Bem-vindo!

Neste blog, poderemos contemplar a via láctea da literatura. Aqui, você poderá não só tecer análises críticas sobre as obras e os autores discutidos em sala, como também postar sugestões de leitura, links interessantes, propor debates sobre obras literárias, brincar de esconde-esconde numa nebulosa e voltar para casa em um lindo balão azul. Pegue carona na cauda deste cometa!

terça-feira, 9 de março de 2010

Hélio Serejo - Contos Crioulos

Queridos acadêmicos!
Segue o link para vocês acessarem os Contos Crioulos de Hélio Serejo. Esse é o material que vamos trabalhar na próxima aula.


Ao ler os contos, reflitam:
Pensar o ervateiro é  mergulhar nas páginas vivas da memória dos ervais. É viajar no mundo ficcional criado por Serejo, sentindo-se como “eu” do lugar, de um lugar sem origem posto fora do tempo. Um tempo não contado, mas transfigurado nas marcas, nas impressões da memória. O ícone do erval nos faz ouvir o canto do jaburu, em noites de quietudes, quando o sibilado dos ventos tocam as faces fatigadas do ervateiro, lá bem longe de sua morena trigueira embalado na lembrança  de um amor,  presente no cantinho do porongo da memória.


O ervateiro é o ícone do erval, vocês podem postar suas idéias e também a visão do porongo. Elevem seus conhecimentos para outros páramos da literatura!


Acredito no potencial de vocês. Por quê? 
Porque são vencedores!


Abraços,


Profa. Serley

11 comentários:

  1. Não conhecia a obra de Hélio Serejo,confesso que nunca tinha lido nenhum de seus contos e,pelo pouco que li, estou amando, porque ele trata das coisas folclóricas, do regionalismo...parece que tudo é real e não ficção e que fazemos parte da estória.Isso que é Literatura! Amei a Maria Aparecida,a "Capitoa",mulher guerreira e destemida que "quebra" o senso comum da figura feminina da sociedade da época, os padrões sociais de que a mulher é submisssa, é frágil...e ela provou o contrário com sua ousadia e personalidade única. Ela vai dar o que falar na Segunda-feira!!!

    Obs: Não consegui só consegui postar no anônimo.
    Mayara 7º Sem

    ResponderExcluir
  2. Bem, foi um prazer conhecer os contos de Serejo. Em seus textos, o autor sempre traz argunmentos simbólicos, que nos chamam realmente a ateção, e nos fazem viajar no mundo dessa leitura.Inclusive, amei o conto " O peão que viu Jesus", onde há um grande mistério.É muito interessante como o escritor deixa a imaginação do leitor aguçada, quando o peão some. Não se sabe se sumiu por ação divina ou por desapontamento, por ninguém acreditar em suas histórias, ou ainda por sofrer rejeição das mulheres e até crianças.

    Katiúcy Mateus da Silva
    1º sem

    ResponderExcluir
  3. os contos de hélio cereja são muito interessantes, é uma leitura gostosa, fala de assuntos regionais,,,, quando agente não conhece, ficamos com receio por achar que é uma literatura chata, mas depois que conhecemos seus contos vemos que é muito deslubrante e adoravel...
    josiane de almeida 5 sem

    ResponderExcluir
  4. CONTOS CRIOULOS - O PEÃO QUE VIU JESUS
    Gostei muito desse conto, pois aborda como temática a religião, o cristianismo, a fé e também um pouco de incredulidade, porque o peão dissera ter visto Jesus Cristo ao capataz, que por sinal não acreditou, talvez pelo ofício que o peão exercia, ou até mesmo pela raça, embora o escritor não deixa transparecer; o povo só passou a acreditar no peão com o seu desaparecimento, provavelmente pensaram que ele fora arrebatado, porém para a surpresa deles, o mistério aumentou quando pescadores encontraram um crânio humano que provavelmente seria do tal peão,porém ficaram curiosos em saber a causa da morte do peão.
    Comentário: Greice Mara-7º Semestre

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Mayara!!

    Fico feliz pela sua observação. A literatura é assim..; um misto de realidade, de ficção ,de transcendência de um estado comum para outro, fugindo da simples compreensão, às vezes humana de outras espectral. É leitura, é Serejo e tantos outros escritores da nossa vida.
    Parabéns!
    Profa. SERLEY

    ResponderExcluir
  6. Olá, Greice Mara!
    O Peão que viu Jesus, é tão enigmático e ao mesmo tempo infere uma simbologia na construção da cruz. A cruz nos tranfere para um olhar mítico do peão, figura feia, estranha, inesquecível.
    Parabéns!! Adorei seu comentário.
    Profa. Serley

    ResponderExcluir
  7. Entre os contos selecionados para leitura, o que mais chamou atenção foi "Capitoa" pela sugestão do homessexualismo que está contida no enredo. Para a época relatada, uma mulher que se veste de homem e que cuida de moças virgens, com certeza, deixava as pessoas horrorizadas, estupefadas. Mas, Capitoa não tinha limites e muito menos se importava com a opinião dos outros. Capitoa gostava de afrontar as pessoas e conseguia, através do seu modo de vestir, pensar e agir.

    ResponderExcluir
  8. Ola , querida professora Serley ?!
    Amei descobrir o HELIO SEREJO. Pensei que seus contos abordariam apenas o lado "sertão" , mas a senhora nos mostrou que HELIO SEREJO realmente transcende e vai muito além do "Crioulismo ". Obrigada !! Deus te abençõe ...

    ResponderExcluir
  9. Capitoa é um conto adorável que nos remete as guerras que muitas mulheres travam todos os dias, não vestidas com fardas masculinas, mas com a coragem para enfrentar os desafios da vida.Se passando por homem? sim, muitas vezes, quando assumem o papel de chefe de família para sustentar e educar os filhos.Sem medo do vem pela frente, sempre prontas para novos desafios.

    ResponderExcluir
  10. Olá, C. Melgarejo!

    Fico feliz em saber que amou o texto serejoano, você tem razão, muitas pessoas lêem a obra com o olhar do sertanejo. Serejo transcende essa ideia, talvez, por ser uma mescla de xucrismo, guarani, espanhol e tantas outras rubricas presentes no crioulismo de Serejo.
    Um abraço,
    Parabéns.
    Profa. SERLEY

    ResponderExcluir
  11. jaburu é o mesmo que tuiuiu, e lhe asseguro que esta ave não possui canto.

    ResponderExcluir