozinha sem contar nada a ninguém, com essa atitude ela perde o namorado, Fernando, e sua melhor amiga, Julia. Na luta para quebrar essa discussão em casa, no fim ela consegue e relata que o amor dos pais é maior que tudo, e que tudo não passava de uma mal entendido e de ciúmes. Se há amor, não precisa de ciúmes e sim de confiança.

    ResponderExcluir
  28. MARIANE RODRIGUES AMARAL RA 1901431268

    Estou postando este livro porque adorei a história, e por não ser um romance em comum, igual estamos acostumados de ler em outro livros.
    Chama-se Cinco minutos de José de Alencar.
    Ele escreve uma carta para sua prima, onde conta uma história e não um romance (como ele prefere dizer), que aconteceu com ele há mais de 2 anos.
    Seriam 6 horas da tarde, ele dirigiu-se ao rocio para tomar o ônibus de Andaraí, mas não se esquentava muito com a pontualidade, chegando ao rocio(espécie de um ponto), já havia perdido o ônibus, o rapaz que estava ao lado um empregado respondeu:
    “-Partiu há cinco minutos”. Ele esperou o ônibus de sete horas. Na hora marcada o ônibus chegou, ao entrar, ele não gostava muito de ficar no fundo do ônibus, para não ficar escutando conversas monótonas. O canto estava ocupado por um monte de sedas, mesmo assim sentou-se ao lado.
    O seu primeiro cuidado era ver se conseguia descobrir o rosto da pessoa ao lado, mas a seda e as rendas escondiam. Passou pela cabeça dele várias coisas, que ela podia ser velha, feia. Mas naquele instante ele apaixona-se por ela mesmo sem ver seu rosto. E ela acaba lhe dando uma certa esperança ao dizer: “ Non ti scordar di me!.. Ele desce do ônibus pois já estava constrangendo-a.
    Passado 15 dias a procura de sua amada, ele passa a seguir a mãe de sua amada, e a encontra em teatro, ele declara-se para ela, mas ela deixa um lenço com ele. No outro dia, ela deixa uma carta para ele onde se declara, mas pede que ele a esqueça. E passa vários dias enviando cartas, onde diz que já havia reparado nele em alguns bailes, mas não podiam ficar juntos porque ela tinha uma doença incurável. Ela parte para Europa com sua mãe, mas pede que ele vá ao encontro dela, se ele quiser viver esse amor mesmo com ela doente. Ele passa por muitos contratempos ao ir ao encontro dela. Foi de canoa e demorou por vários dias a viagem, até que a encontrou. Eles viveram um romance através de cartas. Até que casaram-se em Florença na igreja Maria Novela, passaram um ano do amor deles,viajando por vários lugares, Alemanha, França, Itália e a Grécia. Viviam intensamente cada dia, o ciúme que cada um tinha do outro pelos livros, as flores. Ele retorna a dizer na carta a sua prima que tudo isso sucedeu porque se atrasou cinco minutos, se tivesse sido pontual com um inglês, não teria tido uma paixão. Onde prova que a pontualidade é uma virtude para uma máquina, mas não para um homem. E ele termina aqui sua carta.

    ResponderExcluir
  29. Acadêmica: Natalia Elizabeth Cabrera Iturbe.
    RA: 1901434136.
    Livro: Quem casa quer casa.
    Autor: Martins Pena.

    Uma comédia que relata o drama de uma confusa família. Onde Fabiana, dona da casa fica indignada pois o seu filho Sabino se casa com Paulina e leva a esposa para morar junto com ele, na casa dos pais, por não ter condições de sustentar uma casa. Eduardo, irmão de Paulina, coincidentemente é casado com Olaia, filha de Fabiana e irmã de Sabino, que também moram na mesma casa pelo mesmo problema. Sr. Nicolau, esposo de dona Fabiana, foge das responsabilidades da família, preocupando-se só pelas coisas da Igreja. O drama começa quando Paulina quer mandar dentro da casa, aproveitando-se do domínio que ela tem sobre o marido e ignorando a autoridade de dona Fabiana. Eduardo, desempregado passa o dia inteiro tocando barreca, irritando os ouvidos e enchendo a paciência de dona Fabiana. O problema só é resolvido quando dona Fabiana chama o Sr. Anselmo, pai de Eduardo e Paulina, que consegue casas para os casais morarem.
    A comédia nos deixa uma lição sobre as responsabilidades que devemos assumir ao constitiur uma família.
    Particularmente achei muito legal!!. Espero que possam ler.

    ResponderExcluir
  30. MARIANE RODRIGUES AMARAL RA 1901431268

    Urupês-Monteiro Lobato

    Bom este livro é dividido em vários contos, mas o conto que eu mas gostei, foi o engraçado arrependido, vou falar um pouco dele para vocês.
    Francisco Teixeira Pontes, em tudo via graça, e foi sustentado até os 30 anos com piadas. Ele era um circo ambulante. A veia cômica dele proporcionou à ele não trabalhar. Quando ele chegou na idade de cristo, um comerciante dirigiu-se a ele dizendo, que ele não pagava as contas dele com dinheiro, mas sim com risadas. Depois disso ele sente-se humilhado e resolve se tornar um homem sério e passa a procurar um emprego.
    Mas como todos já sabiam de sua fama, onde ele ia procurar trabalho o povo caia na gargalhada. Mas ele não desesti como queria arrumar um bom emprego, começa a frequentar sempre a coletoria federal e começa a ficar amigo do major que sofria de um aneurisma, ele pesquisa e ve que se fizesse muito esforço o aneurisma poderia estourar, daí a única coisa que ele podia fazer, era contar piadas, então ele começa a preparar a piada. E em um jantar que o major deu aos amigos, ele com uma brecha resolve contar piadas de padre, o major que era muito sério, caiu na gargalhada e com a cabeça na comida e estorou seu aneurisma. E o Pontes fica um pouco chocado em sua casa, sabendo que ele que causou a morte do major.
    Passado 30 dias, ele não tinha conseguido ficar no lugar do major, ele se enforcou em uma perna de cirola. Até com sua morte fez piada.
    Este conto é bem cômico, ideal para trabalhar na sala de aula.

    ResponderExcluir
  31. Ana Paula R.M.Ayres
    RA:1099252761
    Livro:Buffo & Spallanzani
    Autor:Rubem Fonseca
    Obs.:É um Romance Policial, uma história cheia e trama e mistério usa bastante palavrões...usa muita metalingüística, bom eu adorei sou fã de Rubem Fonseca. É separado em 5 grandes partes: Foutre Crier, Meu passado negro, O Refúgio do Pico Gavião, A Prostituta das Provas e A Maldição. Essas Partes correspondem a episódios da vida do narrador.A narrativa Parece se explodir de observações por vários pontos de vista como um jato em que os capítulos se envolvem e se mostram um quadro fabular e seus personagens.

    O Narrador/ escritor Gustavo Flávio começa fazendo amor com sua namorada e conta a ela uma paixão que teve com Delfina Delamare revelada no final como Madame X e mulher de Eugênio Delamare um ricaço da alta sociedade,Delfina é encontrada morta dentro do carro, em uma rua de bairro nobre, com um tiro certeiro no peito, de inicio inspetor/policial Guedes suspeita de suicídio e descarta a possibilidade de assalto pois nada havia sido roubado ja o marido de Delfina tinha interesse na idéia de assalto, dentro do carro Guedes encontro um livro de titulo os amantes , ai lhe veio a ideia na cabeça de suspeitar de que a Delfina teria um amante, antes de ser Gustavo Flavio recebe uma visita ameaçadora do marido de Delfina, Antes de ser Gustavo F.o escritor havia sido professor Primário amante de zilda seu nome Ivan Canabrava, Ivan trabalhava numa firma de seguros que deveria pagar um prêmio altíssimo a Clara Estrucho , viúva de Mauricío Estrucho, que fez seguro poucos meses antes de morrer, Ivan desconfiado começa a investigar o caso.Descobre no lixo encontrado no apartamento abandonado do casal Estrucho, um sapo morto e um ramo de flores murchas. Com a ajuda de Ceresso presidente da associação Brasileira de proteção ao afíbio, Ivan Canabrava Descobre também que o veneno do sapo, da espécie Bufo marinus, associado ao sumo da planta, causa calepsia profunda.Excitado pela descoberta da fraude, Ivan não percebe o descaso de seu chefe e entrega o relatório completo da investigação a ele,Ivan não tem crédito e faz a experiência de catalepsia-Síndrome nervosa, de índole histérica, caracterizada pela suspensão total dos movimentos voluntários e da sensibilidade e, principalmente, pela rigidez dos músculos. (do grego kastalepsis), Mesmo com seu próprio atestado de óbito, Ivan não Consegue Convencer o Chefe. Ele Não desiste vai ao cemitério acompanhado de Minolta, Siri e Maria seus amigos Hippies para abrir o túmulo de Mauricio Estrucho São Surpreendidos pelo coveiro e para cala-lo Ivan o agride matando-o sem querer ele é preso e considerado louco vai para um manicômio judiciário de onde foge com a ajuda de Minolta e Siri, Passa dez anos escondido com Minolta,Ivan adota o Pseudônimo de Gustavo Flávio( uma homenagem ao escritor Gustave Ftaubert) , engorda uns 30 kilos e torna-se famoso e aprende a amar as mulheres, por sugestão da segunda companheira volta

    ResponderExcluir
  32. continuação Buffo & Spallanzani
    ao Rio de Janeiro no final da segunda parte o narrador retoma o relato sobre o seu romance com Delfina Delamare , Minolta observa que Gustavo Flávio esta sentido dificuldades para escrever seu romance Buffo e Spallanzani e sugere a Gustavo Flávio que se recue ao refúgio do Pico Gavião conta a conturbada estada do escritor nesse lugar, existem outros hóspedes lá, um casal de bailarinos super elegantes : Roma e Vaslav, um maestro e sua esposa prima dona: Orion e Juliana Pacheco, um rapaz tímido e magrelo, Carlos e suas duas primas Suzy e Euridice que na verdade são amantes . Além dos hóspedes outros personagem participam da trama Dona Trindade, proprietária do lugar e Dona Rizoleta sua mulher, um dia em uma conversa o Maestro diz com uma voz crítica que qualquer um pode ser escritor , e Gustavo Flávio responde com um desafio e da um tema para que Maestro, Roma e Suzy aceitam o desafio de desenvolver uma narrativa e apresentar.O escritor escreve as primeiras linhas de seu livro Buffo e Spallanzani: é uma história de homens e sapos, e começa a perceber a ligação de seu romance com o título Bufo Marinus que foi a espécie encontrada por ele, Spallanzani foi um biólogo do séc.XVIII, O escritor deseja mostrar que seu romance tem como personagem dois sapos Bufo e Marina, quando os hóspedes mostraram suas narrativas ao autor ele as classificou como autobiográficas e ai eles percebem realmente que é muito difícil escrever.Durante esse episódio acontece outro crime, Suzy é encontrada morta, ao mesmo tempo minolta tem um pressentimento e vai atrás de Gustavo Flavio no refúgio o detetive Guedes também vai atrás de Gustavo, quase no final o assassinato de Delfina começa a ser desvendado um rapaz que fingia ter matado Delfina havia mentido pois tinha sido pago por Eugenio Delamare , o marido traído para que o caso fosse encerrado na policia. Guedes em suas investigações encontra dona Bernarda que é a única testemunha para Guedes incriminar Gustavo Flavio o último capítulo é o clímax da história descobre-se o assassino de Suzy é Euridice e que Carlos é a Maria da Narrativa que eles contaram naquele desafio como tema dado por Gustavo , lá dizia:”Maria era casada com José e que eles tinham um pacto de amor : quem traísse o companheiro seria morto pelo outro”, Maria então por ter atentado pela vida do marido, após solucionado o caso os personagens voltam ao RJ , e Gustavo recebe uma visita de Guedes que diz a ele que o vigarista contratado por Eugênio havia sido assassinado e que a próxima vitima seria ele , Gustavo armado espera pelo Delamare nesse meio tempo Gustavo apaga de seu computador o arquivo do romance , Delamare consegue aprisioná-lo e corta SUAS BOLSAS ESCROTAIS , durante a tortura Guedes chega com policiais durante o tiroteio Guedes e Gustavo sobrevive, os demais morrem, finalmente Gustavo revela quem foi o assassino de Delfina á Minolta , quando ela descobriu que tinha leucemia não queria morrer de forma dolorosa e humilhante , RESOLVEU SE SUICIDAR mas ela não tinha coragem, convenceu Gustavo Flávio a fazer o serviço por ela CONFESSANDO ai nos mínimos detalhes O CRIME.

    ResponderExcluir
  33. Acadêmica: Jessika Rodrigues Martins
    RA: 1901399976
    Livro: HELENA
    Autor: MACHADO DE ASSIS

    Helena é uma história fascinante em forma de narrativa, onde Machado de Assis como ninguém sabe abordar o tema romântico da época, que era a obsessão pelo amor impossível, tornados impossíveis pelas leis morais ou da sociedade, onde o conflito só era resolvido com a renuncia a felicidade ou a morte, que é o que acontece em Helena.
    A história começa relatando a Morte do Conselheiro,a mesma se passa no Rio de Janeiro,"No dia seguinte fez-se o enterro,que foi um dos mais concorridos que ainda viram os moradores do Andaraí".A família do Conselheiro era muito pequena composta apenas por D.Ursula sua irmã e seu filho Dr.Estácio. No dia seguinte a morte do conselheiro,foi aberto seu testamento, onde ele faz menção a sua filha Helena, fruto de um relacionamento com Ângela da Soledade, imigrante do RS, mas na realidade Ângela quando conhecerá o Conselheiro já tinha Helena, o conselheiro adotou Helena como filha. Helena vivia em um colégio desde a morte de sua mãe. Helena tomou seu lugar na família, assim como era o desejo do Conselheiro, no começo D. Ursula a tratava com preconceito, mas com o decorrer da história Helena se mostra uma mulher de personalidade forte e de fibra e linda e com todos esses atributos conquistou assim o Amor da tia e de todas as outras pessoas que cercavam a família. Dr.Camargo uma amigo da família pretendia casar sua filha Eugênia com Estácio que era alem de rico,um excelente moço.
    Ao decorrer da história é possível conhecer cada vez mais Helena fazendo com que o leitor encante-se pela moça, não seria diferente com Estácio seu "irmão", a paixão de Estácio por Helena e vice-versa pode-se dizer que esse é um dos pontos mais fortes da história pois como poderia ele estar apaixonado por sua irmã um trecho onde dá para ver a imensidão desse sentimento é a carta que ele á escreve de Cantagalo onde acompanhou sua noiva por alguns dias: “Escreve-me, conta-me tudo o que houver interessante; fala-me de ti,que é o meio de consolar minhas saudades, que são imensas como este amor que tenho a minha família toda. Vou fazer por voltar breve. Adeus, minha boa Helena; adeus, minha vida, adeus, ó mais bela e doce das irmãs”. Na cabeça de Estácio estava cometendo um pecado sem tamanho, e ela,mesmo sabendo da verdade não poderia jogar tudo para o alto revelando a verdade. Mas seu segredo corria um risco pois o Srº Camargo a ameaça pelos passeios matutinos que ela fazia todos os dias para visitar Salvador seu pai verdadeiro.
    Mendonça, amigo de Estácio apaixona-se por Helena, mas para esquecê-la, pede Eugênia em casamento, vendo toda a confusão que estava no ar o Padre Melchior que era amigo e conselheiro de Estácio, tenta aconselhar a Helena casar-se com Mendonça.
    Outro ponto forte da história é quando Helena sai a uma de suas visitas matinais a seu pai e Estácio no auto de seu ciúme resolve segui-la, após uma longa visita Helena vai-se embora e Estácio resolve tirar satisfação com Salvador, pois achava q ele era amante de sua “irmã”, Salvador então o contou toda história sobre a vida de Helena, e inclusive que ele sim era pai de Helena e não o Conselheiro Vale. Estácio ficou muito confuso com toda aquela verdade.

    ResponderExcluir
  34. CONTINUAÇÃO DE (HELENA- MACHADO DE ASSIS)
    O fim do livro se dá neste mesmo acontecimento, onde ela e Estácio têm uma longa conversa sobre o acontecido e a mesma está morrendo de vergonha pensando até em suicídio “grossos pingos de chuva começaram a rufar nas árvores, Estácio pegou na mão de Helena para conduzi-la a casa. A moça fugiu-lhe, indo colocar-se a alguns passos a diante, onde a chuva lhe caia mais em cheio na cabeça nua e no corpo levemente coberto” o desejo em morrer da moça era tão grande que ela até chegou a revelá-lo a Estácio dizendo-lhe: “_deixe-me morre”, “Não!” disse-lhe Estácio tomando á em seus braços e a levando para casa.
    Durante sete dias o estado de Helena foi deplorável e meio a delírios ela falava o nome do “irmão” e de seu pai.
    Com o passar dos dias o estado da moça ia piorando e Estácio ia ficando cada vez mais desesperado até que, “um escravo veio chamá-lo á pressas; ele subiu trôpego as escadas, atravessou as salas, entrou desvairado no quarto, e foi cair de joelhos ,quase de bruços, junto ao leito de Helena. Os olhos desta já volvidos a eternidade, deitaram um derradeiro olhar para a terra, e foi Estácio que o recebeu,_ Olhar de amor, de saudades e de promessas. A mão pálida e transparente da moribunda procurou a cabeça do mancebo; ele inclinou-a a beira do leito, escondendo as lágrimas e não se atrevendo a o final instante. Adeus! – suspirou a alma de Helena, rompendo o invólucro gentil. Era defunta”.
    A história se finda após o enterro com o Padre Melchior e Estácio dialogando.
    “_Animo, meu filho! Disse”
    “_ Perdi tudo, padre mestre! Gemeu Estácio”
    A noiva de Estácio recolhia-se atordoada e triste com os últimos acontecimentos “ e recebia á porta o terceiro beijo do pai.”

    ResponderExcluir
  35. Ana Paula R.M.Ayres
    RA:1099252761
    Livro:Querido Jonh
    Autor: Nicholas Sparks
    No geral foi uma leitura muito válida, com um enredo romântico, dramático, com amor e separação. Linguagem Formal e coloquial.Também valeu pela linda mensagem transmitida pela história.E é isso. Para quem aprecia um bom romance, totalmente recomendado.

    John de inicio pode parecer um tanto ameaçador com sua altura e seus músculos definidos, com suas tatuagens e expressão séria. E, de fato, por um tempo ele até merecia causar essa impressão, pois foi um típico rebelde sem causa - não gostava de estudar, não parava em nenhum emprego e vivia se metendo em confusão. Até perceber que estava andando a passos largos para lugar nenhum e resolver mudar; assim, ele se alista para o exército, coisa que lhe faz muito bem, mas ainda restam questões em sua vida que o perturbam, como o relacionamento estranho com o pai e a espécie de solidão que vive, pois o pai era autista e quando criança John e o pai era muito amigos colecionavam moedas, desde uma moeda que John pegou de troco quando comprou um sorvete, chamada mula era um centavo de um lado e cinco centavos do outro e valia na época 4 mil reais e depois dessa eles resolveram colecionar, mas John cresceu se tornou adolescente e o pai fanático por moedas, e de tanto John brigar com seu pai , o pai não mais falou das moedas para ele, a maior parte do livro vemos john sozinho. Ainda que conheça bastante gente, ainda que geralmente esteja acompanhado, John é um grande solitário.Enfim, Quando John conhece Savannah,em uma de suas licenças do exército quando ela deixa cair sua bolsa no rio, e John pula de uma ponte de 6 metros para pegar sua bolsa, ele deixa transparecer quem realmente é, e por baixo dos músculos, se vê que existe um bom e sensível coração, além de um verdadeiro cavalheiro,John se apaixona por Savannah, e sabe que ela é a garota de seus sonhos e que está pronto pra começar um novo amor, de paixão rapidamente esse sentimento se transforma em amor, que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seu alistamento militar. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos,John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país.

    ResponderExcluir
  36. CONTINUAÇÃO DO LIVRO:"QUERIDO JOHN":Além disso, a fidelidade e dedicação do amor dele por Savannah merece destaque; uma coisa simplesmente linda, como deveria ser sempre.Já Savannah, era diferente das outras meninas da faculdade, segundo seus princípios: não bebia, não ficava com qualquer um, ou se aproximava de um grandalhão intimidador como John Tyree, quando todos pensam que ela não deveria. Entretanto, nem tudo é perfeito; algumas de suas atitudes foram um tanto egoístas, como se ela esquecesse dos sentimentos do John . Savannah, estava fazendo John sofrer, ainda que involuntariamente, e parecia não se importar ou nem mesmo se dar conta disso.pois desde a primeira viajem de jonh para seus deveres militares eles combinaram de escreverem cartas sempre, e nas cartas de Savannah ela começava com o título “Querido John”QUE se DA o NOME AO LIVRO, só que depois do atentado de 11 de setembro ele teve de se alistar novamente por mais 2 anos e já faziam 2 anos que ele se relacionavam por cartas e em eventuais dispensas com Savannah. Antes de completar esse outros 2 anos Savanna para de escrever p/ John fazendo ele sofrer 5 meses depois ela escreve uma carta dizendo que estava noiva e que se casaria em breve, muito triste John se alista novamente no exército fazendo disso suas carreira, após 7 anos ele retorna para casa, pois seu pai esta nas últimas, pois teve um infarto pela primeira vez ,após muito tempo John consegue abrir seu coração ao pai, e algumas horas depois o pai morre, e ele vai ao encontro de Savannah na fazenda da família e descobre que o marido dela é um velho amigo da família ,chamado Tim, e ele esta muito doente ,com câncer- LINFOMA , ele liga na casa e descobre que John esta La com Savannah e diz que deseja falar com ele , John vai ao encontro de Tim no hospital, e ele longe de Savannah se explica diz que casou com ela só para seu filho autista não ficar sozinho se ele morresse, e confessa que foi tudo uma armação entre eles e que nunca houve amor na relação deles, depois John muito abalado e sem querer muitas explicações de Savannah, ele retorna para o exército ,agora sargento após muito trabalho. Ele e Savannah novamente começam a se comunicar pelas cartas, e assim a chama querendo ou não começa a retornar, em uma das cartas Savannah relata que TIM conseguiu um transplante, para alegria dele e de seu filho autista, e vai embora da casa dela para criar seu filho e agradece sua generosidade, Além disso, a Savannah do começo do livro não é a mesma do final; ela muda bastante, inclusive admite isso em determinado momento. E tudo bem, mudar faz parte da vida. amargurada e dividida do final...Quando John retorna para ficar de vez na cidade, sem querer ele e Savannah se encontram e na troca de olhares um vai ao encontro do outro e a história se finaliza com esse encontro de abraços e beijos de muitas saudades e de um amor que querendo ou não estava apenas adormecido dentro deles.*Outro personagem que vale a pena mencionar é o pai de John. No começo do livro, parecia meio estranho. E depois, conforme a verdade sobre ele vai se revelando, assim como Savannah. No final antes de morrer ele e o filho conseguem se acertar.

    ResponderExcluir
  37. Andressa Santos de Almeida
    RA :1850000104
    O livro que li foi Dom Casmurro uma obra importante de Machado d Assis, acheicom uma linguagem um pouco dificil, bem diferente do romance de Helena, por exemplo,conta a história de Bentinho, um homem ciumento e inseguro, casado com Capitu , a casa sempre recebe a visita de Escobar amigo do casal e com o desenrolar da trama fica a grande duvida se houve ou nao triaçao. andressa ra 1850000104

    ResponderExcluir
  38. CONTINUAÇÃO:Além disso, a fidelidade e dedicação do amor dele por Savannah merece destaque; uma coisa simplesmente linda, como deveria ser sempre.Já Savannah, era diferente das outras meninas da faculdade, segundo seus princípios: não bebia, não ficava com qualquer um, ou se aproximava de um grandalhão intimidador como John Tyree, quando todos pensam que ela não deveria. Entretanto, nem tudo é perfeito; algumas de suas atitudes foram um tanto egoístas, como se ela esquecesse dos sentimentos do John . Savannah, estava fazendo John sofrer, ainda que involuntariamente, e parecia não se importar ou nem mesmo se dar conta disso.pois desde a primeira viajem de jonh para seus deveres militares eles combinaram de escreverem cartas sempre, e nas cartas de Savannah ela começava com o título “Querido John”QUE se DA o NOME AO LIVRO, só que depois do atentado de 11 de setembro ele teve de se alistar novamente por mais 2 anos e já faziam 2 anos que ele se relacionavam por cartas e em eventuais dispensas com Savannah. Antes de completar esse outros 2 anos Savanna para de escrever p/ John fazendo ele sofrer 5 meses depois ela escreve uma carta dizendo que estava noiva e que se casaria em breve, muito triste John se alista novamente no exército fazendo disso suas carreira, após 7 anos ele retorna para casa, pois seu pai esta nas últimas, pois teve um infarto pela primeira vez ,após muito tempo John consegue abrir seu coração ao pai, e algumas horas depois o pai morre, e ele vai ao encontro de Savannah na fazenda da família e descobre que o marido dela é um velho amigo da família ,chamado Tim, e ele esta muito doente ,com câncer- LINFOMA , ele liga na casa e descobre que John esta La com Savannah e diz que deseja falar com ele , John vai ao encontro de Tim no hospital, e ele longe de Savannah se explica diz que casou com ela só para seu filho autista não ficar sozinho se ele morresse, e confessa que foi tudo uma armação entre eles e que nunca houve amor na relação deles, depois John muito abalado e sem querer muitas explicações de Savannah, ele retorna para o exército ,agora sargento após muito trabalho. Ele e Savannah novamente começam a se comunicar pelas cartas, e assim a chama querendo ou não começa a retornar, em uma das cartas Savannah relata que TIM conseguiu um transplante, para alegria dele e de seu filho autista, e vai embora da casa dela para criar seu filho e agradece sua generosidade, Além disso, a Savannah do começo do livro não é a mesma do final; ela muda bastante, inclusive admite isso em determinado momento. E tudo bem, mudar faz parte da vida. amargurada e dividida do final...Quando John retorna para ficar de vez na cidade, sem querer ele e Savannah se encontram e na troca de olhares um vai ao encontro do outro e a história se finaliza com esse encontro de abraços e beijos de muitas saudades e de um amor que querendo ou não estava apenas adormecido dentro deles.*Outro personagem que vale a pena mencionar é o pai de John. No começo do livro, parecia meio estranho. E depois, conforme a verdade sobre ele vai se revelando, assim como Savannah. No final antes de morrer ele e o filho conseguem se acertar.

    ResponderExcluir
  39. Acadêmica:Glaucia Aparecida dos Santos RA:1901426853
    Romeu e Julieta - Willian Shakespeare
    O livro fala sobre o amor de dois jovens de familias inimigas Romeu da familia Montecchio e Julieta da Capuleto, Romeu vai a um baile na casa dos Capuleto e la se encanta com Julieta a vê se declarando as estrelas que está apaixonada por Romeu neste momento ele aparece e declara-se a ela.
    Os dois vivem um amor impossivel pois Julieta está prometida a outro, mesmo assim eles se casam secretamente e para não se separarem Julieta junto com o padre fingem que Julieta morre após tomar um falso veneno mas infelismente não conseguem avisá-lo o mesmo encontra a amada morta e se mata,ela desperta e vê o esposo morto e tambem tira-lhe a vida, as familias ao descobrirem a tragédia desidem acabar com a briga de anos entre eles .
    Bom gostei muito do livro,sempre quis ler este romance pois apenas assisti filme queria ver a diferença entre eles,gostei muito me incentivou a buscar novos romances para ler.

    ResponderExcluir
  40. livro:Quincas Borba
    Academica:Erica Ramalho Nunes


    Eu li o livro Quincas borba eu achei um livro bem interessante e que também é bem curioso,conta a historia de Rubião um ex- professor do primário que torna-se rico do dia pra noite com uma herança herdada por Quincas Borba um filosofo,alem da herança deixa seu cachorro que ele amava muito,esse livro é bem curioso pois ele é tambem uma lição de vida,ele nos mostra que não devemos confiar nas pessoas,Rubião que era uma pessoa do bem confia muito em um casal,acaba vivendo um romance e depois perdendo tudo o que tem e acaba virando louco,e logo em seguida morrendo,o cachorro que era fiel escudeiro de Rubião vai as ruas a procura de seu dono apos tres dias tambem falece.em uma passagem do livro Rubião antes de morrer diz a uma amiga angelica que o acolheu,que não se pode confiar nas pessoas,não bem com essas palavras;eu achei um livro bem interessante e que não é muito extenso,ele é prazeroso e tras curiosidades a quem le.quero ler pela segunda vez e entende-lo melhor.

    ResponderExcluir
  41. Hildebrando Costa
    R.A.: 1904473584

    Livro: O primeiro amor e outros perigos
    Autor: Marçal de Aquino
    Editora: Ática / Séria vaga-lume

    Enredo:

    Bianca, Fernando e Vinícius três grandes amigos de escola, todos alunos muito aplicados e estudiosos, dentro da escola eles criaram um jornal estudantil para divulgar noticias do ambiente escolar,o jornal “Agora”, e contaram com grande ajuda do professor Eusébio, professor de português. Eusébio era tido como um homem “esquisito”, pois era uma pessoa muito fechada, o professor também era o padrinho do “Agora”. A primeira edição do jornal fez grande sucesso e os ânimos estavam muito exaltados na escola inclusive os três amigos, pois viam que seus trabalhos estavam dando certo, com isso Vinicius (que era apaixonado por Bianca há muito tempo) flagra Bianca e Fernando se beijando, os dois percebem que Vinicius esta surpreso e contam a ele que estão namorando. Vinicius fica triste com a novidade e resolve dedicar-se mais ao jornal para não dar pista de que era apaixonado por Bianca. o professor Eusébio era um grande fã de um poeta chamado Sandoval Saldanha, tinha se mudado para aquela cidade justamente porque La nasceu o poeta e morava na mesma casa onde o Sandoval viveu. Certo dia o professor comenta com Alfeu (dono de uma lanchonete no centro da cidade) que havia descoberto um tesouro, Alfeu cresce os olhos e claramente é notado seu interesse, no entanto o velho professor não falou do que se tratava. Dias depois o velho professor é encontrado morto em sua casa, toda a escola fica abalada com a situação, mas como foi dado que ele havia se suicidado a policia pouco investigou. Então os três amigos resolvem investigar o caso, em uma noite eles vão ate a casa onde o professor viveu e entram, quando estão dentro da casa alguém também entra na casa e todos se desesperam afinal eles haviam invadido a casa do falecido professor, Vinicius corre e se esconde Fernando e Bianca também se escondem em outro lugar, os dois namorados conseguem fugir mas Vinicius não e fica preso dentro da casa com o desconhecido invasor. Bianca pede para Fernando voltar tentar salvar o amigo Vinicius, mas ele faz pouco caso e leva Bianca embora, no outro dia Bianca que estava muito preocupada com Vinicius que nem mesmo foi a aula vai até casa dele ele estava la tinha acabado de acorda pois havia ficado quase que a noite inteira acordado preso na casa e mostra a Bianca o que descobriu na casa pega uma maleta cheia de fotos, livros e poesias de Sandoval Saldanha, esse era o tal tesouro no qual o professor havia descoberto antes de morrer e muito provavelmente ele tenha sido a causa de sua morte. A

    ResponderExcluir
  42. Hildebrando Costa
    Continuação:

    festa de uma amiga de classe movimenta a noite dos amigos todos felizes e escolhendo fantasias que iriam à festa faz a alegria do pessoal, na festa Vinicius estava tristonho, pois Bianca foi à festa com Fernando e ele estava sozinho, ao ir embora Vinicius passa pela casa de Bianca e nota que havia luzes acesas em sua casa e desconfia, pois sabia que não havia ninguém na casa da amiga e resolve entrar, ao entrar na casa se depara com Alfeu que estava atrás do tesouro que eles haviam encontrado, Alfeu muito desesperado e enfurecido quase que enlouquecido conta tudo a Vinicius que ele sabia que os jovens tinhas entrado na casa e pego o tesouro e ele Alfeu matou o professor para ficar com o tesouro, nessa hora um amigo de Vinicius passa na rua e ouve a gritaria e resolve averiguar, nesse momento chega Fernando e Bianca, todos são mantidos refém do assassino e no momento que eles estão sendo levados para o quarto o amigo deles (Rafael) consegue atingir Alfeu com um soco e domina o assassino e amarram ele, a policia é chamada e tudo fica esclarecido Alfeu enlouquece ao saber que o tal tesouro não passava de documentos e Alfeu é levado preso. Bianca descobre que Vinicius era apaixonado por ela, mas ela não pode largar Fernando, pois os dois também se amavam e com isso eles acabam se afastando Vinicius consegue um emprego em um jornal da cidade já que ele gostava muito de fotografar e Fernando e Bianca acabam dando sequência ao jornal com ajuda dos colegas.

    Minha opinião:

    Um livro bem interessante, pois envolve mistério e ação, a cada capitulo que lia queria descobrir mais sobre o que ia acontecer ao final da história, com uma linguagem fácil a leitura se torna prazerosa.

    Porque escolhi esse livro:

    Porque gosto de livros de linguagens fáceis, isso também faz com que a narrativa fique fácil de ser entendida, livros de ação, suspense e mistério me prende no contexto e faz com que eu faça parte de sua história.

    ResponderExcluir
  43. Profª Cléia , segue como solicitado o meu depoimento referente ao livro da república.

    Como na república passada estavamos lendo muitos contos , ficção entre outros. Pensei que não iria gostar de ler romances , pois gostei muito das leituras do semestre passado , já que não possuo muito o hábito de ler.
    Me surpreendi com a historia do livro As Pupilas do Sr.Reitor , principalmente com a da Margarida deste de infância amava Daniel , mesmo ele tendo indo estudar por 10anos no Porto (medicina). Ela se manteve fiel ao seu sentimento , apesar que quando ele retornou da viagem não lembrar mais dela e o pior , dele tentar conquistar a sua irmã Clara (que era noiva) . Ela sofreu e por este amor ela foi capaz de tomar varias atitudes que a prejudicaram . E quando Daniel apos , um tempo lembrou -se dela , ela não o queria mais e ele insistiu , lutou por este amor .Que eu fiquei surpresa é que Margarida aceita o seu amor e eles se casam . Apesar de ser um livro romantico , onde o que prefalece é o subjetivo , as emoções , ele também relata fatos que poderemos um dia a conviver ou ver uma pessoa proxíma, passar na vida uma estória parecida. Gostei e aconselho a lerem As Pupilas do Senhor Reitor , pois atraves da leitura podemos criar um mundo imaginario , onde as letras nos transportam para uma dimensão além do que podemos sonhar .
    CIBELE MELGAREJO -RA: 1901419005 - LETRAS N40 .

    ResponderExcluir
  44. Livro:A Moreninha
    Autor:Joaquim Manoel Macedo

    esse livro é um romance romantico onde conta a historia de duas criançasque se conheceram na praia e prometaram se casar,sendo abençoada a uniao de ambos por um homem que estava morrendo preenteando os dois com bronches, mas não foi revelado seus nomes e então não mas se viram,até um dia no feriado de julho Felipe convida alguns amigos á passar o feriado na casa de sua avó na praia e Augusto um dos amigos se recusa a ir,mas os amigos o convence dizendo que vai estar lá irmã e as primas de Felipe,mas os amigos conhecendo Augusto que é namorador e não se apaixona de verdade fazem uma aposta dizem que aquele que se apaixonar por uma unica jovem por 15 dias terá que escrever um romance contando da paixãoe Augusto com medo se afasta das moças ficando entao rejeitado mas a moreninha mexe um pouco com ele e ela também gosta dele resolve conversar com avó de Felipe na cozinha confessando a ela o segredo da menina na praia e os broches mas não foi só a avó que ouve o segredo a moreninha também ouviu, e Augusto então se apaixona pela moreninha mas o feriado acaba e eles vão embora mas Augusto decide voltar e pedir a morennha em casamento e o segredo dos broches e revelado e procura acaba.Na festa de casamento os amigos o lembra que terá de escrever um romance que dá o titulo ao livro.
    Eu adorei esse livro é muito lindo,romantico e indico para todos ler tenho certeza que vão gostar.

    Priscilla Tavares Ortiz

    ResponderExcluir
  45. J. K. Rowling
    Harry Potter e a pedra filosofal
    O livro que eu li chama-se "Harry Potter e a pedra filosofal" Conta a história de Harry um jovem que tem sua vida mudada
    ao se matricular na escola de magia.Harry resolve se matricular na escola de magia,nesta escola tem lugares muito secretos.
    Então Harry acaba encontrando uma sala onde tem uma pedra que é muito importante por que quem possuir a pedra pode ser imortal ,então Harry teve que destruir a pedra lutando contra um feiticeiro muito mal.
    O livro é muito bom para quem gosta de aventura e um pouco de suspense gostei muito de ler este livro.

    Suellen Alves Gomes RA:46177,

    ResponderExcluir
  46. Laurinda Bento Ribeiro Gonçalves RA 139445

    IRACEMA
    José de Alencar

    Essa obra é uma leitura fascinante e envolvente, traz o prazer da leitura e o encantamento de um romance vivido por jovens que por amor lutam, enfrentando todas as situações impossíveis para ficarem juntos.
    Como leitora gostei muito é bom reviver romances assim.
    A obra de José de Alencar, Iracema é considerada por muitos “um poema em prosa”. Um dos mais belos romances da nossa literatura romântica. Uma história trágica de uma bela índia apaixonada por um guerreiro branco, é contada com o ritmo e a força de imagens próprios da poesia.
    O livro foi publicado em 1865, agradou os leitores e críticos literários. Machado de Assis em 1966 escreveu sobre a obra no Diário do Rio de Janeiro, derramando elogios à obra de José de Alencar.
    O romance conta a história de um amor vivido por Martim, que é um português, e uma índia chamada Iracema, filha do pajé Araquém, virgem e que era da tribo tabajara.
    Eles tiveram uma paixão quase que à primeira vista, Martim foi recebido na cabana de Araquém que explicou a Martim que Iracema não poderia servi-lo, pois era ela quem conhecia o segredo da bebida oferecida ao pajé e devia prepará-la.
    Iracema e Martim vivem um conflito constante entre a tribo e um grande amor. Ajudada por Poti que quer vê-los juntos, sofrem muito por estarem juntos contrariando os princípios. Iracema e Martim ficam juntos e ela tem o seu filho sozinha, seu irmão vai visitá-la mas a encontra já muito debilitada e com muita tristeza pede ao irmão que retorne para junto de Araquém e a deixe só. Ao acabar o combate que Martim estava retorna para casa e encontra Iracema debilitada de tanta tristeza. Ela só tem forças para erguer o filho e apresentar ao pai. Desfaleceu e o seu ultimo pedido foi que fosse enterrada junto ao pé de coqueiro que ela gostava tanto.
    Martin retornou para sua terra, levando seu filho. Quatro anos depois, retornam para o Ceará, onde implantam a fé cristã. Poti se tornou cristão e continuou fiel ao amigo e irmão Martim. Juntos ajudam o comandante Jerônimo a vencer os tupinambás e a expulsar o branco tapuia. Martim revia de vez em quando o local onde fora tão feliz com sua amada. A ave jandaia permanecia cantando no coqueiro, ao pé do qual Iracema fora enterrada. Mas não repetia mais o nome de Iracema.

    Laurinda Bento Ribeiro Gonçalves RA 139445

    ResponderExcluir
  47. Republica do Livro

    A Cabocla

    É uma história romântica brasileira publicada em 1931, escrita por Ribeiro Couto.
    A história conta que um rapaz chamado Jerônimo morava no rio de janeiro e tinha uma lesão nos pulmões, sonhava se recuperar na Europa, mas seu pai Joaquim e seu médico Edmundo Esteves, mandou ele para vila da mata.
    Quando chegou a uma estaçãozinha de Pau d Alho da Siá Bina, conheceu uma moça chamada Zuca, mas ela já tinha um noivo chamado Tobias que morava em Espírito Santo, o noivo de Zuca foi visitar ela na Vila da Mata, ai quando ele chegou Jerônimo se escondia para não ver eles juntos.
    Mas ai o novo foi embora de novo, Jerônimo não agüentou e beijou Zuca, ele se recuperou.
    Acabou casando com a moça do interior de Vila da Mata
    Eu gostei porque é um romance típico do interior, mostra também que no interior é um lugar de paz tem ar puro não poluição, por isso o moço da cidade se recuperou, eu amei ler este livro.
    Ezilda Teixeiera

    ResponderExcluir
  48. J. K. Rowling
    Harry Potter e a pedra filosofal
    O livro que eu li chama-se "Harry Potter e a pedra filosofal" Conta a história de Harry um jovem que tem sua vida mudada
    ao se matricular na escola de magia.Harry resolve se matricular na escola de magia,nesta escola tem lugares muito secretos.
    Então Harry acaba encontrando uma sala onde tem uma pedra que é muito importante por que quem possuir a pedra pode ser imortal ,então Harry teve que destruir a pedra lutando contra um feiticeiro muito mal.
    O livro é muito bom para quem gosta de aventura e um pouco de suspense gostei muito de ler este livro.

    Suellen Alves Gomes RA:46177,

    ResponderExcluir
  49. J. K. Rowling
    Harry Potter e a pedra filosofal
    O livro que eu li chama-se "Harry Potter e a pedra filosofal" Conta a história de Harry um jovem que tem sua vida mudada
    ao se matricular na escola de magia.Harry resolve se matricular na escola de magia,nesta escola tem lugares muito secretos.
    Então Harry acaba encontrando uma sala onde tem uma pedra que é muito importante por que quem possuir a pedra pode ser imortal ,então Harry teve que destruir a pedra lutando contra um feiticeiro muito mal.
    O livro é muito bom para quem gosta de aventura e um pouco de suspense gostei muito de ler este livro.

    Suellen Alves Gomes RA:46177,

    ResponderExcluir
  50. Laurinda Bento Ribeiro Gonçalves RA 139445

    IRACEMA
    José de Alencar

    Essa obra é uma leitura fascinante e envolvente, traz o prazer da leitura e o encantamento de um romance vivido por jovens que por amor lutam, enfrentando todas as situações impossíveis para ficarem juntos.
    Como leitora gostei muito é bom reviver romances assim.
    A obra de José de Alencar, Iracema é considerada por muitos “um poema em prosa”. Um dos mais belos romances da nossa literatura romântica. Uma história trágica de uma bela índia apaixonada por um guerreiro branco, é contada com o ritmo e a força de imagens próprios da poesia.
    O livro foi publicado em 1865, agradou os leitores e críticos literários. Machado de Assis em 1966 escreveu sobre a obra no Diário do Rio de Janeiro, derramando elogios à obra de José de Alencar.
    O romance conta a história de um amor vivido por Martim, que é um português, e uma índia chamada Iracema, filha do pajé Araquém, virgem e que era da tribo tabajara.
    Eles tiveram uma paixão quase que à primeira vista, Martim foi recebido na cabana de Araquém que explicou a Martim que Iracema não poderia servi-lo, pois era ela quem conhecia o segredo da bebida oferecida ao pajé e devia prepará-la.
    Iracema e Martim vivem um conflito constante entre a tribo e um grande amor. Ajudada por Poti que quer vê-los juntos, sofrem muito por estarem juntos contrariando os princípios. Iracema e Martim ficam juntos e ela tem o seu filho sozinha, seu irmão vai visitá-la mas a encontra já muito debilitada e com muita tristeza pede ao irmão que retorne para junto de Araquém e a deixe só. Ao acabar o combate que Martim estava retorna para casa e encontra Iracema debilitada de tanta tristeza. Ela só tem forças para erguer o filho e apresentar ao pai. Desfaleceu e o seu ultimo pedido foi que fosse enterrada junto ao pé de coqueiro que ela gostava tanto.
    Martin retornou para sua terra, levando seu filho. Quatro anos depois, retornam para o Ceará, onde implantam a fé cristã. Poti se tornou cristão e continuou fiel ao amigo e irmão Martim. Juntos ajudam o comandante Jerônimo a vencer os tupinambás e a expulsar o branco tapuia. Martim revia de vez em quando o local onde fora tão feliz com sua amada. A ave jandaia permanecia cantando no coqueiro, ao pé do qual Iracema fora enterrada. Mas não repetia mais o nome de Iracema.

    Laurinda Bento Ribeiro Gonçalves RA 139445

    ResponderExcluir
  51. LAURINDA BENTO R. GONÇALVES RA 139445

    Por que escolhi o livro


    Adoro romances, principalmente esses que tem grandes dificuldades do casal ficar juntos. São fascinantes as obras de José de Alencar, ele apresenta uma maneira muito linda descrever, aconselho a todos que leiam.
    Iracema de José de Alencar

    ResponderExcluir
  52. Liliane dos Santos Durães
    RA 1901388461

    Obra:O Demônio e a Srta. Prym
    Autor:Paulo Coelho


    Eu havia comprado esse livro há algum tempo, mas ainda não tinha conseguido ler. Gostei muito da a leitura ,o autor aborda aspectos da natureza humana que acho muito importantes,o principal deles é a questão da sobrevivência.
    O que você faria para não desaparecer da terra?Pois bem, a população da cidade de Viscos( uma cidade que insiste em continuar apesar de todos os jovens irem embora e não mais voltar e,do turismo não mais existir e do comércio ir de mal a pior) aceita sacrificar um inocente para não desaparecer(por dinheiro)do mapa, e escolhem aquele que aos olhos de todos não tem mais nenhuma contribuição a dar, a pobre viúva Berta, a anciã e mais antiga moradora que foi a única a identificar o Demônio quando ele chega a cidade.Um estrangeiro(latino) faz a oferta aos moradores, mas tudo não passa de um teste.O autor aborda de forma curiosa a retomada da consciência da personagem principal, Chantal Prym,ela que era considerada a cidadã mais sem moral do local e a mais afoita em sair para sempre de Viscos,é a única a estar em defesa de Berta,quando esta inconsciente esta para ser sacrificada no alto da colina, e tenta abrir os olhos dos moradores .
    Assim a resposta do estrangeiro sobre o mal e o bem dentro do homem é respondida.
    È surpreendente como às vezes a pessoa de quem não se espera nada, é aquela que é capaz de doar mais de si, e fazer o maior esforço.
    Adorei o livro.

    ResponderExcluir
  53. Profª Cléia , segue como solicitado o meu depoimento referente ao livro da república


    Liliane dos Santos Durães
    RA 1901388461

    Obra:O Demônio e a Srta. Prym
    Autor:Paulo Coelho


    Eu havia comprado esse livro há algum tempo, mas ainda não tinha conseguido ler. Gostei muito da a leitura ,o autor aborda aspectos da natureza humana que acho muito importantes,o principal deles é a questão da sobrevivência.
    O que você faria para não desaparecer da terra?Pois bem, a população da cidade de Viscos( uma cidade que insiste em continuar apesar de todos os jovens irem embora e não mais voltar e,do turismo não mais existir e do comércio ir de mal a pior) aceita sacrificar um inocente para não desaparecer(por dinheiro)do mapa, e escolhem aquele que aos olhos de todos não tem mais nenhuma contribuição a dar, a pobre viúva Berta, a anciã e mais antiga moradora que foi a única a identificar o Demônio quando ele chega a cidade.Um estrangeiro(latino) faz a oferta aos moradores, mas tudo não passa de um teste.O autor aborda de forma curiosa a retomada da consciência da personagem principal, Chantal Prym,ela que era considerada a cidadã mais sem moral do local e a mais afoita em sair para sempre de Viscos,é a única a estar em defesa de Berta,quando esta inconsciente esta para ser sacrificada no alto da colina, e tenta abrir os olhos dos moradores .
    Assim a resposta do estrangeiro sobre o mal e o bem dentro do homem é respondida.
    È surpreendente como às vezes a pessoa de quem não se espera nada, é aquela que é capaz de doar mais de si, e fazer o maior esforço.
    Adorei o livro.

    ResponderExcluir
  54. LEITURA => ROMANCE ->PARA O 2ª SEMESTRE !

    INICIEI A LEITURA DO ROMANCE " A GRANDE ARTE " DO ROMANCISTA E CRONISTA RUBEM FONSECA .
    O LIVRO COMEÇA CONTANDO A HISTÓRIA DE DOIS ADVOGADOS ( MANDRAKE E WEXLER) , QUE POSSUEM UM ESCRITÓRIO DE ADVOGACIA .AMBOS TENTAM RESOLVER OS CASOS QUE CHEGAM ATÉ ELES E AS VEZES NÃO ACEITAM . O LIVRO É INICIALMENTE INTERESSANTE ,POIS É QUASE IMPOSSIVEL SABER O QUE OCORRERÁ NA LEITURA DA PROXÍMA PÁGINA ..... CIBELE MELGAREJO - RA : 1901419005

    ResponderExcluir
  55. Davi Bispo de Souza. RA: 1850000105

    Orgulho e Preconceito
    Jane Austen

    Escrito no século XVIII (1797), Jane Austen retrata a sociedade inglesa da época. As famílias tinham objetivo de encontrar um bom esposo para as filhas. Geralmente o homem deveria possuir uma boa fortuna. Os dois personagens principais são Elizabeth e Sr. Darcy, este, um homem muito rico que vem de Londres para Longborn. Lá, ele conhece Elizabeth no baile, porém, os dois tiram conclusões precipitadas um do outro, o que acaba os afastando. O romance retrata que muitas vezes podemos não gostar de alguma pessoa no primeiro momento, mas que se não prestarmos atenção, poderemos perder o grande amor de nossas vidas.
    Elizabeth acha o Sr. Darcy arrogante e prepotente, já Sr. Darcy chega a dizer que não a nada em Elizabeth de tão belo, a não serem os olhos. Os dois tiram conclusões precipitadas por não se entenderem no primeiro momento. Mas depois acabam percebendo que não se tratava apenas de ego. Sr. Darcy deixa o egocentrismo e se põe a declarar para Elizabeth, entrando numa busca incessante para conquistá-la, ele passa por cima de conceitos éticos que a sociedade não aceitava, já que Elizabeth não era de família tão abastada. Elizabeth, por vez, percebe que teve uma idéia errada do Sr. Darcy e acreditou em muitas mentiras, sem realmente saber se eram verdades. O livro teve outro nome antes deste. No entanto, hoje existem vários filmes referentes ao próprio livro. Quando Jane Austen escreveu o romance, ele não foi aceito, hoje ela estaria milionária.
    Quem quiser ler não vai perder em nada, a obra é excelente.

    ResponderExcluir
  56. Acadêmica: AURICÉLIA SOUZA DA SILVA RA: 1901430798

    Nesta terceira fase da República resolvi ler um livro da Literatura Estrangeira e escolhi o escritor Sidney Sheldon. Já tinha ouvido falar dele e nunca tinha lido alguma obra sua. Fiquei maravilhada com o que li, mas o que me deixou extasiada mesmo, foi o que descobri ao pesquisar sobre ele na internet . Descobri que ele na verdade foi um grande roteirista e novelista norte americano, e que foi ele quem criou as séries Jeannie é um gênio e casal 20. Eu era apaixonada por Jeannie. Na época em que passava na TV, eu devia ter uns 12 anos e, para mim, todas as trapalhadas mágicas da gêniazinha realizadas através de um piscar de olhos eram estupendas, mexia com a minha pequena imaginação. Para mim foi uma ótima surpresa depois de tanto tempo, em uma pesquisa realizada para a República resgatar uma parte de felicidade que tive com a série no passado.
    Sidney Sheldon nasceu em Chicago em 11 de Fevereiro de 1917 e morreu em 30 de Janeiro de 2007, em Los Angeles, uma pena, pois mentes tão brilhantes não deveriam nunca morrerem. Segundo as pesquisas que fiz, Sheldon é atualmente o autor mais traduzido em todo o planeta, cujos romances foram vendidos em 51 idiomas e distribuídos em 180 países.(Wikipédia).
    O livro que li, Nada dura para sempre, foi adaptado para a TV em 1995, com Brooke Shields no papel da Dra. Betty Lou Taft.
    É um romance policial, e já surpreende no começo, pois tem início no fim, quando há o julgamento da médica residente, a Dra. Pagie Taylor. Já nesse momento tudo nos leva a crer que a Dra. é uma criminosa que mata um de seus pacientes em troca de uma herança. Porém, é aí a virada de jogo do autor, que passa a contar a vida da Dra. Pagie e suas duas amigas, também médicas residentes, desde à sua entrada no Hospital Público Embarcadero, na cidade de São Francisco – Estados Unidos, até o exato momento do julgamento.
    Passamos então, a entender e admirar o trabalho da Dra. Pagie, uma personagem forte, inteligente, amiga de todos e muito solidária.
    Sidney Sheldon consegue nos enredar em sua história, fazendo com que fiquemos cada vez mais com vontade de ler, para sabermos se a Dra. Pagie irá ser inocentada ou condenada no final do julgamento.
    São contadas as histórias de três amigas: Pagie Taylor, Betty Lou Taft e Kat Hunter. No desenrolar da história Pagie perde uma de suas amigas, a Dra. Kate Hunter, que é assassinada por seu namorado, também médico, o Dr. Ken Mallory. Betty acaba casando-se com um de seus pacientes, que mesmo tendo contraído o HIV por acidente, numa transfusão de sangue, no Hospital Embarcadero, têm um final feliz.
    O final dessa história eu aconselho que voçês mesmo descubram, nesse romance intrigante e fascinante de Sidney Sheldon. Eu tenho certeza que todos irão gostar. Digo a todos: quem não leu, leia, pois não irá se arrepender.

    ResponderExcluir
  57. Acadêmica: AURICÉLIA SOUZA DA SILVA RA: 1901430798
    OBRA: NADA DURA PARA SEMPRE
    AUTOR: SIDNEY SHELDON

    Nesta terceira fase da República resolvi ler um livro da Literatura Estrangeira e escolhi o escritor Sidney Sheldon. Já tinha ouvido falar dele e nunca tinha lido alguma obra sua. Fiquei maravilhada com o que li, mas o que me deixou extasiada mesmo, foi o que descobri ao pesquisar sobre ele na internet . Descobri que ele na verdade foi um grande roteirista e novelista norte americano, e que foi ele quem criou as séries Jeannie é um gênio e casal 20. Eu era apaixonada por Jeannie. Na época em que passava na TV, eu devia ter uns 12 anos e, para mim, todas as trapalhadas mágicas da gêniazinha realizadas através de um piscar de olhos eram estupendas, mexiam com a minha pequena imaginação. Para mim foi uma ótima surpresa depois de tanto tempo, em uma pesquisa realizada para a República resgatar uma parte de felicidade que tive com a série no passado.
    Sidney Sheldon nasceu em Chicago em 11 de Fevereiro de 1917 e morreu em 30 de Janeiro de 2007, em Los Angeles, uma pena, pois mentes tão brilhantes não deveriam nunca morrerem. Segundo as pesquisas que fiz, Sheldon é atualmente o autor mais traduzido em todo o planeta, cujos romances foram vendidos em 51 idiomas e distribuídos em 180 países.(Wikipédia).
    O livro que li, “Nada dura para sempre”, foi adaptado para a TV em 1995, com Brooke Shields no papel da Dra. Betty Lou Taft.
    É um romance policial, e já surpreende no começo, pois tem início no fim, quando há o julgamento da médica residente, a Dra. Pagie Taylor. Já nesse momento tudo nos leva a crer que a Dra. é uma criminosa que mata um de seus pacientes em troca de uma herança. Porém, é aí a virada de jogo do autor, que passa a contar a vida da Dra. Pagie e suas duas amigas, também médicas residentes, desde à sua entrada no Hospital Público Embarcadero, na cidade de São Francisco – Estados Unidos, até o exato momento do julgamento.
    Passamos então, a entender e admirar o trabalho da Dra. Pagie, uma personagem forte, inteligente, amiga de todos e muito solidária.
    Sidney Sheldon consegue nos enredar em sua história, fazendo com que fiquemos cada vez mais com vontade de ler, para sabermos se a Dra. Pagie irá ser inocentada ou condenada no final do julgamento.
    São contadas as histórias de três amigas: Pagie Taylor, Betty Lou Taft e Kat Hunter. No desenrolar da história Pagie perde uma de suas amigas, a Dra. Kate Hunter, que é assassinada por seu namorado, também médico, o Dr. Ken Mallory. Betty acaba casando-se com um de seus pacientes, que mesmo tendo contraído o HIV por acidente, numa transfusão de sangue, no Hospital Embarcadero, têm um final feliz.
    O final dessa história eu aconselho que voçês mesmo descubram, nesse romance intrigante e fascinante de Sidney Sheldon. Eu tenho certeza que todos irão gostar. Digo a todos: quem não leu, leia, pois não irá se arrepender.

    ResponderExcluir
  58. LAURINDA - RA: 139445
    Bom-Crioulo

    AUTOR: Adolfo Caminha

    Nascido em Aracati, no Ceará, em1867. Em 1883 para o Rio de Janeiro, onde ingressa na Escola Naval, onde encontrou alguns problemas por causa de seus ideais abolicionistas e republicanos, quase não recebe a patente de guarda da marinha.
    Em 1886, publica um livro de poemas.
    O Bom Crioulo, é o segundo romance do autor, publicou antes, A Normalista.

    RESUMO DA OBRA
    Este romance foi baseado em fatos reais, ambientado no porto da Cidade do Rio de janeiro durante o século XIX em 1895. Foi um romance considerado ousado e muito forte para a época. O romance tem um desfecho surpreendente, onde prevalece o instinto sobre o sentimento; do animal sobre o racional.
    A historia se passa em uma Corveta (embarcação de guerra, à vela, de dimensões inferiores às da fragata, surgida no final do século XVIII e início do século XIX).
    Em uma das voltas em uma das corvetas, vinda do litoral em mais um serviço de guerra, surge então, ninguém sabe de onde, um negro forte, jovem, musculoso, foragido de alguma fazenda de escravos, seu nome era Amaro, tudo que queria era não voltar à vida anterior, quer se entregar aos trabalhos de marinheiro, mesmo sabendo das dificuldades que encontraria, tinha um gênio forte e atrevido, quando se achegava com a cachaça, tornava-se um homem extremamente violento e não media a sua força e nem com quem deveria usar. Por ter esse comportamento, várias vezes fora castigado com muitas chibatadas, castigo aplicado aos recrutas quando de uma desobediência. Distante da bebida, Amaro era um bom homem, fazia da Marinha seu único e incontestado querer, por isso era chamado de O Bom-Crioulo, lá era tratado com respeito e igualdade entre todos, tinha todas as regalias que a marinha lhe permitia, comida boa, lugar para ficar e conhecimentos que escravo não tinha. Depois de algum tempo é incorporado definitivamente na Marinha de Guerra do Brasil.
    Como resultado de meses no mar, afeiçoa-se a Aleixo, um rapaz muito bonito, olhos azuis, com idade de uns quinze anos, filho de pescador de Santa Catarina, que ingressa na Marinha em busca de uma vida melhor. Amaro torna Aleixo o seu protegido, o convívio, o isolamento no alto mar, impulsiona Amaro a ter sentimentos, que não era apenas a amizade, passa a sentir por Aleixo uma forte atração sexual, que se torna atração violenta, verdadeiramente animal. Certa noite consegue o que tanto queria com Aleixo, vão para a cama num verdadeiro fogo da paixão, passam a partir daí projetar uma vida juntos na cidade, mistura de amor e sexo selvagem, sensações antes desconhecidas por Aleixo.
    Ao desembarcarem na cidade do Rio de Janeiro, vão viver em um cômodo alugado por uma portuguesa, ex-prostituta, D. Carolina.

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  60. Ana Paula R.M.Ayres
    RA:1099252761
    Livro:Querido Jonh
    Autor: Nicholas Sparks
    De uma forma geral foi muito válida a leitura, tem um enredo romântico, dramático, com amor e separação. Linguagem Formal, informal e coloquial.Também valeu pela linda mensagem transmitida pela história.E é isso. Para quem aprecia um bom romance, totalmente recomendado.
    John de inicio pode parecer foi um típico rebelde sem causa - não gostava de estudar, não parava em nenhum emprego e vivia se metendo em confusão. Até conhecer Savannah, foi quando sua vida mudou tanto no seu jeito de agir com as pessoas quanto no seu EU,ele era estranho com o pai e a espécie de solidão que vive, pois o pai era autista e quando criança John e o pai era muito amigos colecionavam moedas,John se apaixona por Savannah, e sabe que ela é a garota da sua vida, de paixão rapidamente esse sentimento se transforma em amor, que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seu alistamento militar. Mas por conta do atentado de 11 de Setembro mudou o mundo todo e ávida deles também. E como muitos homens e mulheres corajosos,John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Além disso, o amor dele por Savannah merece destaque pois foi fiel e honesto , uma coisa simplesmente linda, como deveria ser sempre.Já Savannah, era o oposto das outras meninas da universidade, segundo os princípios de sua familia: não bebia, não ficava com qualquer um, e se quer se aproximava de um grandalhão intimidador como John Tyree, quando todos pensam que ela não deveria. Entretanto, nem tudo é perfeito; algumas de suas atitudes foram um tanto egoístas, como se ela esquecesse dos sentimentos do John . Savannah, estava fazendo John sofrer, e parecia não se importar ou nem mesmo se dar conta disso.pois desde a primeira viajem de jonh para seus deveres militares eles combinaram de escreverem cartas sempre, e nas cartas de Savannah ela começava com o título “Querido John”QUE se DA ao NOME AO LIVRO, só que depois do atentado de 11 de setembro ele teve de se alistar novamente por mais 2 anos e já faziam 2 anos que ele se relacionavam por cartas e em eventuais dispensas com Savannah. Antes de completar esses outros 2 anos Savanna para de escrever p/ John fazendo ele sofrer 5 meses depois ela escreve uma carta dizendo que estava noiva e que se casaria em breve, muito triste

    ResponderExcluir
  61. CONTINUAÇÃO DO LIVRO QUERIDO JOHN: John se alista novamente no exército fazendo disso suas carreira, após 7 anos ele retorna para casa, pois seu pai esta nas últimas, pois teve um infarto pela primeira vez ,após muito tempo John consegue abrir seu coração ao pai, e algumas horas depois o pai morre, e ele vai ao encontro de Savannah na fazenda da família e descobre que o marido dela é um velho amigo da família ,chamado Tim, e ele esta muito doente ,com câncer- LINFOMA , ele liga na casa e descobre que John esta La com Savannah e diz que deseja falar com ele , John vai ao encontro de Tim no hospital, e ele longe de Savannah se explica diz que casou com ela só para seu filho autista não ficar sozinho se ele morresse, e confessa que foi tudo uma armação entre eles e que nunca houve amor na relação deles, depois John muito abalado e sem querer muitas explicações de Savannah, ele retorna para o exército ,agora sargento após muito trabalho. Ele e Savannah novamente começam a se comunicar pelas cartas, e assim a chama querendo ou não começa a retornar, em uma das cartas Savannah relata que TIM conseguiu um transplante, para alegria dele e de seu filho autista, e vai embora da casa dela para criar seu filho e agradece sua generosidade, Além disso, a Savannah do começo do livro não é a mesma do final; ela muda bastante, inclusive admite isso em determinado momento. E tudo bem, mudar faz parte da vida. amargurada e dividida do final...Quando John retorna para ficar de vez na cidade, sem querer ele e Savannah se encontram e na troca de olhares um vai ao encontro do outro e a história se finaliza com esse encontro de abraços e beijos de muitas saudades e de um amor que querendo ou não estava apenas adormecido dentro deles.*Outro personagem que vale a pena mencionar é o pai de John. No começo do livro, parecia meio estranho. E depois, conforme a verdade sobre ele vai se revelando, assim como Savannah. No final antes de morrer ele e o filho conseguem se acertar.

    ResponderExcluir
  62. Ana Paula R.M.Ayres
    RA:1099252761
    Livro:A Última Música
    Autor: Nicholas Sparks
    A história compete à uma lição de vida, conta sobre laços afetivos da família, da amizade, do amor, sobre amadurecimento e destaca o perdão e que sempre é dia de recomeço
    Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou e Ronnie como é chamada, vê sua vida distorcida, totalmente bombardeada, quando seus pais se divorciam e, então seu pai decide ir para a praia de Wrightsville, na Carolina do Norte, onde um pai que andava longe dos filhos desde seu divórcio tem a oportunidade de passar o verão com eles, três anos depois que seus pais se divorciaram ela continua magoada e distante dos pais, especialmente do pai, por conta do divórcio de seus pais, Contudo, sua mãe decide que é o melhor para eles dois. Ronnie e seu irmão Jonah vão passar as férias de verão com o pai na Carolina do Norte. A vontade infinita de Jonah para estar com seu pai é enorme por conta da saudade que se acumulou consigo por todos aqueles anos longe, o inverso de sua irmã que abandonou a musica depois que o pai resolveu sair de casa, após tanto tempo, ela torna a sentir a atitude que o pai teve ao sair de casa.O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranqüilo na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local .Quando eles chegam na pequena cidade praiana do sul, Steve recebe as crianças de braços abertos. Apesar de ser uma filha relutante e adolescente com todos os absurdos que confessou cometer, Steve demonstra-se quase claramente o amor paterno em várias situações de tentativa de reconciliação e problemas que deveriam ser resolvidos. O pai de Ronnie tem grandes expectativas e espera que com essa chegada a Wilmington Becah tudo possa pelo menos mudar um pouquinho. Porém nada muda e melhora,porque o pai de Ronnie fica vidrado com o trabalho de um vitral da igreja local que foi totalmente destruída durante um incêndio, que quase no final do livro Ronnie descobre que o pai reconstruiu a igreja porque foi acusado de incendiá-la,nem ele tinha certeza ao certo quem tinha incendiado pois ele estava á base de medicamentos e sozinho e por efeito dos remédios ele não lembra de quase nada do que aconteceu, mas resolveu reconstruir, no final Ronnie novamentre descobre que o incendiário é um amigo de seu namorado e fica muito aborrecida , pois o pai pagou um preço muito alto perante a cidade com isso.

    ResponderExcluir
  63. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  64. Jéssika Chaves Santos
    RA:1901402540
    Livro: Dom Casmurro
    Autor: Machado de Assis

    Adorei essa história, pois pode sim ser um livro antigo, mas que conta em suas pequenas letras muitas histórias que acontecem na vida de muitos nos dias de hoje. A desconfiança, a suposta traição de Capitu para com Bentinho, leva esse personagem a um delirio constante no final dessa obra. Essa traição, se o leitor não for firme com sua opinião, acaba acreditando em Bentinho, que diz ter sido traido por Capitu com seu melhor amigo Escobar. Mas, eu sou uma leitora com opinião formada, e acredito que Escobar era apaixonado por sua esposa Sancha e Capitu por Bentinho. No meu julgamento eu declaro Capitu inocente, e Bentinho culpado, por ter exposto sua esposa ao rídiculo.

    ResponderExcluir
  65. Jéssika Chaves Santos
    RA: 1901402540
    Livro: Vida de Droga
    Autor: Walcyr Carrasco

    Neste livro, Walcyr Carrasco aborda um tema que infelizmente vemos muito em nossa cidade, estado ou país, a DROGA. Dora, a protagonista, era muito rica e feliz. Mas por conta do destino, seu pai perde o emprego, e por causa da falta de dinheiro, eles tem que mudar completamemnte de vida. A personagem principal, se rebelia contra essa surpresa do destino e se envolve com péssimas amizades e com ela a DROGA. Walcyr Carrasco trata desse assunto com muitos detalhes, pois esse assunto ainda não tem uma solução. Mas, seus pais não aceitam ver a filha nessa situação e a ajudam sair dessa vida dura. Dora encontra o amor da sua vida, e um trabalho que sempre desejou, e assim ela muda de vida.

    ResponderExcluir
  66. Jéssika Chaves Santos
    RA: 1901402540
    Livro: Vida de Droga
    Autor: Walcyr Carrasco

    Neste livro, Walcyr Carrasco aborda um tema que infelizmente vemos muito em nossa cidade, estado ou país, a DROGA. Dora, a protagonista, era muito rica e feliz. Mas por conta do destino, seu pai perde o emprego, e por causa da falta de dinheiro, eles tem que mudar completamemnte de vida. A personagem principal, se rebelia contra essa surpresa do destino e se envolve com péssimas amizades e com ela a DROGA. Walcyr Carrasco trata desse assunto com muitos detalhes, pois esse assunto ainda não tem uma solução. Mas, seus pais não aceitam ver a filha nessa situação e a ajudam sair dessa vida dura. Dora encontra o amor da sua vida, e um trabalho que sempre desejou, e assim ela muda de vida.

    ResponderExcluir
  67. A ESCRAVA ISAURA – BERNARDO GUIMARÃES
    Por Alan Silus da Cruz – RA: 1901416103 – 4º Semestre

    A estória se passa em Campos dos Goitacazes no Rio de Janeiro, onde numa fazenda ouve-se soar pelas redondezas uma melodia triste ao piano, tocada por Isaura, uma jovem escravinha que convive no seio da família de Leôncio, um homem vulgar, maldoso e ganancioso que faz de tudo para “ter” Isaura.
    Isaura era filha de uma escrava com Miguel um feitor da fazenda de Leôncio que era muito querido pelos escravos porque os tratava muito bem (diferentemente dos outros feitores). Quando nasceu a escravinha a mãe de Leôncio resolveu cuida - lá, mas logo a Sinhá morre, deixando a seu marido a incumbência de alforriar Isaura. Mais tarde o mesmo também morre e deixa como pedido ao filho Leôncio o desejo de sua esposa.
    Leôncio não aceita, então Miguel foge com Isaura para São Paulo a fim de partirem para outro país, mas Leôncio endividado por não bem administrar a fazenda oferece uma recompensa a quem trazer a escrava de volta. Neste período, Isaura (que adota o nome de Elvira) conhece Álvaro, um belo rapaz, solteiro e defensor da causa abolicionista, mas o amor dos dois é interrompido por que Isaura é capturada e levada a Leôncio.
    Em Campos, ajudado pela Condessa Tomásia e por outros amigos de Isaura, Alvaro descobre que os bens de Leôncio estão em hipoteca. Então ele quita as dividas e na Fazenda do vilão revela que tudo o que ele tinha agora é de Alvaro (até Isaura que seria alforriada). Não aceitando Leôncio suicida-se com um tiro.
    Recomendo a todos porque é um mix de história de amor, aventura (em alguns trechos) conta de certa forma como era nossa sociedade naquela época.

    ResponderExcluir
  68. A METAMORFOSE – FRANZ KAFKA
    Por: Alan Silus da Cruz RA: 1901416103

    Kafka conta a história de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que acorda transformado num bicho com características semelhantes a uma barata (porém o autor não deixa claro que tipo de bicho metamorfoseou Samsa), ele percebe que está atrasado para pegar o trem que o leva até a empresa onde trabalha, e mesmo assim fica em sua cama pensando em coisas cotidianas de sua vida.
    Logo mais a família de Gregor o vê daquela forma e o passa a tratar como um doente, os pais e a irmã que eram sustentados por ele, passam a repulsá-lo (nas palavras de Kafka) por estar naquele estado, e Gregor sente-se magoado, pois era ele quem trazia dinheiro para casa. E durante o período de sua metamorfose ele passa a refletir sobre sua forma de agir , de pensar,etc.
    O livro de inicio é um pouco complicado por que o autor faz rodeios aos acontecimentos iniciais e torna o texto um pouco sentimentalista devido ao estado em que Gregor se encontrava, que passa a ser uma das características do personagem.

    ResponderExcluir
  69. Campo Grande, 25 de outubro de 2010

    Acadêmica: Janaina Jaymes RA: 1901429692

    Curso de Letras 4º semestre

    Professora: Clélia de Paula


    SENHORA
    JOSÉ DE ALENCAR

    Eu Janaina acadêmica do curso de letras, li este livro e amei o romance que José de Alencar escreveu.
    Eu recomendo este livro para todos que se interessam a uma boa leitura. Um romance como todos que já li e até mesmo presenciei, com brigas traições, desilusões, rancores e magoas, envolvendo desconfiança e dinheiro. E como todo romance bem contado tem também um final feliz, porque Aurélia perdoa Fernando. A magoa dela foi menor que o amor que ela sentia por Fernando, porque ela passa ver que ele tem qualidades também.
    Como sempre nos mulheres perdoando as traições dos homens.
    É isso, leiam o romance porque vale a pena.

    ResponderExcluir
  70. Continuação : A GRANDE ARTE - RUBEM FONSENCA (PARA A N2 )
    O livro te leva para um mundo policial , investigativo , onde ocorre varias mortes , com muito suspense , onde o Mandrake investiga quem poderia ser o culpado de algumas mortes e de se vingar de um homem que bateu nele e que estrupou sua namorada por causa de uma fita ( o que tem fita ainda sei , pois ainda nao terminei a leitura ) , mas aconselho este livro para quem gosta de romance totalmente diferente do tradicional .....CIBELE RA: 1901419005 LETRAS N 40 ..

    ResponderExcluir
  71. Ana Paula R.M.Ayres
    RA:1099252761
    Livro:O Diário de uma Paixão
    Autor: Nicholas Sparks

    Diário de Uma Paixão alerta a um chamado as chances perdidas, amadurecimento e a determinação ,a virilidade de um amor duradouro e como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração. Em uma história sobre família, amizade, segredos e salvação, de certa forma uma lição de vida, super emocionante, vale a pena ler.

    Quando a jovem Allie parti para as férias,para a casa de veraneio, com a família na cidade litorânea de Seabrook, na Carolina do Norte, nos anos 40, conhece Noah morador da mesma cidade. Noah se apaixona ,sente que é amor à primeira vista. Embora a jovem seja de uma família rica e ele um simples operário, os dois se apaixonam profundamente durante um verão repleto de sensações e liberdade.Eles são separados pelas circunstâncias - e pela súbita eclosão da Segunda Guerrra Mundial -, mas ambos permanecem quase que hipnotizados pelas lembranças um do outro. Quando Noah volta para casa após a guerra, Allie se foi para sempre de sua vida, mas não do seu coração.Embora Noah ainda não saiba, Allie voltou a Seabrook, onde aquela chama que quase estava apagada voltou a se ascender . Ocorre que agora Allie está noiva de Lon, um soldado rico que á conheceu quando foi voluntária num hospital.Anos mais tarde, um homem lê um diário antigo para uma mulher que ele visita rigorosamente no asilo. Embora a memória dela esteja lesada, ela se deixa envolver pela apaixonante história de Allie e Noah - e por alguns pequenos momentos consegue relembrar uma época de paixão e turbulência, em que eles juraram que ficariam juntos para sempre. E que na verdade esse homem e essa mulher são Allie e Noah anos mais tarde. Allie se encontra com alzeimer, a doença do esquecimento, e por conta do juramento e eterno amor dos dois, em especial do Noah ele continua mesmo que por breves momentos fazê-la reviver aqueles deliciosos e românticos momentos que ele passaram juntos , super emocionante vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  72. AURICÉLIA SOUZA DA SILVA RA 1901430798
    OBRA: IRMÃOS PRETOS
    AUTORA: LIZA TETZNER
    O segundo livro que li nesta fase tem como título Irmão pretos. Confesso que foi o que me chamou atenção a princípio, pois pensava que era algo relacionado ao preconceito. Porém, este livro fala de um garoto, de 13 anos que morava no Vale do Verzasca, e é vendido por seu pai que passa por dificuldades financeiras. A autora, Liza Tetzner, escreveu este livro baseada em histórias de famílias das montanhas suíças que tinham o “hábito”, a que a miséria obrigava-as, de vender os seus filhos. Sobreviviam apenas alguns poucos que tinham a sorte de serem adotados ou bem acolhidos nas casas em que trabalhavam. Giorgio, este é o seu nome, após passar por algumas aventuras antes de chegar a Milão, passa então a trabalhar como limpador de chaminés para o Mestre Rossi. Giorgio vai morar na casa do Mestre Rossi e sua família. A mulher de Mestre Rossi humilha-o e seu filho também. Só quem o trata bem é sua filha Angeletta, que está muito doente e acamada. A mulher de Mestre Rossi coloca-o para dormir num cubículo com grades, e o filho dela zomba dele. Ele passa por muitos perigos ao limpar as chaminés e por várias vezes quase morre.
    Quando Giorgio era levado a Milão pelo homem da cicatriz, traficante de meninos, ele conhece outro menino de nome Alfredo, que se torna seu melhor amigo. Passado muito tempo já em Milão Giorgio o reencontra e descobre que ele fundou uma organização. O bando dos meninos limpadores de chaminés, denominado bando dos Irmãos pretos, na certa porque eles ficavam pretos pelas fuligens das chaminés, mensionadas várias vezes na história. Giorgio entra no grupo e mais tarde, com a morte de seu amigo Alfredo, ele se torna o líder do grupo, dividindo a liderança com Antônio, outro menino do bando.
    A vida de Giorgio segue por muito tempo como limpador e só começa a mudar quando ele conhece o Dr. Casella que o ajuda, e a muitos outros garotos. Giorgio foge e vai morar em sua casa. Dr. Casella lhe dá casa, comida e carinho. É com o Dr. Casella que Giorgio conhece a escola, à qual antes nunca teve acesso. O livro termina com Giorgio 9 anos mais tarde, já formado professor, voltando para visitar sua família no Vale Verzasca.
    A história de Giorgio é emocionante e surpreendente, e em 2002, Hannes Binder recontou a história na forma de um romance ilustrado. O efeito dramático da série de gravuras, a interação entre texto e imagem, o recurso ao desenho como forma narrativa para preencher as lacunas deixadas pelo texto suprimido fizeram de sua criação uma espécie de filme em preto-e-branco. Segundo pesquisas o projeto desse ilustrador suíço consumiu cinco anos de trabalho, inúmeras pesquisas de documentos da época e a visita aos lugares em que a ação acontece, para a reconstrução geográfica e histórica dos cenários do texto original.
    As gravuras que compõem Irmãos pretos foram expostas em vários países europeus, em especial na Itália.
    Irmãos pretos é uma história maravilhosa e eu recomendo a todos que gostam de uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  73. Franciele Paula Rizzi RA:1099113892

    O Morro dos Ventos Uivantes

    De Emily Bronte

    É um romance da literatura universal dividido em 34 capítulos e 110 paginas, se passa entre 2 fazendas, nos anos de 1755 a 1802 e narrada pela ex governanta de ambas fazendas senhora Ellen Dean, a família que morava no morro dos ventos uivantes se chamava Earnshaw e a que morava na granja dos tortos chamava se Linton.O Sr Earnshaw pai de Catherine e Hendley, encontra um menino abandonado e o acolhe o nome dele é Heathcliff, é um garoto estranho que hostilizado por Hendley e protegido por Catherine apaixona se por ela, mas o amor dele e repudiado e ele foge pois Catherine vai se casar com Edigar Linton, Anos depois volta, abastado e disposto a vingar se e vinga se mesmo.

    ResponderExcluir
  74. continuaçao Do Morro Dos Ventos Uivantes

    Ele começa sua vingança casando se com Isabella Linton para provocar ciúmes em Catherine e para roubar lhe a fortuna, de tanto ser destratada e já repelida pelo irmão,”Edigar não aprovava a união” Isabella foge para Londres grávida de um menino.
    Ele se vinga de Hendley tomando toda a fortuna no jogo, Catherine morre logo em seguida por desgosto e tristeza, e da a luz a uma menina chamada Catherine, Heathcliff comemora a morte de Hendley que deixa também um filho, Hareton que ele acaba de criar como empregado, o pai de Catherine Linton vai em busca do sobrinho pois sua Irma faleceu, Heathcliff lógico começa a maquinar tudo, quer que o filho se case com Catherine para que ele possa ficar com tudo, Sr Linton morre e Catherine casa se obrigada com o primo, o primo morre logo em seguida e ela fica ali servindo o de empregada, Heathcliff morre e Catherine se apaixona por Hareton e conhece finalmente o amor e felicidade.

    ResponderExcluir
  75. continuação Do Morro Dos Ventos Uivantes

    Comentário

    Gosto de romances, e ler faz enriquecer o vocabulário e a imaginação, lendo a saga crepúsculo havia vários trechos desse livro por isso resolvi ler na verdade também fiquei curiosa.É meio triste mas e bom...

    ResponderExcluir
  76. olá pessoal, bom eu li o livro Senhora de José de Alencar gostei do livro só não amei porque não gostei muito do final, bom eu vou contar a historia do livro pelo que eu entendi o autor começa contando a historia de uma moça pobre que se chamava-se Aurélia Camargo era órfã de pai e sua mãe era costureira se apaixona intensamente por Fernando Seixas só que a relação não vai pra frente por conta da grande ambição do rapaz, ele não a aceita por ser pobre e acaba sendo noivo de Adeilade Amaral.Depois de algum tempo Aurélia
    perde sua mãe também a moça sofre muito mais ai vem a melhor noticia Aurélia descobre que tem um avô já falecido que lhe deixa toda a herança que por sinal é muito dinheiro, Aurélia se torna uma moça rica e refinada, mais Aurélia ainda tem um sentimento por Fernando que o deixou por ser pobre, um sentimento de amor e ao mesmo tempo raiva, Aurélia descobre que Fernando não se casou, e encarrega o tio que é o seu tutor de fazer seu casamento com Fernando só que tem um porém esse é falso é só uma forma de Aurélia se vingar de Fernando seu tio negocia com Fernando o casamento sem ele saber quem era a noiva ele fica interessado simplesmente no dinheiro oferecido o dote ou seja, ao Vê entrando na igreja a sua amada Aurelia ele fica muito feliz pois ele disse que nunca deixou de ama-lá, casaram-se e foram para a lua de mel mais quem disse que tinha lua de mel o acordo que ele assinou não tinha nenhuma espécie de contanto físico com a noiva ficaram sem se tocar durante meses, Fernando devia um dinheiro a Aurélia por isso continua casado com ela, mais o rapaz começa trabalha e fazer negocios e consegue levantar o dinheiro que devia a Aurélia em troca ele pede a separação, isso faz com que Aurélia vê que Fernando não é o mesmo que ele realmente mudou e mostra a ele o testamento dela deixando tudo que ela tem pra ele, ai eles consegue enxerga realmente que eles se amam e ela vive feliz num eterno amor.
    Luana Melsa Cavalcante
    RA:1901429184

    ResponderExcluir
  77. POLLYANNA DA SILVA PEREIRA


    Memórias de um sargento de milícias
    Manuel Antônio de Almeida.

    Foi publicado em 1854 .
    Apesar de ser um livro Romântico, vários aspectos do romantismo são criticados nesta obra.
    Neste livro contém um relacionamento amoroso não é idealizado, Leonardo se mostra vagabundo e irresponsável. Não é um vilão, é uma pessoa comum. No final da história, Leonardo e Luizinha se casam e vivem felizes para sempre.
    Manuel Antônio de Almeida, cita personagens reais. O autor critica a sociedade da época.
    Este livro prende a atenção do leitor despertando curiosidade para o próximo capítulo.

    ResponderExcluir
  78. 2ª LEITURA - ROMANCE
    LIVRO : MELANCIA DE MARIAN KEYES
    O LIVRO CONTA A HISTORIA DE CLAIRE DE 29 ANOS , UMA MULHER CASADA QUE TEM UMA VIDA BEM CONTURBADA , POIS SUA VIDA TEM UMA REVIRAVOLTA TOTAL .. DESCOBRE A TRAIÇÃO DO MARIDO COM A VIZINHA ,APOS 3 ANOS DE CASADO, SE DIVORCIANDO COM UM BEBE RECEM NASCIDO, TENDO QUE IR MORAR COM FAMILIA .. E APOS PASSAR POR DEPRESSÃO ELA RESOLVE MUDAR SUA VIDA ... É UM LIVRO BEM CÔMICO , SE VOCÊ ESTIVER SE SENTIDO TRISTE É UMA OTIMA OPÇÃO DE LEITURA , VOCÊ VERÁ SEUS PROBLEMAS DE UMA OUTRA FORMA , VALE A PENA!
    CIBELE MELAGREJO RA: 1901419005

    ResponderExcluir
  79. Marcel Koziura RA9292608087

    Serra dos dois meninos - Aristides Fraga Lima

    Excelente livro da série Vaga-lume, o qual a narrativa enfoca a historia de dois irmãos, Maneco e Ricardo, que ao passarem férias na fazenda de seu pai, resolvem explorar sozinhos um morro que havia lá, porem eles se perdem na mata e a partir dai, passam por aventuras e perigos que somente com um trabalho em conjunto, conseguem se safar das ameaças que aparecem. Acadêmicos, esse livro é excelente para trabalhar com alunos do 7º e 8º ano, pois tem uma história envolvente a qual os alunos jamais esquecerão ...

    ResponderExcluir
  80. Marcel Koziura RA 9292608087

    A vida secreta de Jonas - Luis Galdino

    Nesse ótimo livro, ele narra a vida de um misterioso menino que aparece em uma cidadezinha, sem saber nada de si ... após ser acolhido por uma familia, muitas surpresas e aventuras acontecem na tentativa de descobrir quem ele é. Nessas aventuras ele faz muitos amigos e inimigos, e até cogitam que ele é um alienígena, devido a algumas coisas estranhas que acontecem com ele ... Nesse livro o mistério e a leitura simplificada vai prender a atenção dos alunos, recomendo trabalhar com esse livro, no 8º ano, pois os alunos adoram esse tipo de leitura. Pode-se trabalhar em duplas ou grupo, com apresentações e encenações de capitulos do livro em sala de aula, com um resultado muito bacana e divertido.

    ResponderExcluir
  81. Marcel Koziura - RA 9292608087

    O mistério do cinco estrelas - Marcos Rey

    A história desse livro se passa em luxuoso hotel em São Paulo, no qual é encontrado um cadáver na lavanderia, e a partir dai acontecem muitos mistérios e muito suspense ao tentar provar a inocência de um mensageiro do hotel, contra um hóspede muito rico ... Um grupo de detetives juvenis entram na trama, na tentativa de ajudar a resolver esse mistério. Esse livro faz parte de uma quadrilogia, onde o autor ajusta a personalidade de cada detetive mirim (Angela, Léo e Gino) de acordo com sua classe social, condição fisica e acontecimentos de outras narrativas que fazem parte dessa quadrilogia. Ainda estou revendo alguns detalhes do livro, para adequá-lo ou adequá-los (por ser uma quadrilogia), à algum trabalho escolar. Futuramente trabalharei esse livro na escola.

    ResponderExcluir
  82. Liliane Durães
    RA1901388461

    Livro:A metamorfose
    Autor:Franz Kafka


    Eu tinha um curiosidade enorme em relação a esse livro.Todo mundo falava e o escolhi desta vez.
    Bem de início achei muito estranho o personagem principal Gregor,acordar e simplesmente, sem motivo nenhum(durante todo o livro não se comenta),ele não é humano,se tornara um inseto.Achei que isso tudo era uma metáfora,algo profundo, uma mensagem que o autor tentou passar, mas com o desenrolar do enredo comecei a ver que ele realmente virou um inseto.O que achei de mais interessante foi o comportamento da familia de Gregor.A familia que era incapaz de subsistir sem ele, e o amava tanto, devido aos acontecimentos torna-se forte e capaz e mostra-se sem nenhuma humanidade.O fato de Gregor ter se tornado o que agora é,não o faz merecedor de amor, afeto ,compaixão e o mínimo de dignidade.O pai que parecia doente, a mãe com aquele ar frágil e a irmã que ele adorava, passam a repudiá-lo, quase esquecendo-se de sua existência.Só não se esquecem porque para eles, ele se tornou uma pedra no caminho,um incomôdo sem tamanho. Dispensável.
    Essa é a verdadeira natureza humana.Acho que a obra de certa forma é uma crítica a sociedade, ao valor incomensurável que se dá as aparências.

    ResponderExcluir
  83. Acadêmica: Laurinda
    RA: 139445
    Bom-Crioulo

    Adolfo Caminha nasceu em Aracati, no Ceará, em1867. Em 1883 vai para o Rio de Janeiro, e ingressa na Escola Naval, onde encontrou alguns problemas por causa de seus ideais abolicionistas e republicanos, quase não recebe a patente de guarda da marinha.
    O Bom Crioulo, é o segundo romance do autor, publicou em 1895, antes publicou A Normalista em 1893.
    Em 1886, publica um livro de poemas.

    POR QUE ESCOLHI ESSE LIVRO

    Eu Já tinha conhecimento sobre o autor, mas ainda não havia lido nenhuma de suas obras.
    Como nesse ano, essa obra foi incluída na lista de livros que teriam que ser lidos para o vestibular das Universidades Federais, resolvi então aceitar a indicação e ler.
    Foi muito boa a minha leitura e garanto que acrescentou muito no meu conhecimento, é uma leitura fácil e dinâmica, o principal é a abordagem do homossexualismo em épocas tão distante (1895) achei interessante e aconselho a todos que façam essa leitura.

    ResponderExcluir
  84. LAURINDA
    RA: 139445

    CONTINUAÇÃO

    RESUMO DA OBRA O BOM CRIOULO

    Amaro aparece ninguém sabe de onde, negro forte, jovem, musculoso, foragido de alguma fazenda de escravos, tudo o que queria era não voltar à vida anterior, quer ser marinheiro, mesmo sabendo das dificuldades que encontraria. Tinha um gênio forte e atrevido, quando se juntava com a cachaça, tornava-se um homem extremamente violento e não media a sua força e nem com quem deveria usar. Por esse comportamento, várias vezes foram castigadas com muitas chibatadas, (castigo aplicado aos recrutas quando de uma desobediência). Distante da bebida, Amaro era um bom homem, fazia da Marinha seu único e incontestado querer, por isso era chamado de O Bom-Crioulo, lá era tratado com respeito e igualdade entre todos, tinha todas as regalias que a marinha lhe permitia, comida boa, lugar para ficar e conhecimentos que escravo não tinha. Depois de algum tempo é incorporado definitivamente na Marinha de Guerra do Brasil.
    Como resultado de meses no mar, apaixona-se por Aleixo, um rapaz muito bonito, olhos azuis, com idade de uns quinze anos, filho de pescador de Santa Catarina, que ingressa na Marinha em busca de uma vida melhor. Amaro torna Aleixo o seu protegido, o convívio, o isolamento no alto mar, impulsiona Amaro a ter sentimentos, que não era apenas a amizade, passa a sentir por Aleixo uma forte atração sexual, que se torna atração violenta, verdadeiramente animal. Certa noite consegue o que tanto queria com Aleixo, vão para a cama num verdadeiro fogo da paixão, passam a partir daí projetar uma vida juntos na cidade, mistura de amor e sexo selvagem, sensações antes desconhecidas por Aleixo.
    Ao desembarcarem na cidade do Rio de Janeiro, vão viver em um cômodo alugado por uma portuguesa, ex-prostituta, D. Carolina que era muito amiga do negro.
    Ao passar do tempo, a amizade entre os três continuava inabalada, saíam juntos, trocavam confidências, e surpreendentemente D. Carolina percebe que se apaixonou pelo amante de seu melhor amigo. Algum tempo depois Amaro foi escolhido para servir em um outro navio, teria que deixar o seu amor e ir para as águas distantes. Devido ao período muito longo em alto mar e uma personalidade extremamente violenta, Amaro constrói grandes inimizades e se mete em diversas confusões, chegando até a ser castigado tão violentamente que fica hospitalizado por um grande período. Na cidade do Rio de Janeiro continua o romance entre D.Carolina e Aleixo, que se encanta pela prostituta, nunca antes teve nenhum relacionamento com mulheres, por isso a grande descoberta e paixão. No hospital Amaro pede notícias de Aleixo e fica sabendo que seu amante está saindo com uma mulher. Sem saber direito o que acontece, chega quase a loucura por falta de informação e num subito de desespero foge do hospital e vai a procura do seu amor.
    Descobre então, que seu amante, está saindo com a sua melhor amiga, quem lhe da essa informação é o dono de uma padaria. Então resolve ir até a sua casa e tirar-lhe satisfação. Observa quando Aleixo sai de casa, enlouquecido de ciúmes, o persegue e em seguida desfere vários golpes de punhal, que carregava em sua mão, Aleixo cai morto no chão, D. Carolina observa tudo pela janela e vê seu amor sendo morto pelo melhor amigo. Todos se incomodam com aquele corpo estendido no chão, sem vida.
    Amaro foi pego em seguida e levado pelos guardas, mas ninguem se preocupava com O Bom Crioulo

    ResponderExcluir
  85. Fabrizia dos Santos de França RA: 1099115868

    autora: Charlotte Bronte
    livro: Jane Eyre

    Charlotte Bronte escreveu este livro, representando aquilo que viveu, ele é um romance perfeito pois ela o sentiu na sua própria carne e o viveu na própria vida.
    Charlotte Bronte nasceu em Thornton(Yorkshire)e faleceu em Haworth.
    Aos cinco anos ficou orfã, e foi confiada aos cuidados de sua tia , passando quatro anos morrem suas duas irmãs maiores, de tuberculose.
    Charlotte bronte tirou de sua propria vida o material necessário à construção de seus romances de amor.
    Jane Eyre, foi sua segunda obra, na qual obteve sucesso muito grande, devido ao tom de sinceridade das confidências que contém.

    ResponderExcluir
  86. Fabrizia dos Santos de França RA:1099115868

    continuação...

    Este foi o motivo deu ter amado este livro, é baseado numa vida real, e isto me motiva muito.
    É uma historia em que há muitos momentos de sofrimento, mas que são enfrentados de forma forte, por Jane Eyre.

    Jane Eyre é maltratada por sua tia e seus primos, nos quais foi obrigada a morar com eles após a morte de seus pais.
    E com o passar dos tempos sua tia resolve interna-la em uma escola para moças.
    Jane Eyre faz amizade com uma das meninas que esta na escola a mais tempo.
    Mas essa sua amiga morre de tuberculose.E Jane Eyre sofre muito com a morte dela , mas enfrenta isso com maturidade.
    Jane Eyre se aperfeiçoa com os estudos e atividades feitas na escola, com isso se torna professora na mesma.
    Mas ela se cansa desta vida, de mesmice e resolve colocar um anuncio no jornal, para ser governante. E seu anuncio é correspondido pela senhora Faifax, para ser governante de Ádele uma garota francesa na qual o senhor Rochester adotou.
    Jane Eyre passa a viver com eles em Thornfield, e com o passar do tempo ela se apaixona pelo senhor Rochester e ele por ela.
    Mas tem um obstáculo para que esse amor não aconteça, no momento do casamento dos dois, é revelado que o senhor Rochester já é casado com uma louca e por isso não pode se casar com Jane Eyre.
    E Jane Eyre desolada foge do senhor Rochester e perambula pelas ruas como se fosse uma mendiga, com fome e desorientada vai para na casa dos Rivers.
    Onde moram 3 irmãs, e 1 irmão o senhor Saint-John, no começo eles desconfiam das intenções de Jane Eyre, mas descobrem que ela é uma pessoa responsável e amável. Ela conta uma parte de sua história , diz que foi professora, e o senhor Saint - John a convida para ser professora em uma das escolas que ele ajuda, pois ele é pastor em uma igreja, e pratica a caridade.
    Ela aceita a proposta, e passa morar com Saint- Jonh, e numa certa noite Saint-John, revela a Jane Eyreque ja sabe de onde ela veio, e com isso ele passa a descobrir que eles são parentes e Jane Eyre recebe uma herança de seu tio que acaba de morrer. Isso Jane Eyre não esperava, pois ela não conhecia parentesco nenhum, e Jane Eyre ao saber disso fica muito feliz, pois agora ela tem uma família.
    Saint- Jonh pede Jane Eyre em casamento, não por ama-la mas porque viu em Jane Eyre uma excelente varoa, para ajuda-lo a exercer a obra de Deus.
    Mas Jane Eyre não aceita se casar com ele, e decide voltar para Thornfield, para reencontrar seu grande amor.
    Chegando em Thornfield se depara com uma historia emocionante , em que seu grande amor enfrentou um incêndio em sua casa, ficando assim cego e perdendo uma de suas mãos.
    Mas mesmo assim ela não desiste de seu grande amor e vai ao seu encontro.
    Depois de varios acontecimentos, eles se casam , pois esposa a louca morreu no incêndio.
    Com o casamento Jane Eyre se considera feliz pois vive com quem ama.
    Com o passar dos tempos Rochester recupera a visão podendo assim distinguir os olhos negros e brilhantes de seu filho primogênito.
    E o senhor Saint- Jonh , seguiu o seu caminho , trabalhando para o bem de seus semelhantes, com energia, zelo e fé.
    Não se casou, e cumpriu o seu trabalho ,até o fim.

    Jane Eyre realmente é uma historia emocionante,não pude contar com detalhes sua historia, muita coisa não disse, pois teria que escrever o livro, pois ele todo é muito interessante e não nos cansa.

    OBS: Algumas palavras foram retidasa do livro:
    Charlotte Bronte
    Jane Eyre
    Texto em português de Miécio Táti
    Coleção elefante

    ResponderExcluir
  87. olá pessoal estive lendo o livro o crime do padre amaro gostei muito do livro pois creio o que aconteceu no livro acontece até hoje o padre amaro vai tomar conta digamos de uma igreja e fica hospedado na casa de uma dona chamada Joaneira e começa trocar olhares e se envolver com a filha de dona Joaneira a Amelia Amaro que por sinal é uma moça muito linda e de uma beleza deslumbrante passar o tempo os colegas as pessoas de seu convívio percebem o envolvimento do padre com a moça, Amelia engravida de Amaro mais morre no parto e a criança sobrevive, o Padre Amaro pega a criança e leva a uma "tecedeira de anjos" o que é uma tecedeira de anjos é no entanto uma assassina de crianças, Padre Amaro entregou seu próprio filho para a morte; e o seu cinismo é tão grande que ele continua sua vida normal rezando suas missa e levando sua vida normalmente. Essa é mais uma das obras que não terminam em um final feliz.
    Luana Melsa Cavalcante
    RA:1901429184

    ResponderExcluir
  88. Arianne O. Ramalho
    Ra:1850000373
    Obra: O Crime do Pe. Amaro
    Autor: Eça de Queirós


    Uma das obras escolhidas por mim para ser lida na República do Livro, foi O Crime do Pe. Amaro de Eça de Queirós, cuja a obra juntamente com O Primo Basílio fugia dos padrões da época e trazia uma temática, um estilo e uma visão diferente daquela que se estava acostumada até então com o Romantismo, iniciava-se o Realismo.
    Esta obra traz uma crítica a burguesia e ao clero também, pois naquela época a igreja era quem governava e o livro nos mostra toda essa sociedade hipocrita, subordinada, imoral e todos os privilégios concedidos a uma pequena parte da sociedade, foi uma leitura super gostosa, envolvente e fascinante, de linguagem simples e de fácil interpretação.

    ResponderExcluir
  89. ACADÊMICA POLLYANNA PEREIRA

    LIVRO; POLLYANNA
    (ELEANOR H. POTER)


    NÃO APENAS POR SE TRATAR DO MOTIVO PELO QUAL ME CHAMO POLLYANNA, É UM LIVRO LINDO, COM UMA BELA MENSAGEM DE VIDA.
    POLLYANNA VIVE SEGUNDO O "JOGO DO CONTENTE" UMA BRICADEIRA QUE SEMPRE Vê O LADO BOM DAS COISAS.
    MAIS DO QUE UMA PERSONAGEM, POLLYANNA NOS ENSINA A SERMOS OTIMISTAS E VER AS COISAS BOAS DA VIDA.

    ResponderExcluir
  90. Janaina Jaymes RA: 1901429692




    DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS

    JORGE AMADO




    RESUMO CRÍTICO



    Eu já havia assistido esse romance na tv, mas para entender melhor e fazer esse resumo, resolvi ler o livro, gosto muitos das obras de Jorge Amado, uma linguagem fácil de entender e os romances são bem apimentados, esse mesmo é um excelente.
    Contado nos anos 40 em Salvador, uma história ardente e meia confusa
    Para os leitores. Onde um dos protagonista morre e volta, cujo o nome dele é Vadinho marido de D.Flor, mulher simples e sem maldade que apaixonada por seu marido acaba perdoando tudo que ele faz, até mesmo as traições.
    Ele um homem boêmio e gosta de jogar e vive de falcatruas, mas quando ganha em suas apostas leva sua esposa para momentos bons e marcantes, que ela acaba esquecendo as coisas de errado que ele faz.
    Mas Vadinho morre em pleno carnaval de rua, e D.Flor sofre muito, mas tendo que se virar com suas aulas de culinárias , que ensina ali mesmo em sua casa, fica sempre lembrando do falecido.Com o passar do tempo D.Flor acaba se casando novamente, com o farmacêutico dali do bairro, um homem respeitado e bem sucedido, um pouco mais velho que ela, que por isso não consegue satisfazer D.Flor, que por isso também fica se lembrando de como Vadinho era bom nisso.
    É quando o falecido volta por se filho de Enxu, ele vem ficar com D.Flor e ela gosta, ela hesita em ser infiel ao seu marido atual.


    Esse romance vale à pena ler, muitos capítulos engraçados e picantes também, o engraçado é que o leitor torce para o falecido ficar. Recomendo para todos leitores que gostam de romances apimentados, aliás esse foi vivido em Salvador bota pimenta nisso.

    ResponderExcluir
  91. Acadêmica: Janaina Jaymes RA: 1901429692

    Livro: A Última Canção Autor: Nicholas Sparks

    RESUMO:


    O livro me chamou atenção pelo fato da convivência entre filhos e pais separados e a descoberta de um amor.
    Com 17 anos, Verônica Ronnie Miller é uma adolescente revoltada e sozinha, após a separação de seus pais e sua mudança para outra cidade. Antes, quando orientada por seu pai Steve, era uma aluna exemplar em piano, agora ignora o instrumento, preferindo ficar com os amigos e também não fala mais com seu pai desde de sua partida. Mesmo tendo sido aceita em uma ótima escola de piano, recusou.
    Até que um dia, sua mãe Kim, manda ela e seu irmão mais novo Jonah, para passar as férias de verão com seu pai.
    Seu pai, Steve é um ex-professor e pianista e agora vive em uma pequena cidade onde cresceu, trabalhando em uma igreja.
    Depois de chegar, Verônica é indiferente e séria com todos que conhece, inclusive o lindo moço, Will Blakellee – até que os dois se aproximam pra trabalhar juntos, e ela descobrir o quanto ele é gentil.
    Enquanto ela se apaixona por Will, e vive uma linda história de amor, ela também volta as boas com seu pai, através da única coisa que os une – a música.


    Li a história, gostei muito e recomendo o livro a todos, que gostam de uma boa história de romance.

    ResponderExcluir
  92. Joseane Galvão Miranda RA: 1904471179

    Livro: A história de Anne Frank
    Autora: Brenda Ralph Lewis

    A história de Anne Frank foi escrita em vários idiomas, mais de 25 milhões de cópias já foram vendidos em todo o mundo. Alguns autores deram à obra o título de “Diário de Anne Frank” outros, “A História de Anne Frank”.
    Ao ler este livro não podemos ficar restritos somente à leitura da obra, é necessário realizar uma pesquisa paralela. O livro aborda temas como a Segunda Guerra mundial, o Nazismo de Adolf Hitler com a sua perseguição ao povo judeu, e a invasão de alguns paises Europeus, como a Holanda que resistiu à invasão por quatro dias, até a sua rendição.
    Anne Frank nasceu no dia 12 de Junho de 1929 em Frankfurt na Alemanha, aos dez anos de idade sua família muda-se para a Holanda. Seu pai Otto Frank considera mais seguro para a sua família morar lá. Então, Otto, Anne, a irmã mais velha Margot e sua mãe Judith tentam levar uma vida normal. Anne e Margot iam à escola, Judith cuidava da família e Otto continuou seus negócios.
    Anne amava cinema e colecionava fotos de pessoas famosas. Com a invasão Nazista Otto que já havia preparado um esconderijo para a família, então resolve que não há mais tempo a perder.
    Sua família vai para o esconderijo em um anexo, de uma fábrica abandonada. E viveram lá por quase dois anos, com alguns amigos que vieram logo em seguida.
    Miep Gies é a secretária de Otto, e durante o período em que a família e seus amigos viviam no esconderijo, ela ajudava com o fornecimento de alimentos e roupas quando necessário. Por meio de uma denúncia anônima, a Gestapo (Polícia do Governo Alemão), descobriu a família no sótão, prendeu e os enviou à diferentes campos de trabalho (conhecidos como Campos de Concentração), para onde os Judeus eram enviados com a única finalidade de execução. A mãe de Anne foi a primeira pessoa a não resistir às precárias condições do campo e faleceu.
    Margot e Anne foram enviadas para Bergen-Belsen, era um lugar horrível, cheio de doença e sujeiras. Margot faleceu e Anne tendo certeza que seus pais já haviam morrido, faleceu alguns dias após a morte de sua irmã.
    No entanto, Otto Frank ainda estava vivo, quando o campo de Auschwitz foi liberado pelos Russos, o pai de Anne voltou para casa e reencontrou Miep Gies que o entregou o “Diário”, onde Annelies Marie Frank registrou os principais acontecimentos sobre sua vida e de sua família.
    Por tanto, Otto decidiu tornar o sonho de sua filha em ser uma escritora, em realidade. Atualmente a casa onde Anne viveu se tornou em um museu.
    É uma leitura muito emocionante, que atinge a nossa sensibilidade, principalmente pela postura que o Otto assume ao tentar proteger sua familia, e nos leva à uma reflexão sobre diferentes valores, mais o que se sobressai é o amor à família.

    ResponderExcluir
  93. academico:willer cano baptista ra;124230 livro obra dom casmurro autor machado de assis o livro e um romance que se passa no seculo xix, onde temos a escravatura e o imperio .A estoria a seguir vai narrar a estoria de bentinho e capitu.bentinho mora na rua do matacavalos , com sua mãe dona gloria , sua prima , o seu tio e o agregado jose dias.Ao lado mora capitu com seus pais.Os dois se criaram juntos. Quando ele chega aos 15 anos , jose dias lembra a mãe de bentinho de sua promessa que é hora de mandar o menino para o seminario, lá ele fica amigo de escobar. bentinho consegue sair do seminario e muda para são paulo forma -se em direito depois casar -se com capitu e escobar com sancha amigo de capitu dois anos depois nasce o seu 1* e unico filho ezequiel .com passar do tempo bentinho vê o menino o retrato de ezequiel que morre afogado.bentinho desconfiado tenta-se matar e por fim se separaram ela foi embora para europa e morre mais tarde, o filho volta .já menino feito viaja para o egito, que morre mais de febre tifoide; onde bentinho sozinho resolve escrever a sua historia para se convencer da traição de capitu.

    ResponderExcluir
  94. CASA DE PENSÃO

    ALUISIO AZEVEDO

    Esta obra foi inspirada em um caso verídico, a Questão Capistrano, um crime que sensibilizou o Rio de Janeiro em 1876/77, envolvendo dois estudantes, em situação muito próxima à da narração de Aluísio Azevedo.

    Este livro conta a história de um jovem chamado Amâncio, que morava na província do Maranhão. Amâncio era do tipo franzido e tinha grande proteção da sua mãe, pois era muito doente quando criança e também na adolescência.
    Sua mãe tinha por ele, excesso de cuidado e uma verdadeira adoração. Esse tipo de comportamento fez com que Amâncio crescesse mal acostumado e de um caráter muito fraco. Na época de estudante sofreu uma grande injustiça na escola, nesse episódio enfrentou um professor e por isso apanhou muito do seu pai, causando-lhe um desvio de comportamento, passou a ser dissimulado, e não tinha idéias próprias, era covarde, ambicioso e muito preguiçoso.
    Resolveu então, ir para o Rio de Janeiro com a intenção de estudar medicina. Trazia uma carta de recomendações de seu pai para o Sr. Luis Campos que já foi um antigo funcionário e que em tempos atrás teve proteção da família Vasconcelos.
    Pela gratidão que Luis Campos tinha com a família, não exitou em hospedá-lo em sua casa, porque não gostaria de vê-lo morando em um hotel.
    A viagem para o Rio de Janeiro foi muito divertida, levou o seu criado e estava cheio de idéias de aventura, medicina era apenas uma desculpa para ele, achava o curso de Direito mais interresante, porém não tinha na cidade do Rio de Janeiro e tinha consciência que a medicina lhe daria um título e prestígio.
    Ao chegar à corte, não gostou tudo lhe parecia muito monótono, hospedou-se na casa de Campos, que o recebeu com sua esposa D. Maria Hortência e uma cunhada a D. Cadotinha.
    Em pouco tempo de estadia já estava cansado da vida monótona na corte, andava sempre pelas ruas, e não estava satisfeito com nada, logo encontrou um antigo amigo e co-provinciano, que se chamava Paiva Rocha. Tamanha foi à felicidade do reencontro, logo estava ele, envolvido com a boemia e uma vida bem desvairada, passava quase todas as noites na boemia e fazia muitas extravagâncias, chegava de madrugada, faltava as aulas e embebedava-se muito, com o tempo foi arrumando mais amigos que se juntavam a ele, mas o interesse desses amigos era mesmo o dinheiro que Amâncio tinha e o que proporcionava a eles.
    As extravagâncias de chegar altas horas da noite, faltar às aulas, embebedar-se, não eram permitidas na casa do Senhor Campos. Por outro lado, o jovem estudante começava a despertar interesse no coração de Hortência, ela já o tratava de outra maneira e logo o rapaz percebeu, e todos esses motivos levam o Amâncio a tomar uma decisão: resolve mudar-se.
    Paiva Rocha lhe apresenta um amigo que é dono de uma pensão, João Coqueiro, um colega, que é casado com uma mulher mais velha e que juntos tinham uma pensão, uma família numerosa e uma irmã.
    Logo que soube da necessidade de Amâncio em mudar, convida-o para morar em sua pensão, sabendo o que ele poderia lhe proporcionar. Este novo hóspede seria um grande achado, filho único e um grande herdeiro de uma fortuna incalculável. Rapidamente arquitetou um plano para levá-lo à sua pensão e com suas artimanhas comprometê-lo com sua irmã, visando um futuro casamento rendoso.
    Foi assim que um grande complô em torno do provinciano se formou.
    A pensão hospedava muitas pessoas, vinha gente de todos os lugares e de variados tipos: homens de idades variadas, mulheres solteiras e casadas, cada um com sua profissão ou sem, de toda natureza. Amâncio logo se interressou por Lúcia, uma mulher casada, assim que, Coqueiro percebeu, tratou logo de afastá-la para não atrapalhar seus planos.
    Todos se esforçavam para segurar Amâncio, que aos poucos se deixou levar pelos encantos de Amélia, irmã de João Coqueiro, pagando sempre as contas da pensão,

    ResponderExcluir
  95. Laurinda RA 139445

    CASA DE PENSÃO

    ALUISIO AZEVEDO

    Esta obra foi inspirada em um caso verídico, a Questão Capistrano, um crime que sensibilizou o Rio de Janeiro em 1876/77, envolvendo dois estudantes, em situação muito próxima à da narração de Aluísio Azevedo.

    Este livro conta a história de um jovem chamado Amâncio, que morava na província do Maranhão. Amâncio era do tipo franzido e tinha grande proteção da sua mãe, pois era muito doente quando criança e também na adolescência.
    Sua mãe tinha por ele, excesso de cuidado e uma verdadeira adoração. Esse tipo de comportamento fez com que Amâncio crescesse mal acostumado e de um caráter muito fraco. Na época de estudante sofreu uma grande injustiça na escola, nesse episódio enfrentou um professor e por isso apanhou muito do seu pai, causando-lhe um desvio de comportamento, passou a ser dissimulado, e não tinha idéias próprias, era covarde, ambicioso e muito preguiçoso.
    Resolveu então, ir para o Rio de Janeiro com a intenção de estudar medicina. Trazia uma carta de recomendações de seu pai para o Sr. Luis Campos que já foi um antigo funcionário e que em tempos atrás teve proteção da família Vasconcelos.
    Pela gratidão que Luis Campos tinha com a família, não exitou em hospedá-lo em sua casa, porque não gostaria de vê-lo morando em um hotel.
    A viagem para o Rio de Janeiro foi muito divertida, levou o seu criado e estava cheio de idéias de aventura, medicina era apenas uma desculpa para ele, achava o curso de Direito mais interresante, porém não tinha na cidade do Rio de Janeiro e tinha consciência que a medicina lhe daria um título e prestígio.
    Ao chegar à corte, não gostou tudo lhe parecia muito monótono, hospedou-se na casa de Campos, que o recebeu com sua esposa D. Maria Hortência e uma cunhada a D. Cadotinha.
    Em pouco tempo de estadia já estava cansado da vida monótona na corte, andava sempre pelas ruas, e não estava satisfeito com nada, logo encontrou um antigo amigo e co-provinciano, que se chamava Paiva Rocha. Tamanha foi à felicidade do reencontro, logo estava ele, envolvido com a boemia e uma vida bem desvairada, passava quase todas as noites na boemia e fazia muitas extravagâncias, chegava de madrugada, faltava as aulas e embebedava-se muito, com o tempo foi arrumando mais amigos que se juntavam a ele, mas o interesse desses amigos era mesmo o dinheiro que Amâncio tinha e o que proporcionava a eles.
    As extravagâncias de chegar altas horas da noite, faltar às aulas, embebedar-se, não eram permitidas na casa do Senhor Campos. Por outro lado, o jovem estudante começava a despertar interesse no coração de Hortência, ela já o tratava de outra maneira e logo o rapaz percebeu, e todos esses motivos levam o Amâncio a tomar uma decisão: resolve mudar-se.
    Paiva Rocha lhe apresenta um amigo que é dono de uma pensão, João Coqueiro, um colega, que é casado com uma mulher mais velha e que juntos tinham uma pensão, uma família numerosa e uma irmã.
    Logo que soube da necessidade de Amâncio em mudar, convida-o para morar em sua pensão, sabendo o que ele poderia lhe proporcionar. Este novo hóspede seria um grande achado, filho único e um grande herdeiro de uma fortuna incalculável. Rapidamente arquitetou um plano para levá-lo à sua pensão e com suas artimanhas comprometê-lo com sua irmã, visando um futuro casamento rendoso.
    Foi assim que um grande complô em torno do provinciano se formou.
    A pensão hospedava muitas pessoas, vinha gente de todos os lugares e de variados tipos: homens de idades variadas, mulheres solteiras e casadas, cada um com sua profissão ou sem, de toda natureza. Amâncio logo se interressou por Lúcia, uma mulher casada, assim que, Coqueiro percebeu, tratou logo de afastá-la para não atrapalhar seus planos.
    Todos se esforçavam para segurar Amâncio, que aos poucos se deixou levar pelos encantos de Amélia, irmã de João Coqueiro, pagando sempre as contas da pensão,

    ResponderExcluir
  96. Laurinda 139445

    CONTINUAÇÃO CASA DE PENSÃO...

    Com problemas de saúde Amâncio é bem cuidado pela família, que já não tem os mesmos cuidados com a pensão, isso faz com que aos poucos percam os seus hóspedes, Amâncio acredita que está sendo ajudado e em nome da gratidão passa a pagar todas as contas da pensão. Amélia finge ignorar o romance e explora-o, exige cada vez mais com suas artimanhas o dinheiro do rapaz.
    Diante de um ambiente corrupto e um tanto asfixiante, Amâncio é envolvido em várias tramas na pensão de João Coqueiro e Madame Brizard, nesse intervalo de tempo o pai de Amâncio morre no Maranhão e a mãe chama o filho para perto dela. Ele pretende voltar, logo que terminarem os seus exames de medicina. Era preciso que o filho voltasse para vê-la e ver os negócios que o pai deixara. Mas o rapaz está preso à casa de pensão e a Amélia: esta o ameaça e só permite sua ida ao Maranhão, depois que se casar com ela. Amâncio prepara sua viagem às escondidas. Mas, no dia do embarque, um oficial de justiça acompanhado de policiais, o prende para sua apresentação na delegacia e para prestação de depoimentos. Amâncio é acusado de seduzir a moça. João Coqueiro prepara tudo: o caso foi entregue Dr. Teles de Moura. Aparecem duas testemunhas contra o rapaz. Começa o enredado processo: uma confusão, várias mentiras, testemunhas falsas e fingimentos, contra o jovem rico.
    Há uma ressonância geral na imprensa e, a maioria, dos estudantes, se coloca ao lado de Amâncio. O senhor Campos se prepara para ajudar o seu protegido, mas Coqueiro fez chegar até ele uma carta que Amâncio escrevera à sua senhora, esta carta comprometia D. Hortência. Então Campo se coloca contra quem não soube respeitar a sua própria casa. Amâncio é absolvido três meses depois de indiciado, em rumoroso julgamento.
    Coqueiro enfurecido com o que viu e com a alma envenenada de muito ódio pensou em se matar, mas não teve coragem, embaixo de sua janela as pessoas gritavam injúrias ao seu respeito, o chamavam de covarde tinham muito ódio dele.
    Na manhã seguinte se levantou, foi ao hotel que Amâncio estava hospedado, bateu na porta do quarto II, onde o estudante dormia, Coqueiro atirou a queima-roupa. A opinião pública começa a flutuar, a mudar de posição: afinal, João Coqueiro tinha lavado a honra da irmã...

    Esta obra foi inspirada em um caso verídico, a Questão Capistrano, um crime que sensibilizou o Rio de Janeiro em 1876/77, envolvendo dois estudantes, em situação muito próxima à da narração de Aluísio Azevedo.

    ResponderExcluir
  97. Andressa Santos de Almeida Vilela
    Ra:1850000104
    Indico para voces o livro Ubirajara de Jose de Alencar, trata -se da historia de um indio que luta para ter seu nome de guerra, no meio da floresta conehce a india tocantim araci, mas Ubirajara ja havia prometido o seu amor para a india Jandira da mesma tribo que mora.
    Nisso vai para a aldeia dos tocantis e é bem recebido, onde acaba disputando o amor de Araci,com outros da tribo.No desenrolar da trama ele casa com Araci e tem um confronto de tribos inimigas e a selagem de paz dessas tribos, e ele acaba ficando com as duas indias, Jandira e Araci.É um romance bonito, e cheio de misterios esse livro é considerado como livro irmao de Iracema. Como as demais obras de Jose de Alencar vale a pena ler!

    ResponderExcluir
  98. Acadêmica: Gabriela Pael
    R.A: 1901413698
    Livro: Lua Nova
    Autor: Stephenie Meyer

    Lua Nova é o segundo livro de uma série...
    O primeiro livro, Crepúsculo, conta o inicio de uma paixão estarrecedora de Bella, uma garota comum, por um irresistível vampiro, Edward. Já no segundo livro, o que contarei aqui para vocês, Lua nova, o inicio é de um verão perfeito entre o casal principal. Mas Bella, uma simples mortal, acaba se ferindo e deixa cair sangue na casa de Edward. O fato ocorre quando ela resolve abrir contra sua vontade, um embrulho de presente de aniversario. Um dos irmãos de Edward acaba não conseguindo resistir e ataca Bella, que é arremeçada sobre uma mesa de vidro. O fato causa grande desconforto para a família de Edward. O vampiro irresistível resolve então, desistir de seu amor por Bella e para o próprio bem da amada, resolve partir. Deixando-a extremamente solitária e desamparada... Os meses passam e Bella não consegue superar seu amor e sua falta por Edward. Ela começa então, ter alucinações com o amado. Bella resolve se envolver com coisas que arriscam sua própria vida, para tentar encontrar Edward em pensamentos. Já que ele tem o poder de vê-la mesmo distante. Numa dessas aventuras, Edward não consegue ver que Bella foi salva quando cai de um penhasco direto no mar gelado. Ele pensa que a amada está morta e não pensa duas vezes: quer dar um fim a sua vida. Mas como ele é um vampiro, é imortal. Resolve então ir até Roma, onde reside uma família de vampiros extremamente importante, ao chegar lá, ele quer aparecer em público e revelar ser um vampiro pra toda uma multidão que está comemorando uma festa local. Sabendo disso, a família de vampiros poderosa irá tirar sua vida, como punição. Mas Alice, uma irmã de Edward prevê a cena e mais que depressa avisa Bella sobre os planos de Edward. As duas partem juntas para impedir que Edward cometa essa atitude. Bella chega em cima da hora e não deixa que Edward apareça em público. Ele, surpreso com a presença de Bella, dá um abraço caloroso na amada. Ele é convocado a ir à residência da família de Vampiros para se explicar e quase é morto por lá. Bella e Alice lutam pela vida de Edward que sobrevive.
    Eles voltam a Forks, a pequena cidade onde moravam antes, e Edward pede Bella em casamento. A história continua no próximo livro da série.

    ResponderExcluir
  99. Acadêmica:Liliane Durães
    RA:1901388461

    Livro:Orgulho e preconceito
    Autora:Jane Austen

    Eu já tinha assistido o filme – muito bom por sinal- e tinha achado lindo, mas depois que li o livro achei a obra ainda mais fascinante (pra variar a o livro é sempre melhor que o filme...).O modo como a autora descreve as cenas e o sentimentos dos personagens é maravilhoso.Se contar o romance, a transformação do Mr. Darcy e a descoberta do amor por Lizzy,a forma como ele vence todo o seu “orgulho e preconceito” e enfrenta tudo por esse amor é muito bonito.Todos os valores de uma sociedade que se preocupa mais com o ter do eu o ser,são retratados de forma genuína . Dá pra sentir o atmosfera e os conflitos de uma forma bem real. Acredito que um dos melhores (senão melhor ) romance que já li.

    ResponderExcluir
  100. Acadêmica :Glaucia Aparecida dos Santos
    RA:1901426853
    Livro: O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde.
    O livro conta a historia de um rapaz chamado Dorian Gray, ele é um muito bonito e por este motivo é apaixonado por si mesmo ,por ser tão belo é convidado por Basil Hallward para ser modelo de uma pintura neste momento o jovem conhece Lord Wotton amigo do pintor que por ser muito inteligente sempre influenciou todos a sua volta o que não foi diferente com Dorian os três se tornam muito proximos. Ao finalizar a pintura Dorian fica triste por ver que sua beleza só será conservada na pintura e ele ficará velho e perderá sua beleza deixa claro que faria tudo para ficar jovem para sempre até daria a alma por isso.
    Dorian se apaixona por uma bela jovem chamada Sibyl que era atriz a mesma tambem amava o rapaz e decide largar seu sonho para se dedicar a seu amor,em sua ultima apresentação Dorian convida seus amigos Bsil e Wotton para assistir o mesmo se decepciona pois Sibyl se apresenta muito mal e ele fica muito decepcionado termina com a jovem,ao retornar para casa percebe que conforme ele tomava atitudes egoistas e erradas seu retrato se desfigurava por isso achando que se pedisse desculpas para sua namorada ele voltaria ao normal,mas era tarde Sibyl havia se suicidado.
    Após este acontencimento Dorian começa fazer tudo o que queria de sua vida,assassinou seu amigo Basil,levou outro jovem ao suicidio e viveu uma vida desregrada,já aos seus 40 anos decide fazer o bem pensando que desta forma seu retrato voltaria a ser belo pois o mesmo estava todo desfigurado,vendo que o mesmo não voltou ao normal resolveu destrui-lo e ao enfiar facadas o mesmo gritou ,seus funcionario foram ao quarto e encontrou Dorian morto e seu retrato estava perfeito na parede.
    Gostei do livro nos passa a importancia de fazer o bem ,não pensar em si mesmo e acima de tudo não achar ser o centro de tudo pois como o jovem teve um fim muito triste e infelismente se arrependeu tarde demais,nos leva a refletir sobre as atitudes que tomamos e o que pode ser mudado em todas areas da vida.

    ResponderExcluir
  101. Acadêmica:Glaucia Aparecida dos Santos
    RA:1901426853
    O caçador de pipas de Khaled Hosseini

    Este livro conta a história de dois meninos chamados Amir e Hassan que viveram toda a infância juntos apesar da diferença das classes sociais pois o pai de Amir que era um homem rico e muito respeitado entre os afegãos enquanto o de Hassan era o filho do empregado da casa de Amir. Hassan era muito dedicado ao amigo até o defendia nas brigas de rua já Amir era medroso e se aproveitava da falta de estudos de Hassan, inventando histórias e significados de palavras para iludir Hassan e sentia ciúmes quando seu pai demonstrava mais orgulho das atitudes de Hassan do que das atitudes de Amir.
    No ano de 1975, Amir teve a chance de conquistar seu pai, por ter vencido um campeonato de pipas em sua cidade e para que o amigo ganhasse Hassan correu atrás da pipa e em um beco, encontrou Assef, um garoto de família rica que odiava os hazaras como Hassan e perseguia Amir também, por este ser seu amigo então Assef violentou Hassan, porque ele não lhe entregou a pipa e porque Hassan, para defender Amir, o ameaçou com o estilingue uma vez, Amir viu tudo escondido sem fazer nada para ajudar o amigo.
    Por estar se sentindo muito culpado, Amir armou uma situação para mandar Hassan e o pai, Ali, embora de casa simulou que Hassan pegou alguns presentes que ele ganhou de aniversário porque sabiaabia que pai considerava o roubo o único pecado do homem, quando o pai de Amir perguntou a Hassan se ele havia feito mesmo isso, Hassan confirmou para proteger Amir da fúria de seu pai, o mesmo perdoou Hassan, contudo Ali foi embora com seu filho mesmo assim, para protege-lo de Amir. Algum tempo depois Amir e seu pai precisaram fugir do país, eles foram morar nos Estados Unidos lá Amir encontrou o amor do pai e de uma bela mulher chamada Soraya os dois se casaram mas não tiveram filhos e para sua tristezaseu pai morreu de câncer , mesmo com estes problemas Amir vive um bom casamento e torna-se escritor.
    Após algum tempo seu passado de covardia vem à tona quando um amigo amigo de seu pai pede para que ele o visite no Paquistão neste encontro ele descobre que Hassan na verdade era seu irmão, filho de seu pai e ainda revela que os Talibãs mataram Hassan e sua esposa, quando ele tentava defender a casa de Amir, onde havia voltado a morar. Porém, o filho de Hassan, Sorab, estava vivo e foi levado a um orfanato, então, ele ve neste fato a chance de se redimir pelo que fez a Hassan. Volta e busca o filho de Hassan e o encontra na casa de um talibã, que o comprou de um orfanato para usa-lo como objeto sexual. Para surpresa de Amir, esse talibã é Assef.
    Amir enfrenta Assef e leva uma surra que o deixa quase morto e o filho de Hassan, tão bom quanto o pai com o estilingue, acerta o olho de Assef e foge com Amir.
    Quando ele sai do hospital, leva o menino para o Paquistão e passa por muitas dificuldades para adotar o menino devido às regras do consulado americano. Seguindo os conselhos de um advogado, Amir conta para Sorab a hipótese de coloca-lo em um orfanato enquanto correria o processo de adoção. O menino triste tenta se matar, cortando os pulsos.Amir leva o menino ao hospital desesperado com este acontecimento,ele descobre sua fé em Deus,quando o garoto se recupera, ele o leva para os Estados Unidos. Sorab não volta a falar e perde o amor pela vida,o tempo passa até que um dia, em uma festa , garotos começam a brincar com pipas e Amir oferece uma para o sobrinho quando Amir consegue cortar a pipa de um rival, Sorab esboça um leve sorriso e Amir corre feliz atrás do troféu para dar a ele, com a esperança de reconquistar a confiança e o carinho do filho de seu irmão Hassan.
    Adorei a historia é linda pretendo assistir o filme para ver se é tão bom quanto ao livro, recomendo que voces leiam vão gostar!!!!lindooooo!!!

    ResponderExcluir
  102. O Evangelho Segundo Jesus Cristo - de José Saramago.
    Oi,eu li este livro porque é um livro crítico,pois fala da humanização,e que o Jesus Cristo que não segue o Evangelho,por isso torna-se este livro polêmico.Eu gostei deste livro pois eu sou católica,e o catolicismo criticou muito deste livro na época,bom até hoje é um ótimo romance para se ler e discutir ele,o autor foi muito criticado pela Igreja católica ele estava falando o que Jesus Cristo fez e não está no evangelho,então tipo acabou com a moral da igreja católica,sua crucificação, caráter frágil, vulnerável.
    Eu aconselho todos ler este livro porque ele é muito bom e polêmico até hoje a muita discussão sobre este romance de José Saramago de 1991.
    EZILDA B.TEIXEIRA, R.A:1901427433

    ResponderExcluir
  103. Ensaio sobre a Cegueira obra de José Saramago
    Olá,li o romance este romance por curiosidade pelo o nome cegueira, é um livro onde o autor conta de uma doença começa pelo homem que está em seu ritmo habitual em um semáforo,se alastra como se fosse uma epidemia,ninguém sabia o que era.O governo decide colocar as as pessoas com a cegueira em uma quarentena.Só uma mulher não pega esta cegueira misteriosa.
    Bom o autor quis nos mostrar que agimos de maneira muito diferente quando estamos sem nossas necessidades, ficamos desesperados, agimos de maneira diferentes precisamos de ajuda e algumas pessoas nos trata como se fosse mos animais, eu gostei sim deste livro pois ele me passou muita informação sobre nossos conceitos moral e preconceitos que temos sobre as pessoas

    ResponderExcluir
  104. Os Miseráveis é uma obra escrita por Victor Hugo
    Olá,é uma história de romance onde Jean Valjean sai da prisão onde passou 19 anos por roubar 5 pães para sua irmã e sobrinhos onde ele é dormir todos expulsavam por saber que ele é um ex-presidiário,Fantine se apaixona por ele e ele por ela mas ninguém quer os dois juntos, ela ficou grávida teve uma filha.Ele vai para a prisão de novo, lá ele morre mas fica feliz por saber que a Fantine e sua filha estão perto de você.
    Eu gosto muito deste livro.
    Ele sofre muito a muito preconceito por ser um ex-presidiário mas assim muitas pessoas sofre acontece sim na realidade mesmo estes são os livros que eu li me ajudaram muito em ter um conceito sobre as pessoas.
    Ezilda R.A:1901427433

    ResponderExcluir
  105. Acadêmica: Joseane Galvão Miranda RA:1904471179
    Livro: Dôra Doralina
    Autora: Rachel de Queiroz
    Editora: José Olympio


    Eu escolhi esta obra por ser da Rachel de Queiroz, cuja autora eu não havia lido nenhum livro ainda e fiquei surpresa ao saber que, hoje 17 de novembro de 2010 é o aniversário de cem anos de uma das autoras mais apreciadas pela literatura.
    Rachel de Queiroz foi a primeira escritora a integrar a Academia Brasileira de Letras (1977), autora da segunda Fase do Modernismo Brasileiro, a chamada Geração de 30. No livro Dôra Doralina (1975), demonstra forte preocupação psicológica dos personagens e aborda temas relacionados ao papel da mulher na sociedade. A obra é dividida em três longos capítulos. Por meio de uma narrativa em primeira pessoa, a personagem central conta suas memórias.
    I-O livro de senhora
    É o capítulo no qual ela relata o relacionamento entre mãe e filha com a ausência total de amor. Dôra é o apelido de Maria das Dores, herdeira da fazenda “Soledade”, desperta o interesse de um primo distante, o Laurindo com quem se casa. No entanto, descobre que a sua mãe e seu marido têm um caso, logo em seguida o marido morre com um disparo acidental de uma espingarda. E Dôra parte da fazenda para a cidade, indo morar na pensão da Dona Loura.
    II-O Livro da Companhia
    É o capítulo no qual Dôra já com aproximadamente 26 anos de idade e viúva finalmente começa a viver, ela até comenta que sentia como se vivesse em regime de cárcere. Então, ela começa a trabalhar na Companhia de Comédias e Burletas Brandini Filho. No começo, ela ajuda escrevendo as peças nos cadernos, depois quando a Companhia perde a atriz que fazia o papel da mocinha da história. O senhor Brandini a convence a seguir com eles na Companhia como atriz.
    Dôra viaja por várias cidades do Nordeste, até conhecer o Comandante do navio J.J.Seabra que se chama Asmodeu Lucas e se apaixona perdidamente por ele.
    III-O livro do Comandante
    É o capítulo no qual Dôra relata a realização de sua paixão. Ela e o Comandante vão morar juntos no Rio de Janeiro, a principio o casal mora na casa dos amigos, o senhor Brandini e a Estrela, pois Dôra os considera como uma família. No entanto Dôra e o Comandante alugam uma casa e compram um carro. Algum tempo depois Dôra recebe a notícia de que sua mãe, a Senhora, que é o modo como ela se referia à sua mãe, havia falecido. Finalmente Dôra consegue superar as dores e sofrimentos do passado. Dôra vive durante muitos anos com o Comandante, contudo o casal não tem filhos.O Comandante morre de febre tifóide. Então, Dôra decide voltar à fazenda Soledade que enfrenta uma crise, no entanto Dôra sabe que pode viver tranqüilamente lá porque o seu principal fantasma não existe mais, que seria Senhora.
    “Rei morto, rei posto. Morreu a Sinhá Dona (...)”.
    “Mas era meu. Ali eu não tinha de lutar com ninguém -ali era meu”.

    ResponderExcluir
  106. Matheus Barretto Magalhães
    RA: 1850000247

    Obra: Nas Montanhas da Loucura
    Autor: H.P. Lovecraft

    Continuando com minhas leituras do Lovecraft, pelo qual me encantei e fiz o comentário de uma de suas obras na N1. Para os dois comentários escolhi dois dos quatro romances do autor, já que o resto de suas obras são contos. A obra se chama nas montanhas da loucura, que estranhamente está mais para o lado da ficção científica do que para o terror, na estória uma pesquisa na Antártica realizada por uma faculdade, acaba descobrindo antigos símbolos que revelam a evolução dos seres vivos e além disso, um ser maligno que esteve congelado por milhões de anos. E como todo bom clichê de terror, acaba dando tudo errado e todos sofrem com terríveis alucinações e loucuras, daí o título do livro. Ótima leitura, um pouco fora do estilo de Lovecraft por não ser um terror urbano, mas recomendado. Para o próximo comentário.

    ResponderExcluir
  107. Aluno: Matheus Barretto Magalhães
    RA: 1850000247

    Obra: A sombra de Innsmouth
    Autor: H.P. Lovecraft

    Neste livro já se nota bastante o terror psicológico de Lovecraft, que se passa na cidade portuária de Innsmouth, onde um jovem resolve passar a noite enquanto viajava pela Nova Inglaterra que estranhamente está em ruínas e não aparece em nenhum mapa, é interessante nesta obra também, uma outra cidade imaginária do livro, Arkaham que deu origem ao nome do sanatório dos quadrinhos do Batman. Recomendado, mistério e investigação ao extremo.

    ResponderExcluir
  108. Acadêmica: Natalia Elizabeth Cabrera Iturbe.
    RA: 1901434136.
    Obra: Memorial de Aires.
    Autor: Machado de Assis.

    O romance consiste num diário, como o título já diz, um memorial escrito pelo Conselheiro Aires, onde conta, à princípio, sua vida de aposentado, depois de trinta anos de diplomacia no exterior, e comenta fatos sobre a política de época. Logo depois, a sua escrita no diário foca-se diretamente na vida cotidiana de pessoas do seu entorno com quem ele mantinha uma relação de amizade entre eles o casal Aguiar; Fidélia, uma jovem e encantadora viúva, considerada como uma filha para o casal Aguiar que sofriam com a falta de filhos; e Tristão, afilhado muito querido do casal Aguiar quem ainda criança foi com os pais morar na Europa e que depois retorna ao Brasil para re-encontrar os padrinhos, onde conhece a viúva Fidélia e os dois se apaixonam e se casam, saindo do Brasil para morar na Europa, pois Tristão foi eleito deputado em Lisboa, deixando assim o Aguiar e a D. Carmo com tristeza, solidão e sentimento de perda.

    Achei uma obra muito interessante já que viera a ser o último romance de Machado de Assis, onde ele se deixa revelar, práticamente. Nesta obra ele expõe um pouco de sua vida pessoal nos personagens como por exemplo a D. Carmo, que encaixa com o perfil de sua recente falecida esposa, Carolina, entre outros como o próprio Conselheiro Aires, quem adota um perfil observador e introspectivo, similar ao seu perfil.

    Espero que possam ler esta obra.

    ResponderExcluir
  109. Priscilla Tavares Ortiz
    RA:54663

    Livro:Madame Bovary
    Autor:Gustave Flaubert

    Escolhi a obra por curiosidade pois a professora juvelina sempre cita a obra em suas aulas,confessou que em alguns capitulos tive que ler duas vezes a obra retrata a sociedade pariense com criticas aos burgueses,a historia
    não é muito romantica pois conta a vida de Carlos Bovary e Emma em capitulos curtos com acontecimentos rapidos no mesmo capitulo Carlos e Emma se conhece ese casam depois mudam de cidade e nasce a filha do casal mas Emma não é feliz com a vida de casada e começa a ser infiel e a busca de uma vida de luxos,tendo assim um fim patetico e deixando a filha e o marido qu acaa morrendo de desgosto depois que descobre a infidelidade da mulher.E uma obra diferente que inagurou o realismo,é indispensavel ler sem dicionario junto pois há muitas palavras desconhecidas mas é uma obra muito importante para o academico de letras e toda população.

    ResponderExcluir
  110. Priscilla Tavares Ortiz
    RA:54663

    Livro:Jane Eyre
    Autor:Charlotte Bronte~

    Esse segundo livro que li foi indicação de uma amiga e decidi ler pois gostaria de conhecer a literatura inglesa,a historia é muita linda é romantica,atrai o leitor pela magia da historia que é um narrativa de linguagem facil é cativante é livro que ao final dos capitulos que é curtos tem ilustração.
    Historia de uma menina pobre e orfã que é humilhada pela tia e primos,vai para um colegio interno e vence n vida como profissional nasua area e decidi sair do colegio aonde se tornou professora para trabalhar como governanta de uma garotinha em casa de familia e se apaixona pelo patrão mas luta contra esse amor e vai embora e acaba descobrindo mais prios e que também e herdeira de uma fortuna, mas o amor fala mis amor voltando assim a procurar o ex-patrão e o ajudando pois o mesmo ficou mutilado e cego e se casando essa historia daria uma bela novela,para quem gosta de romance romantico eu indico esse livro a historia é maravilhosa até já estou lendo outro da mesma autora.

    ResponderExcluir
  111. Camilo Castelo Branco
    Amor de perdição
    Esta obra é um romance,um pouco tragico porque no final aaba em tragédia.
    Simão e Teresa são apaixonados um pelo outro.
    Teresa não pode amar Simão em vez disso tem uma mulher que se chama Mariana que é apaixonada por Simão.
    Teresa morre e Simão também morre, Mariana que é apaixonada por Simão se suicida após a morte do amado.
    Eu recomendo este romance é um pouco triste.

    Suellen Alves Gomes
    ra:46177

    ResponderExcluir
  112. O Encontro Marcado – Fernando Sabino
    Por Alan Silus – RA 1901416103-

    O livro conta a estória de um menino (Eduardo Marciano) desde a sua infância até sua velhice, e nesse longo espaço de tempo, Sabino descreve os acontecimentos históricos e as duas grandes Guerras que afetaram o Mundo. Conta também as peripécias e a autonomia em que a personagem principal tem desde a infância além de mostrar que o jovem Eduardo era muito a frente de seu tempo, pois tinha pensamentos modernistas, atitudes atípicas dos jovens daquela época e seu gênio era incomparável a qualquer um.
    A leitura é um pouco complexa, porém divertida, pois Sabino prende a atenção do leitor com algumas lacunas que serão resolucionadas durante ou no fim da história.

    ResponderExcluir
  113. A postagem do livro Ensaio sobre a Cegueira de josé Saramago.
    Onde fala que a epidemia da cegueira começou por um único homem que estava no semáforo,e todos ficam também e que uma mulher mistériosa não ficou e viu tudo que estava acontecendo....
    Esta postagem de da academica Ezilda Barbosa Teixeira com o RA:1901427433 eu postei e esqueci de colocar meu nome na postagem anterior no dia 17|11|2010 na parte da tarde.

    ResponderExcluir
  114. Acadêmico: Hildebrando Costa
    RA: 1904473584
    Livro: A última música
    Autor: Nicholas Sparks

    Comentário: O livro conta a história de uma jovem (Ronnie) que tem o seu primeiro amor em meio a uma crise de separação de seus pais, ela conhece um rapaz (Will), (quando passa suas férias com seu pai) por quem ela se apaixona e em meio a vários obstáculos eles lutam em busca da felicidade.
    Esse é um livro que mostra o primeiro amor de uma jovem, então envolve drama e suspense, gostei muito da obra e recomendo a quem gosta de romances bem “românticos”, e afinal é muito interessante pois envolve jovens.

    ResponderExcluir
  115. Acadêmico: Hildebrando Costa
    RA: 1904473584
    Livro: Um amor para recordar
    Autor: Nicholas Sparks

    O próprio nome do livro já nos faz uma breve revelaçãodo que o leitor tem por esperar, um amor que vai deixar saudades, dois jovens estudantes com comportamentos totalmente contrários se apaixonam (ele um garoto rebelde (Landon) e ela uma garota estudiosa (Jamie) e pouco conhecida na escola), Mas devido problemas de saúde por parte de Jamie, ela não quer se envolver com o jovem rapaz, enfim quando os jovens se entendem e se casam a doença de Jamie esta avançada e então juntos ambos aproveitam seus últimos momentos juntos, até Jamie morrer.

    Essa é uma romântica história muito conhecida, é um livro muito bom para se ler, diferente de outros livros que quando lemos nos cansamos e nos perdemos na história, esse o autor usou uma linguagem simples e com isso torna muito fácil a compreensão. Recomendo mesmo a quem já assistiu ao filme que leia o livro pois a obra literária engloba um contexto muito maior se comparada ao filme.

    ResponderExcluir
  116. Livro: O Amante
    Autora: Marguerite Duras
    Acadêmica: Gabriela Pael R.A.: 1901413698

    O livro conta a historia de uma adolescente extremamente pobre. Ela vive em conflitos com seu irmão mais velho, que não sabe dar valor no pouco que sua mãe tem para sustentá-los. Ela vai à escola com roupas feias, gastas e velhas. A adolescente cuida de seu irmão mais novo como se fosse sua própria mãe. Em vários momentos do livro ela relembra de sua infância. É quando ela conhece um jovem chinês que se apaixona por ela, o jovem vai buscá-la todos os dias no colégio com sua enorme limusine preto. É com ele que ela descobre os desejos mais ardentes da pele e da carne. Porém, ela deixa bem claro desde o principio que não sente nenhum sentimento pelo chinês. Ele se envolve de corpo e alma na relação enquanto ela sente vergonha por sua origem chinesa. Vendo essa indiferença diariamente, o jovem acaba por desistir de sua paixão e volta para a China, se casa e se torna cada vez mais milionário. Ela volta para a França, sua terra natal. Anos depois, ela sozinha e pobre o encontra com sua esposa e com todo o abono financeiro que ela lembrava. Ele a olha e não consegue disfarçar sua eterna paixão pela “sua eterna adolescente”.

    ResponderExcluir
  117. Wanessa Parente
    RA: 185000281
    Obra: O Juiz de Paz da Roça
    Autor: Martins Pena

    Este livro é uma comédia romântica de um ato só, possui um gênero teatro com tipos de injunção, descrição e narração.

    Personagens:
    Juiz de Paz: Escrivão do juiz de paz.
    Manuel João: Lavrador (Guarda - Nacional)
    Maria Rosa: Sua mulher
    Jose da Fonseca: Amante de Aninha
    Inácio José, José da Silva, Francisco Antônio, Manuel André, Sampaio, Tomás, Josefa e Gregório: Lavradores Negros
    Aninha combina de se casar como José, o pai chega da roça e é mandado chamar pelo juiz para prender um rebelde para a guerra, chegando lá é o “José” da Aninha... ele o trás para casa por que já estava tarde para o levá-lo a cidade. Aninha foge com ele e se casa. O Juiz não o manda mais para a guerra, pois estava casado e acaba fazendo uma festa para comemorar o casamento de Aninha e José.

    ResponderExcluir
  118. WANESSA PARENTE
    Ra:1850000281
    Obra: A testemunha Silênciosa
    Autor: Otto Lara

    O livro escolhido para este post foi “A testemunha silenciosa” escrito por Otto Lara, uma novela romântica.
    A História se passa no interior de Minas Gerais, o romance é cheio de mitos regionalistas, amor platônico, traição, assassinato e um segredo guardado a sete chaves dentro do peito de um menino “Juquinha”, a história começa em meio à revolução de 1930, o livro trabalha com uma linguagem coloquial do interior carregada de sotaques.
    Neste romance e em todos os outros de Otto Lara, a fala, é de fácil compreensão e alto explicativa.

    ResponderExcluir
  119. Acadêmico: Stephen Diego
    RA: 1901427685

    A Cartomante – Machado de Assis

    Este é um dos contos de Machado de Assis que sempre me cativou bastante e sempre indico para lerem.
    Narra-se a história de Rita, Vilela e Camilo que formam o triângulo amoroso que acaba se tornando trágico. Camilo perde sua mãe, e por conta disso se aproxima do casal de amigos, com isso acaba se envolvendo com a mulher de seu grande amigo e então começa o drama do triângulo. Cartas misteriosas começam a surgir e a ameaçam revelar todo o segredo desta relação extraconjugal que mantinham. Rita sempre muito crédula na palavra da personagem misteriosa da cartomante, ela acredita que a cartomante poderia solucionar suas angústias, medos e problemas de sua vida. Por fim, Rita e Camilo acabam assassinados por Vilela e deixando o mistério de quem enviava os bilhetes ameaçadores.
    Podemos ver a total ausência de um final feliz e deixando os leitores com algumas dúvidas na cabeça.

    ResponderExcluir
  120. Jéssika Chaves Santos
    RA: 1901402540
    Autora: Thalita Rebouças
    Livro: Fala sério, mãe!

    Esse livro fala das brigas, discórdias que acontecem entre mães e filhas. As brigas podem ser chatas sim, mas observando com os olhos da autora, é necessário para que haja amor e afeto maternal. Angela Cristina, a mãe, e Maria de Lourdes, a filha, têm varias discussões nesta obra umas muito importantes, mas em compensação outras que não tem valor algum. Essa autora, Thalita Rebouças, considerada a melhor pelos adolescentes, trata neste livro o que é realmente o papel da mãe e da filha numa família, lógico que compreendendo o mundo tão complexo dos adolescentes. Este livro termina quando Malu, Maria de Lourdes, completa seus 21 anos, sai da adolescencia e começa a ter um pensamento e uma vida diferente. Recomendo este livro, pois trata de acontecimentos diários, do nosso cotidiano, onde já passamos pela experiência de sermos adolescentes e que ainda iremos passar novamente, só que desta vez, com nossos filhos.

    ResponderExcluir
  121. Arianne O. Ramalho
    Ra: 1850000373
    Obra: Os Ratos
    Autor:Dyonélio Machado

    A outra obra escolhida por mim para ser lida foi Os Ratos de Dyonélio Machado, uma das obras mais importantes do Modernismo, tanto que ganhou o prêmio Machado de Assis em 1933, tem uma linguagem simples, pois em alguns diálogos mostra a língua bem coloquial.
    E o livro em si conta a angústia de um humilde funcionário público Naziazeno da Silva, onde seu problema é pagar a conta com o leiteiro, o ramance faz ainda uma grande crítica de como o dinheiro estava se tornando a busca mais intensa da sociedade, isso naquela época, coisa que atualmente não mudou, muito pelo contrário, o ser humano continua com essa busca intensa e muitas vezes deixando de lado certos valores, vale a pena ler esta obra, é um livro fantástico e retrata muito bem a sociedade.

    ResponderExcluir
  122. Mariane Amaral
    RA:1901431268
    O Noviço - Martins Pena

    O noviço mostra uma série de críticas à sociedade brasileira, a corrupção, a impunidade, o tratamento desigual entre as classes, faz críticas também a religião e a burocracia religiosa. Martins Pena o autor do livro é considerado o criador do teatro de costumes no Brasil, retratando na época sua sociedade, criando personagens que simbolizam diferentes tipos sociais. O livro é separado por textos do gênero textual, o que torna a leitura, mas agradável, prendendo a atenção do inicio ao fim, é dividido em 3 atos e 19 cenas. Ambrósio marido de Florência que é uma viúva rica, Juca filho de Florência ainda criança é obrigado por Ambrósio a ser Frade no futuro. Emilia também filha de Florência, que Ambrósio para não dispensar o dinheiro da esposa quer que seja Freira para não pagar o dote quando se casar. Juca e Emilia são filhos de Florência e ela é tutora de seu sobrinho Carlos o noviço, administra os bens desde que seus pais faleceram, e que o mandou para o convento a pedido de seu marido Ambrósio. O marido na verdade já era casado com Rosa a qual também havia caído em um golpe de Ambrósio, que tinha deixado-a a míngua. Carlos descobre o outro casamento de Ambrósio e que ele quer dar o golpe em Florência e passa a fazer chantagem com Ambrósio para que tire-o do seminário e o deixe casar com Emilia. No fim Florência e Rosa se juntam para se vingar de Ambrósio, ele é preso por bigamia na cadeia por seis anos e Carlos se casa com Emilia.

    ResponderExcluir
  123. Mariane Amaral
    RA: 1901431268

    Romeu e Julieta

    Vou fala um pouco do livro que muitos conhecem por ouvir falar da trágica história deste casal, só sabia do que ouvia dizer, então resolvi ler para saber de fato a história. É uma peça teatral de Willian Shakespeare, que é conhecido por suas peças de alta qualidade. A história é dividida em 5 atos, cada ato contém de 3 a 6 cenas, é uma obra baseada em fatos reais, ocorrido na Itália Medieval. Gostei muito da história superou o que eu esperava, pois é uma história que você queria estar dentro e fala o que você pensa, ao mesmo tem em que te deixa com raiva, te emociona. Romeu e Julieta narra a trágica história de um casal que se apaixonam, mas são impedidos de ficar juntos pela rivalidade de suas famílias, que só param para pensar no mal que causaram aos filhos ao ver a morte deles. É um texto com palavras rebuscadas, utilizando-se de uma linguagem poética, narrando cada acontecimento da peça. Romeu e Julieta são uma das peças que, mas foi encenada e, mas conhecida por todos.

    ResponderExcluir
  124. Franciele Paula Rizzi Ra: 1099113892
    Crepúsculo por Stephenie Meyer
    Isabella Swan “HUMANA” se muda para Forks e conhece o misterioso Eduard Cullen ”VAMPIRO” , sua vida muda de ponta cabeça, eles se aproximam e começam a namorar ele conta a ela seu segredo, o que a não surpreende pois já sabia que existia algo estranho com aquela família, conta a ela que são do tipo vegetarianos que não matam humanos para se alimentar mais sim animais, tem também Charlie o pai de Bella e Renee mãe de Bella que mora em outra cidade, Jacob e Billy amigos da família que moram na aldeia Queilutte, os pais adotivos de Eduard são Carlisle e Esme e os irmão são Alice...

    ResponderExcluir
  125. Mariane Amaral
    RA: 1901431268
    Romeu e Julieta a história...

    Passa-se na cidade de Verona, onde o casal é de famílias rivais Romeu dos Montecchios e Julieta dos Capuletos. Eles se apaixonam ao se encontrarem na casa de Julieta, onde depois que La foi saber que ele era da outra família rival da sua. O casal se casa na cela de Frei Lourenço que acredita que com o enlace, traria paz para as duas famílias, mas não foi bem assim como eles pensavam, o primo de Julieta tenta intervir com Romeu o qual acaba saindo em um desafio com o amigo de Romeu Mercúrio, que é morto por Teobaldo e Romeu o mata também. A família de Julieta achando que ela esta triste pela morte do primo, resolve casa-la com Páris, ela pede conselho ao Frei, que a aconselha a fingir e tomar um remédio que fará ela se passar por morta, o Frei manda uma carta para avisar Romeu mas essa carta não chega ate ele, e ele ao saber que sua amada esta morta compra um veneno mortal, quando chega ate a sepultura vê Páris colocando flores, resolve mata-lo e logo toma o veneno e cai sobre o corpo de sua amada, Frei Lorenço chega para acordar Julieta, ela ao ver ele morto pega sua espada e se mata também. As famílias quando chegam ate o cemitério, o frei fala do sacrifício dos dois, as famílias arrependidas apertam as mãos para esquecer as diferenças.

    ResponderExcluir
  126. e Jasper e Rosalie e Emmett, tem lógico mais personagens mas para um resumo e o que basta.
    Numa partida de futebol americano, Bella estava com os Cullen, e apareceu três vampiros Victoria, James e Laurent, James sente o cheiro adocicado de Bella, ele e o que podemos chamar de rastreador, e esperto e rápido e ele quer Bella, então Eduard e ele travam uma batalha, James atrai Bella para uma armadilha e ela cai como uma boba, Eduard a salva sugando o veneno da mordida, seus irmãos matam James e Victoria foge, Bella fica um tempo hospitalizada, quando sai vai ao baile de formatura com seu Eduard.

    ResponderExcluir
  127. Mariane Amaral
    RA: 1901431268

    Romeu e Julieta

    Passa-se na cidade de Verona, onde o casal é de famílias rivais Romeu dos Montecchios e Julieta dos Capuletos. Eles se apaixonam ao se encontrarem na casa de Julieta, onde depois que La foi saber que ele era da outra família rival da sua. O casal se casa na cela de Frei Lourenço que acredita que com o enlace, traria paz para as duas famílias, mas não foi bem assim como eles pensavam, o primo de Julieta tenta intervir com Romeu o qual acaba saindo em um desafio com o amigo de Romeu Mercúrio, que é morto por Teobaldo e Romeu o mata também. A família de Julieta achando que ela esta triste pela morte do primo, resolve casa-la com Páris, ela pede conselho ao Frei, que a aconselha a fingir e tomar um remédio que fará ela se passar por morta, o Frei manda uma carta para avisar Romeu mas essa carta não chega ate ele, e ele ao saber que sua amada esta morta compra um veneno mortal, quando chega ate a sepultura vê Páris colocando flores, resolve mata-lo e logo toma o veneno e cai sobre o corpo de sua amada, Frei Lorenço chega para acordar Julieta, ela ao ver ele morto pega sua espada e se mata também. As famílias quando chegam ate o cemitério, o frei fala do sacrifício dos dois, as famílias arrependidas apertam as mãos para esquecer as diferenças.

    ResponderExcluir
  128. Comentário
    Esse livro é muito romântico e cheio de aventura, eu o li antes de lançarem o filme, e garanto que a muitos detalhes legais que não estão no filme, e também um pouco melancólico, Bella e descrita como uma garota feia e triste e Eduard é estupendo de uma beleza sem igual, mas muito chatinho, sem de mal humor, e o típico cara que vai escrever o livro com o título, “NADA TÁ BOM”.
    Mas eu gostei, gosto de ler o que me prenda do começo ao fim e esse livro é assim.

    ResponderExcluir
  129. Mariane Amaral
    RA:1901431268

    O Noviço

    O noviço mostra uma série de críticas à sociedade brasileira, a corrupção, a impunidade, o tratamento desigual entre as classes, faz críticas também a religião e a burocracia religiosa. Martins Pena o autor do livro é considerado o criador do teatro de costumes no Brasil, retratando na época sua sociedade, criando personagens que simbolizam diferentes tipos sociais. O livro é separado por textos do gênero textual, o que torna a leitura, mas agradável, prendendo a atenção do inicio ao fim, é dividido em 3 atos e 19 cenas. Ambrósio marido de Florência que é uma viúva rica, Juca filho de Florência ainda criança é obrigado por Ambrósio a ser Frade no futuro. Emilia também filha de Florência, que Ambrósio para não dispensar o dinheiro da esposa quer que seja Freira para não pagar o dote quando se casar. Juca e Emilia são filhos de Florência e ela é tutora de seu sobrinho Carlos o noviço, administra os bens desde que seus pais faleceram, e que o mandou para o convento a pedido de seu marido Ambrósio. O marido na verdade já era casado com Rosa a qual também havia caído em um golpe de Ambrósio, que tinha deixado-a a míngua. Carlos descobre o outro casamento de Ambrósio e que ele quer dar o golpe em Florência e passa a fazer chantagem com Ambrósio para que tire-o do seminário e o deixe casar com Emilia. No fim Florência e Rosa se juntam para se vingar de Ambrósio, ele é preso por bigamia na cadeia por seis anos e Carlos se casa com Emilia.

    ResponderExcluir
  130. Franciele Paula Rizzi RA:1099113892
    Lua Nova por Stephenie Meyer
    E a continuação de Crepúsculo, depois do baile de formatura, Alice da uma festa de aniversario para Bella, onde ela corta seu dedo em um dos pacotes de presente, Jasper como e recém criado (termo usado para vampiros novos)avança em Bella e ela se machuca feio, onde Carlisle faz uma pequena cirurgia, passam se dias após o aniversario, e Eduard começa a ficar estranho com Bella, onde com a desculpa mais esfarrapada do mundo resolve deixa La dizendo que não a quer e não a ama e que nunca a amou, que não passava de uma ilusão.
    Ela passa meses deprimida onde encontra força no trabalho e na companhia de um velho amigo da família Jacob, que ela define como um SOL, um garoto alegre, vivo, literalmente de coração puro, lindo, perfeito, e ele gosta dela mesmo ela sendo desajeitada e boba.Ele vira lobisomem, e acaba se afastando dela com medo que ela se machuque e que também não o aceite, mas depois tudo se resolve entre eles, ela pula de um penhasco, para ver como é, pois ela anda praticando esportes radicais, e ela resolve ficar com Jacob afinal o

    ResponderExcluir
  131. príncipe a abandonou... não por pena, ela também o ama, claro que de uma maneira diferente, e bem na hora que ela resolve beija ló Alice aparece, e conta a ela que Eduard vai pedir para os volturi que os mate, e Bella vai até a Itália impedi ló, Aro o chefão dos volture (especie de realeza dos vampiros) Aro resolve matar a todos, por que uma humana sabe do segredo, mais Alice com suas visões mostra a Aro e garanti a ele que Bella será um deles e Aro os deixa ir, Bella perdoa Eduard, Charlie não aceita e a deixa de castigo por ter ido a Itália sem permissão, mas depois aceita e Jacob abandonado...
    Comentário
    Esse livro ele é tão real, por que quem não foi abandonado?! Ou trocado!! E se não foi vai ser...é igual consorcio uma hora você é contemplado pode apostar.Bella nunca deveria ter voltado para Eduard, deixar Jacob que era seu Sol pra voltar com um cara chato e mal humorado, ele a deixou não foi por que ele queria afastar o perigo dela, a deixou por que era covarde demais para sentir sua própria dor, e nos livros que se segue o que ela vai sofrer e

    ResponderExcluir
  132. pouco e muito bem feito...ela e burra e fez a escolha errada, não tem amor próprio.

    ResponderExcluir
  133. Acadêmica: Natalia Elizabeth Cabrera Iturbe.
    RA: 1901434136.
    Obra: A Moreninha.
    Autor: Joaquim Manoel de Macedo.

    O romance conta que quatro jovens colegas de faculdade de medicina: Leopoldo, Fabrício, Felipe e Augusto vão passar um fim de semana na ilha de Paquetá onde fica a casa da avó de Felipe. Quando ele conta que lá estarão também as primas Joaninha,Quindinha e sua irmã Carolina, eles ficam alvoroçados e fazem uma aposta com Augusto, quem fora o mais inconstante pois o seu coração já tinha dona, desde quando era criança e só esperava o re-encontro com a sua amada. A aposta consistia que, se ele conseguisse se apaixonar por uma das moças que lá conheceria, iria escrever um romance sobre sua vida. Chegando lá, Augusto conhece a Carolina, irmã do Felipe por quem logo sente uma certa atração e acabam por apaixonarse. O fim de semana passou e eles voltaram pra casa. Depois disso Augusto ainda voltou `ilha para ver a Moreninha, cadas vez mais apaixonado mas com um impedimento que seria o juramento que fez à menina que conheceu quando tinha 13 anos e que nunca mais viu. Embora tudo isso ele pede Carolina em casamento. Logo depois ele descobre que a menina a quem jurou amor eterno e fidelidade era a Carolina, e os dois se re-encontram perdendo assim a aposta, mas com uma história que vale mais que mil romances.

    Particularmente gostei da obra, achei muito legal e divertido.

    ResponderExcluir
  134. O Alienista- Machado de Assis


    Este livro é muito interessante e também surpreende,conta a histoira de um medico Dr. Simão que é psiquiatra,que resolve pedir ajuda para abrir um hospício com o nome casa verde,a partir daí ele foi achando cada vez mais interessante e começa a estudar os graus de loucura ou seja qual os limites de uma loucura, Dr.Simão tornou-se tão ligado a isso que começa a fazer a cabeça da população para que também começa a estudar sobre o caso,esta foi uma das partes que eu achei bem interessante, pois ele começa a internar varias pessoas ,omo pessoas que estudava muito, que eram honestas, ou seja ele de tanto conviver com pessoas que ele dizia ser “loucas” ele é quem acaba enlouquecendo,essa foi a primeira leitura que fiz do livro,mas pretendo ler novamente,pois em cada leitura parece que ele desperta mais curiosidade de ler.

    ResponderExcluir
  135. Fabrizia dos Santos de França RA:1099115868

    livro:cinco minutos
    autor: José de Alencar

    este livro relata um lindo encontro, um amor puro entre duas pessoas, encontram sua alma gêmea dentro de um ônibus,onde há muitas renuncias e muitos obstáculos, mas como sempre, tem que ter nos romances que eu gosto, há um final feliz.

    ResponderExcluir